sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Novo equipamento para resgatadores submarinos: Voz da Rússia

1.02.2013, 11:52, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
mergulho, mergulhadores, submerso, equipamento, scuba
© SXC.hu

Produtores russos de equipamentos para o setor militar desenvolveram um novo aparelho destinado a submarinistas que fará com que o os resgatadores possam agir debaixo de água com mais desembaraço e segurança.

Se trata de um compacto aparelho submarino de respiração autônoma que permite mergulhar a várias dezenas de metros de profundidade. Sobre as singularidades do novo scuba discorre o chefe de departamento da holding "Aviatsionnye Tekhnologii" (Tecnologias de Aviação) Mikhail Khvan:
“A estrutura externa do aparelho está feita de plástico resistente ao impacto. Sua principal vantagem são as dimensões reduzidas, o que possibilitará a mergulhadores trabalharem em condições de espaços restritos.”
A fiabilidade do aparelho em circunstâncias extremas foi testada por Roman Prokhorov, recordista de profundidades máximas em mergulho. Ele é escafandrista-provador com 20 anos de antiguidade, habituado a trabalhar em profundidades da ordem de 150 metros.
O que distingue o novo aparelho quando comparado com os scubas comuns é seu desenho original. As garrafas de ar estão colocadas dentro de um casco de forma arredondada, o que é indispensável para levar a cabo trabalhos em espaços fechados existindo o perigo de ficar preso, com as garrafas ou as correias enganchadas em qualquer objeto saliente, explica Roman Prokhorov:
“Pode-se passar através de fissuras com tamanho um pouco maiores do que o mergulhador. O aparelho é liso e arredondado. O risco de se enganchar praticamente não existe”.
O aparelho é capaz de funcionar mesmo a temperaturas extremadamente baixas. O estoque de oxigênio é suficiente para 40 minutos. Ao invés do ar comprimido, pode-se utilizar misturas respiratórias artificiais enriquecidas em oxigênio, o que eleva significativamente a eficiência do trabalho subaquático. Mergulhadores profissionais já o têm provado e avaliado suas vantagens. E dizem que qualquer novato saberá lidar com o novo equipamento de scuba

Sem comentários: