domingo, 17 de fevereiro de 2013

Frelimo dividida quanto à escolha dos candidatos em Nampula



Eleições Autárquicas 2013.
A Frelimo pode estar dividida na escolha do seu candidato para o município de Nampula, nas próximas eleições autárquicas. Perfilam-se dois influentes membros como potenciais candidatos a substituir o actual edil, que conta com apoio de uma parte dos militantes para a sua continuidade.
Fontes bem colocadas nas estruturas central e provincial do partido Frelimo, em Nampula, garantem que os membros da comissão política e do secretariado do comité central, tidos como influentes para a indicação do rosto do partido para as eleições municipais, estão divididos. é que alguns defendem a continuidade do actual edil, Castro Namuaca, com o argumento de ter demonstrado integridade na gestão da coisa pública e não se ter envolvido em esquemas de corrupção.
Entretanto, outra ala dos militantes da Frelimo considera Namuaca uma “carta fora do baralho” e aposta nas candidaturas do antigo secretário permanente da Frelimo em Nampula e deputado na Assembleia da República, Francisco Mucanheia, e de Moreira Vasco, quadro sénior do partido em Nampula, também deputado e membro do secretariado do comité central.
Em contacto com o “O País”, Moreira Vasco reconheceu haver este debate ao nível do partido. Já Francisco Mucanheia preferiu não se pronunciar sobre estas informações.
Entretanto, sobre o assunto, o secretário-geral do partido Frelimo, Filipe Paúnde, disse tratar-se de especulações, e explicou que os candidatos da sua formação política são eleitos pelos militantes da base até ao topo.
Refira-se que a província de Nampula conta, actualmente, com seis municípios, todos sob governação da Frelimo.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: