quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O QUE HÁ DE ORIGINALIDADE NO CARNAVAL MOÇAMBICANO?

Vivi em Cuba. Naquele paiis realizam-se dos mais renomados carnavais do mundo. Os carnavais de Havana e de Santiago de Cuba sao um verdadeiro furor. Estes eventos sao momentos unicos para valorizar a cultura nacional. Tenho tido a infelicidade de assistir, em Maputo e Quelimane, a algumas imitacoes de carnaval. O que mais me doi nessas duas cidades ee ver menininhas de DENTES CERRADOS, CARAS FECHADAS, NUM ESFORÇO DESALMADO DE DANCAR O SAMBA. Quem disse a esses individuos que carnaval ee macaquear o samba? Quem disse aos organizadores desse eventozinhos que carnaval ee igual a Samba. Samba ee uma danca brasileira. Em Maputo espero ver o Xigubo, o Ndlhama, a marrabenta, o makwhay, a makwaela no seu carnaval. Em quelimane espero ver o belo Nhambaro e outros ritmos que, infelizmente, desconheÇo os nomes. Parem de macaquear os brasileiros. Dancem os vossos ritmos nos vossos carnavais!!! Ntla!
Like · · · 5 hours ago via mobile
  • Edgar Kamikaze Barroso Em Cuba dançam o quê, nos seus carnavais?
  • Bayano Valy Edgar dançam calipso, salsa e companhia. cada povo que festeja o carnaval fá-lo à sua maneira, com seus hábitos e costumes. o mardi gras (terça-feira gorda) em nova orleãs é um carnaval. achas que dançam samba?

    o grande problema do moçambicano é limitar o seu campo de visão ao que acontece no brasil e pensar que é o mundo todo
  • Edgar Kamikaze Barroso Em Portugal dançam samba...
  • Bayano Valy e portugal é o mundo?
  • Edgar Kamikaze Barroso Moçambique o é?
  • Bayano Valy ex-colónia portuguesa que me parece não ter descolonizado a sua mente
  • Nelson Badaga Badaga Quanto a Cidade de Quelimane não quero acreditar que aquilo que vejo seja Samba
  • Gabriel Muthisse Bayano ajudou a responder. Cada povo faz o carnaval de acordo com a sua indole, Edgar. Carnaval ee alegria. Carnaval ee libertacao. Carnaval ee liberar-se dos constrangimentos sociais, morais, eticos e religiosos e voltar ao estado natural. Como ee que um zambeziano ou maputense volta ao estado natural atraves do Samba? Como ee que se poe as senhoritas da Mafalala que, no dia a dia, dancam tufo, a macaquear brasileiros no carnaval? Vao dancar o tal Samba com verdadeira alegria? Ou vao danca-lo com os dentes cerrados de esforco, como tenho visto faze-lo? Tenho visto carnaval portugues na televisao. Vi tambem o da Madeira. Não vi la Samba nenhum! E nem que o dancassem!! Nooos temos que ser noos proprios. Como o sao os Martiniquese, como o sao os jamaicanos, como o sao os barbadenses, como o sao os venezianos, como o sao os cubanos, como o sao os madeirenses. Nenhum desses povos macaquea os brasileiros. Dancam os ritmos dos seus chäos.
  • Dereck De Zeca Mulatinho Estamos a criar o péssimo hábito de imitar tudo o que é dos outros, imitamos o semba, o samba, kuduro, milindro, o rap, hip-hop e mais não sei oquê, o que é nosso que é bom não imitamos....
  • Eusébio A. P. Gwembe Imitamos, com aprovação de intelectuais. Preocupante!
  • Dereck De Zeca Mulatinho Eusébio A. P. Gwembe eu acho que não é aprovação dos intelectuais que torna o que é dos outros mais belo que o nosso, nós os consumidores activos é que aprovamos porque na hora de apoiar o que é nosso o que é que fazemos? reclamamos da qualidade, do preço, do estilo, da moda ou seja procuramos todas justificações possíveis para sustentar a valorização do que é dos outros....
  • Edgar Kamikaze Barroso Mas se sempre se dançou samba nos nossos carnavais, porquê reclamar só hoje?
  • Dereck De Zeca Mulatinho heheheh Edgar Kamikaze Barroso não acredito que o disseste!!!! se uma mulher, uma criança, um idoso é vitima de violência decide quebrar o silêncio, perguntar-se-a ao mesmo porque só denunciaste agora ou tomar-se-á medidas no sentido de se parar com o acto? é ilegítimo reclamar agora?
  • Edgar Kamikaze Barroso Começou-se a dançar samba nos nossos carnavais DESDE QUANDO?

    Que carnavais realizados em Moçambique tinham marrabenta, mapiko e/ou nhambarro? Quando deixaram de o ter?
  • Gabriel Muthisse Edgar, estou espantado que justamente tu venhas defende o indefensavel! Não devemos dancar Samba nos nossos carnavais pelo simples facto de não sermos brasileiros. Noos somos mocambicanos!!! Temos os nossos proprios ritmos. Belos, imponentes, rebolantes, ajustastados aa nossa indole e que dariam inimitaveis marchas carnavalescas. E mais, Edgar, muitos de noos não keremos ser vitimas de chacota dos brasileiros. Imagina como se matam de rir (ou ficam com imensa pena!) ao ver todo aquele esforco inglorio de os imitar?!? E ja temos caa muitos brasileiros para aceitarmos ser ridicularizados por um pequeno grupinho da imitadores desastrados! Ao menos que saibam que ha uma maioria sensata que abomina essas macaqueacoes!
  • Bayano Valy Edgar hás-de convir que há coisas que fazias sem pastenejar porque todos faziam. mas quero crer que deixaste de fazê-las quando ganhaste consciência de ti mesmo. o meu argumento radica do facto de que como povo também vamos crescendo e ganhando consciência de quem somos e do que temos para tornar as nossas coisas especiais e diferentes. vamos dançar samba mas fazemos melhor do que os brasileiros? duvido. daí ser necessário usarmos as nossas próprias danças para emprestarmos alguma originalidade ao carnaval.

    noutro dia estava a escutar a bbc e há dado momento falaram do carnaval de nova orleães. algo que me causou assombro foi o facto de os negros terem incorporado no seu carnaval uma dança como tributo aos índios. reza a história de que quando fugiam dos esclavagistas, os índios escondiam-nos nos pântanos em redor de nova orleães e muitos foram assim salvos. portanto, como agradecimento os negros pegaram nas danças dos índios e enxertaram alguns passos e hoje a cena é o furor do mardi gras. com isso quero mostrar que há uma evolução, que as normas não são fixas, mas que mudam em função do consenso social. se começarmos a questionar a racionalidade de se dançar samba nos carnavais de maputo e quelimane, quiça se ganhe consciência da valorização do que é nosso....
  • Jerry Revelador Fonseca Refaçamos o nosso carnaval. Quem se recorda do último grande carnaval em Maputo, o do malhanga? Eu era pequenino mas aquilo identificava-se com Moçambique ou Maputo, até as fantasias dos actores davam um timbre moçambicano bem pesado. Não percamos a originalidade.
  • Arlindo A. Mondlane o melhor carnaval do mundo, segundo estadisticas é de barbados..e dançam calipso etc...em cuba, salsa, guateque etc...em venezia, danças classicas, pelo que tenho visto...em fim
  • Gabriel Muthisse Julgo que seria util mandar estes comentarios aos que organizam os carnavais no nosso paiis. Num outro espaço, Bayano Valy se questionava porque os carnavais em Moçambique sao festas de elitizinhas e não envolvem o povo. Uma hipotese que avançamos foi a de que o Samba era o principal motivo do alheamento do povo. O moçambicano não gosta de macaquear. Algumas pseudo elites ee que gostam de emitar. Se o carnaval fosse na base do Nhambaro, do Xigubo, do Makwhay, do Limbondo, do Mapiko, do Nhau, da danca das mulheres de Nampula com mussiro... as pessoas haviam de aderir. Quem for amigo virtual de Araujo Manuel e de outros edis que partilhe estes ricos comentarios.
  • Jerry Revelador Fonseca É o que digo, Moçambique precisa de refazer-se, partindo de qualquer ponto poís, encontra-se práticamente desfeito.
  • José de Matos Sempre foi assim, pelo menos em Quelimane ha tendencia para o samba.Eusébio A. P. Gwembe, as grandes festas de Carnaval em Portugal sao animadas por dançarinos vindos do Brasil. De qualquer modo, temos de questionar seriamente a influencia da cultura brasileira.
  • Reginaldo Mangue Concordo com este post, há muitas danças no Pais, não faz sentido imitarmos culturas dos outros
  • Antonio A. S. Kawaria O ponto de partida deste post é bom se realmente é para melhorarmos algo no âmbito cultural procurando a originalidade. Porém, ainda não sei se as fontes mentem que dizem que a Samba é raízes africanas. Uma outra questão, é tanto quanto sei a imitacão em Mocambique não é de já. Por exemplo, sabem qual era a danca em quase todas as escolas mocambicanas do Rovuma ao Maputo? Entre nós lá em Nampula nunca vi nchiripuiti, erenkeya, n'piriye, entre as variadas dancas.
  • Gabriel Muthisse A rumba cubana, o guaguancó, o chachacha e outros ritmos de Cuba e do Caribe tambem teem origens africanas, meu caro Kawaria. Mas hoje elas representam o modo de vida e o espirito cubano ou do Caribe. Seria estranho se noos os macaqueassemos hoje. Obviamente que podemos canta-los e danca-los. Mas não podem substituir aquilo que foi criado pelo genio dos mocambicanos e representa a sua propria indole. Falo daqueles ritmos e dancas que não precisamos de cerrar os dentes ou fechar a cara de tanto esforco grotesco para executa-las.
  •  

Sem comentários: