quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mexidas na Polícia: “Dodó” proposto a 2º Comandante-Geral .

Mexidas na Polícia: “Dodó” proposto a 2º Comandante-Geral

Lisboa – Estão previstas para breve nomeações nas estruturas da polícia nacional em Angola que culminarão com a movimentação de comandantes províncias, fronteira e o ramo da econômica.
Fonte: Club-k.net
Aristófanes Santos novo porta-voz da PN
A decisão foi analisada no passado dia 15 de Fevereiro, a margem do conselho operativo do Comando Geral da Policia Nacional (CGPNA), antecedida ( dia anterior) de uma reunião do CDN onde foi aprovado o projecto de promoções e nomeações do qual espera-se que nos próximos dias se formalize.

De acordo com informações devidamente apuradas pelo Club-K, o inspector-geral da Polícia Nacional, comissário-chefe Salvador José Rodrigues “Dodó”, foi proposto para ocupar o lugar de 2º Comandante Geral da PN para a Área de Protecção e Intervenção, posto que se encontra vago, a quatro anos, desde a saída de Alfredo Manuel Mingas “Panda”.

O futuro inspector-geral deverá ser o comissário-chefe Jorge Antunes “Jojó”, actual comandante da Polícia de Guarda Fronteiras de Angola (PGFA), que vai ser substituído pelo comissário António Pedro Joaquim Kandela que deixa o comando provincial do Namibe.

O responsável da polícia em Malanje, comissário José Domingos Moniz deixa o cargo para exercer funções idênticas na província do Namibe. Para Malanje será transferido, como comandante provincial, Tony Bernardo que deixa o PCC da corporação. Manuel João Cale “Welema”, o comandante provincial do Kwanza Norte será o novo responsável do PCC.

Por sua, vez, o Comissário António Sita sai de Benguela para a província do Cunene em substituição do seu homologo Manuel Gouveia que vai para o Zaire. Francisco Massota, o comandante do Zaire deverá ser nomeado como director da escola da ordem pública formação Capolo II, em Luanda.

Albino Francisco Abreu “Xaxá”, o ex- comandante da PN no Bengo que se encontrava afastado desde as últimas remodelações na cooperação, vai regressar para chefiar o comando provincial da PN, no Lubango.

Já o comissário Alberto Lisboa Mário, director do Gabinete de Estudos e Regulamentação (GRE) vai ser substituído por um oficial identificado por “Piedade”. Lisboa Mário, está destinado a seguir para o Kwanza-Sul, como o numero 1 da corporação naquela província rendendo o comissário Valmir Cruz Verdades que por questões de saúde e idade passa para a reforma como conselheiro.
José Alexandre Manuel Canela, o actual O director nacional da polícia econômica deixa esta estrutura para ser nomeado comandante provincial do Kwanza Norte. No seu lugar na polícia econômica vai o comandante Freire, até então adjunto da logística da PN, e que é sobrinho do comandante- geral Ambrósio de Lemos. (Filho de uma irmã).

A nível das províncias, as autoridades prevêem movimentar apenas os comandantes que se encontram no cargo a mais de 4 anos. Os restantes deverão manter-se no cargo como os de Luanda, Cabinda, Moxito, e Kuando Kubango e a província do Uige, que terá um novo 2º comandante provincial que é Filipe Massala, o comandante municipal da PN da divisão do Cazenga. Há previsões de um dos 2º comandante provincial de Luanda, Francisco Ribas ou o Dias do Nascimento serem rendidos por um outro oficial.

Haverá igualmente nomeações nos órgãos centrais do comando geral como é o caso do gabinete de comunicação e imagem que terá Aristófanes Santos como director e porta-voz rendendo o comissário- Chefe, Carmo Neto que vai para pré reforma como conselheiro da PN. Vai igualmente para a pré-reforma, como conselheiro, e aos 48 anos de idade, o comandante do CUPOE, Domingos Junior mais conhecido por “Kanhão”.

Pelo menos, a nível das promoções, quatro licenciados em ciências policias vão atingir a categoria de oficiais-comissários, correspondente ao generalato nas FAA. Os possíveis novos oficiais comissários entre os licenciados são: Aristófanes Santos (C.IMAGEM), Manuel Fernandes António (adjunto do Instituto Superior) Fernandes (adjunto da BET), Divaldo Martins (2º Comandante da Lunda-Sul), Caetano Quiar (Adjunto do PCC,)

As promoções são avançadas como propostas do Comandante Geral da Polícia com o consenso do Ministro de tutela e remetidas ao Presidente da República, nas vestes de comandante- em-chefe, a quem cabe assinar por via de despachos presidenciais.

Sem comentários: