terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Daviz Simango: o todo poderoso do MDM?

Daviz Simango: o todo poderoso do MDM?


 
DAVIZ SIMANGO
Estatutos do MDM consagram poderes quase absolutos ao presidente
DAVIZ SIMANGO“Os nomes indicados para a Comissão Política são depois ratificados pelo Conselho Nacional. Se este órgão os rejeitar, os mesmos não avançam e o Presidente deve encontrar outros”, justifica Daviz Simango.
O Movimento Democrático de Moçambique, MDM, realizou no último sábado o seu Conselho Nacional, onde, de entre várias decisões, ratificou a proposta dos nomes escolhidos por Daviz Simango para integrar a nova Comissão Política. Daviz Simango reconduziu também Luís Boavida para o cargo de secretário-geral do partido.
À luz dos estatutos do MDM, o presidente do partido tem poderes para indicar os membros da comissão política, o secretário-geral e os chefes dos departamentos do secretariado! Há vozes - incluindo do interior do MDM - que questionam os excessivos poderes do presidente do partido.
A tese central é de que um partido que apregoa transparência e democracia na gestão do país não pode pautar, no seu funcionamento interno, por métodos anti-democráticos, já que no lugar da eleição o MDM parece privilegiar a nomeação para órgãos que em partidos democráticos são por regra electivos.
Questão de fundo
O número 3 do artigo 20 dos estatutos do MDM determinava que os membros da Comissão Política eram eleitos em Congresso e que o secretário-geral era proposto pelo presidente do partido e ratificado pelo Conselho Nacional.
Ora, durante os trabalhos do Primeiro Congresso do MDM, que teve lugar na cidade da Beira, a direcção do MDM fez aprovar uma revisão pontual dos estatutos do partido. Ao abrigo desta revisão, o Congresso deixa de eleger os membros da Comissão Política, cabendo agora ao presidente do partido indicá-los, devendo ao Conselho Nacional a sua ratificação.
Para além de indicar os nomes para a Comissão Política, o presidente do partido manteve também o poder de indicar o secretário-geral.
Este reforço de poder por parte do presidente do partido esteve no centro de debate durante os trabalhos do Congresso.
“O País” soube de uma fonte que participou nos trabalhos do Congresso que o edil de Quelimane, Manuel de Araújo, foi uma das pessoas que não concordou com o reforço dos poderes do presidente.
De Araújo terá defendido, na ocasião, a necessidade de tal como o presidente do partido - que é eleito - os membros da Comissão Política e o secretário-geral do partido serem objecto de eleição pelos delegados ao Congresso ou pelo Conselho Nacional.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
A fortificação do Feudo! Eh eh eh eh eh


  • Olhos da Marcia Interessante. Julguei sempre que questões intra-partidárias, desde que não influenciassem nas questões de interesse nacional, dissessem exclusivamente respeito aos seus domínios internos.

    By the way, em Moçambique os membros do Governo e até do Judiciário são NOMEADOS PELO PRESIDENTE. Deixa de ser um país democrático, por isso?

  • Américo Matavele Edgar, falo da "evangelização" comparativa como essa aqui, rumo a uma melhoria. Get it?

  • Olhos da Marcia Nada, não entendi.

  • Américo Matavele Hehehehehehehehehe... Há uma corrente que advoga que o outro lado deve assumir o poder porque é mais democrático (claro, comparando com esses que "membros do Governo e até do Judiciário são NOMEADOS PELO PRESIDENTE". Então, se querem fazer o mesmo, porque eles devem ser a opção ideal?

  • Olhos da Marcia Que corrente é essa?

  • Américo Matavele Edgar, leia o seu primeiro comentário, segundo parágrafo. A corrente comparativa está aí.

  • Olhos da Marcia Américo Matavele, falar de PARTIDO é diferente de falar de ESTADO. Ademais, a comparação que fiz tem em conta a alusão que essa notícia maliciosamente faz em relação às aspirações do MDM quando estiver no poder.

    Simples. Você marrou no ISRI, tal como eu.

  • Américo Matavele "É de pequeno que se torce o pepino". Edgar, este ditado aplica-se a esta feudalização ou não?

  • José de Matos Esta é uma preocupaçao legitima mas o MDM tem estruturas proprias onde as questoes internas sao vigorosamente debatidas, o Partido é regido por dentro, nao por fora, algumas decisoes foram tomadas no Congresso e no Conselho Nacional, carimbadas pelos membros, se algo esta mal os membros na altura propria tomarao as medidas que acharem convenientes.
    Reparo que este assunto vai ser aproveitado ate a exaustao por alguns frelimistas na ansia de provarem que nao vale a pena mudar nada porque afinal os Partidos sao todos iguais. Interessante verificar quem se preocupa mais com esta questao!

  • Olhos da Marcia Américo Matavele, estás a dizer que o Daviz Simango é que impôs tal dispositivo estatutário?

  • Eusébio A. P. Gwembe Alguns vao saber que não estão no lugar certo. A terra prometida fica para lá do deserto.

  • José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, tambem estamos aqui nesta postagem!

  • Américo Matavele Quem poderia ser? Leste a notícia? Edgar, quem pode querer um déspota como líder?

  • Eusébio A. P. Gwembe Isso de que e uma preocupação legítima do MDM.... Huum. Dois pesos, mano José de Matos.

  • José de Matos Nao estas a ler, Eusébio A. P. Gwembe, e assim torna-se dificil.

  • Eusébio A. P. Gwembe Lembrei-me das pedradas passadas, José de Matos. Só isso.

  • José de Matos Eu afirmo que é uma preocupaçao legitima,no geral, nao pode haver tabus mas nao percebo essa das pedradas e duas medidas, podes ser mais especifico? Estas a comparar massalas com massalas ou bananas com massalas?

  • Olhos da Marcia Américo Matavele, ele é que determinou, segundo o que pareces acreditar, que assim fosse?

    Uma cena é tu creres na DÚVIDA ESPECULATIVA que a imprensa avançou, via jornal O País, outra coisa são os FACTOS (de domínio interno do próprio MDM e que nenhum membro até agora publicitou).

    Capiche?

  • Antonio A. S. Kawaria O que é que não de democracia aqui? O artigo diz que os membros do MDM dizem apenas sim senhor ou que há diferentes pontos de vista?

  • Muzila Wagner Nhatsave fuga para frente só e mais nada.

  • Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave, é em relacão o meu comentário?

  • Muzila Wagner Nhatsave de todos vós.

  • Olhos da Marcia Muzila Wagner Nhatsave, o que é que queres dizer com "fuga para frente só e mais nada"?

    Traga argumentos aqui.

  • Sergio Chauque não concordo quando uns acham que questões partidárias, APENAS são discutidas pelos membros ou simpatizantes... vamos debater como cidadãos isso sim. politica é isto mesmo. ademais se eles um dia equacionam governar o país e outras autarquias, então podemos agora, analisar o funcionamento interno de um partido. não me parece muito democrático que se faça revisão PONTUAL de estatutos seja em que sentido for, ainda mais havendo vozes discordantes no seio da massa pensante de um partido.

  • Muzila Wagner Nhatsave procuram arranjar justificações esfarrapadas para escamotear a verdade que de democratico aquele partido nao tem nada, só lata só.

  • Antonio A. S. Kawaria Porquê achas isso? A primeira pergunta devia ser se os estatutos do MDM foi discutidos e aprovados no Congresso ou não. Se foram discutidos e aprovados pelo congresso, então foi um processo democrático.

  • Olhos da Marcia Sergio Chauque, certo.

    Apresente agora o nexo de causalidade entre ASSUNTOS DE FÓRUM INTERNO do partido e a GOVERNAÇÃO DO PAÍS.

  • José de Matos Sergio Chauque, foram medidas tomadas em Congresso e Conselho Nacional, apoiadas pelos membros, seguramente que o debate interno continua. Quando um Partido toma conta do Governo ou de autarquia, achas mesmo que os votantes tomam em consideraçao o funcionamento interno do Partido ou as propostas apresentadas? Atençao, nao vamos confundir Estado com Partido! As questoes internas de um Partido so dizem respeito aos membros!

  • Antonio A. S. Kawaria A segunda questão, é sabermos se os membros do Conselho Nacional têm palavra ou não quanto às propostas do Presidente do Partido.

  • Olhos da Marcia Exactamente, José de Matos.

    O que regula o funcionamento interno do MDM são os seus estatutos. O que regula o funcionamento do ESTADO é a Conssstituição da República.

    Claro, esclarecedor e clarividente!

  • Muzila Wagner Nhatsave Zé era isso mesmo que querias dizer meu irmão?coerencia please.

  • Muzila Wagner Nhatsave ninguem disse o contrário.mas acham justo que assim seja. poder concentrado numa só pessoa? ele é dono e não presidente do partido.

  • Antonio A. S. Kawaria Mas Muzila Wagner Nhatsave, tens resposta às minhas perguntas?

  • José de Matos Era isso mesmo, mano Muzila, ha assuntos que sao do foro interno , os votantes escolhem as propostas apresentadas, nao sao os assuntos internos que vao a votos, e ha diferenca entre Estado e Partido.

  • Olhos da Marcia Amigo Muzila Wagner Nhatsave, vou ajudar-te a ser mais preciso. Porquê é que achas que o poder, no MDM, está concentrado numa só pessoa? Apresente dados, comprove com factos, exponha evidências... Ou cala-te.

  • Muzila Wagner Nhatsave he he he ok. pareces eu a justificar agora.abraço.

  • Sergio Chauque oh edgar, assuntos internos de um partido não são assuntos prementes de cidadãos? só diz respeito a sua discussão ''apaixonada e desinteressada'' a membros e simpatizantes? eu tanto discuto assuntos em que o partido quer se imiscuir na vida do Estado, como quando dentro do próprio partido tomam-se posições ''estranhas'', como foi o caso de Valentina Guebuza ter sido nomeada pra uma das comissões do partido como antiga combatente. politica não pode ser vista apenas de maneira subjectiva ou partidária... já dizia um antigo: todos somos animais politicos e podemos e devemos dicutir a politica em todos seus aspectos.

  • Muzila Wagner Nhatsave ter palavra e votar decisões são coisas bem diferentes, o que eles dizem não tem caracter vinculativo apenas fica como posição, caberá sempre ao presidente tomar decisão.

  • Muzila Wagner Nhatsave não é nada isso meu amigo Antonio A. S. Kawaria.

  • Olhos da Marcia Sergio Chauque, ok. O que é que é "estranho" no MDM?

  • Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave, porquê achas que é diferente? Aí diz que a proposta do presidente ainda tem que ser só ractificada por um colectivo.

  • José de Matos Sergio Chauque, a nomeacao da Valentina foi noticia pelo absurdo de ser antiga combatente e por ser puxada para centros de decisao, certamente para defender certos interesses. . Aqui estamos a falar de decisoes de um Congresso e CN.

  • Sergio Chauque Estamos a falar de decisões politicas! Edgar, leia a noticia do jornal O Pais.. e eu disse acima (ou noutro post); se for verdade que em cima do joelho, alteraram os estatutos, repito em cima do joelho, e mesmo que tenha havido vozes discordantes, pela massa de poderes que entregaram ao presidente do partido, isso é alarmante.

  • Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave, na minha opinião, se Daviz for permitido a abusar do poder de Presidente, o culpado é o Conselho Nacional. E os actuais estatutos sobretudo nesse capítulo, mostrarem problema de ordem democrática interna, o próximo congresso terá rectificar.

  • Muzila Wagner Nhatsave admitam que são diferentes e quem manda lá somente é o chefe e acabamos com esta maratona argumentativa que em nada mudará o que foi decidido e é. the boss is the boss point finnale.

  • Américo Matavele Kakakakakakakakakakakakakaka... Estes manos estão perdidos, pa. Dizem que para seres melhor fora, é preciso seres melhor em casa. Não aponta o cisco no olho do outro enquanto o teu está cheio deles. Manos Daviz é o superman. A Comissão política é uma massa una escolhida para encolher perante as pretensões davizianas de feudalizar aquele partido. Membros, abram a vista ainda a tempo. Lembro-me de um texto (não me lembro bem de quem), que advertia sobre a criação de diabinhos, não criticando o mau que acontece dentro deles. Eles pensam que estão a fazer bem. Critiquem! Mas somos loucos nós que dizemos que o que está fazer este Daviz é um feudo simanguiano? Os sinais estão aí, mas os ávidos de "revoluções" estão aí como os três macaquinhos. Kikikikikikikikikikiki... Agora já sei: não importa com que diabo faço o pacto, mas o que quero, quero. Triste caros membros (de facto, escondidos ou simples aspirantes).

  • Muzila Wagner Nhatsave quem teráessa força de convocar tal congresso' se a ele cabe todos os poderes e sendo ele a nomear tal orgão que pode fazer essa convocatoria dificilmente isso aconteceria. o que aconteceu foi que aprenderam com a actitude do oputro nosso amigo Ismael Mussa e blindaram o poder apenas isso. confesso que se estivesse no lugar de Daviz e quisesse me manter senhor e dono faria o mesmo. o tipo tem politica nas veias ha que reconhecer.

  • Olhos da Marcia Sergio Chauque, eu li a notícia. Ainda não percebi o que é alarmante nela. Quais são, a teu ver, os poderes excessivos que o presidente do MDM tem?

    Presumindo que estejas a fazer uma comparação com outro(s) presidente(s) de partido(s) político(s), em que grau e extensão ele é mais poderoso?

    CRITICAR PARA O AR TODO O MUNDO AQUI SABE FAZER, PAH.

  • Muzila Wagner Nhatsave manos não se apercebem que estão a criar e a promover um tirano?o tempo nos dará razão.

  • Muzila Wagner Nhatsave he he he Edgar és tu esse mesmo?heish

  • Muzila Wagner Nhatsave viste o que escreveste? ficou registado

  • Antonio A. S. Kawaria Sergio Chauque, podes ter razão e ainda bem quando dás exemplo da Valentina. Mas indo de fundo, em qualquer as propostas para as comissões políticas ou afim são feitas pelo presidente e quicá um grupo muito restrito de membros. O que pode exigir para maior responsabilidade tanto do presidente como desse grupo restrito, é a liberdade do resto dos membros em questionar e a sua forma de actuacão no partido.

  • Sergio Chauque edgar, a noticia no fim diz isso: ''O País” soube de uma fonte que participou nos trabalhos do Congresso que o edil de Quelimane, Manuel de Araújo, foi uma das pessoas que não concordou com o reforço dos poderes do presidente.

    De Araújo terá defendido, na ocasião, a necessidade de tal como o presidente do partido - que é eleito - os membros da Comissão Política e o secretário-geral do partido serem objecto de eleição pelos delegados ao Congresso ou pelo Conselho Nacional.'' repito, se for verdade o que diz o jornal, é mesmo preocupante.

  • Sergio Chauque vcs sabem muito bem que a concentração de poderes numa só pessoa só prejudica o andamento/funcionamento de qualquer organização. eheheh, só pra dar um exemplo fora da politica: o Sr Camilo Antão, ex-presidente da FMVoleibol, era um caso gritante de alguém que era o faz-tudo, dando a parecer que ele sozinho era capaz de resolver todos os assuntos da federação. o cojunto vale mais que a individualidade,. é só isso que defendo.

  • Olhos da Marcia Sergio Chauque, é preocupante que Araujo Manuel tivesse mostrado tal discordância?

  • Muzila Wagner Nhatsave Antonio A. S. Kawaria isso é balela,na FRELIMO por exemplo por mais que o presidente tente manipular algo se for essa sua vontade, o comité central chumba a sua pretensão. a tal comissão politica que todos pensam ser poderosa apenas propõe quem vaticina é um orgão eleito, e aliais os membros dessa comissão são eleitos pelo tal orgão que é o comité central. com isso evita se apetências a tirania dentro do nosso seio por mais que hajam apetites. nosso sistema não permite que isso aconteça a não ser que sejamos todos cumplices e tapados. o propio orgão fala por si. bem equilibrado.

  • Antonio A. S. Kawaria Sergio Chauque, o mano Araujo Manuel pode ter questionado. Isso é bom e é por isso que digo que afinal os estatutos foram primeiro debatidos para depois serem aprovados. O debate é histórico e com certeza ter-se-á em conta no próximo congresso. Mas temos que assumir que as posicões individuais servem para enriquecer e não são necessariamente a resolucão final ainda que não sejam da maioria.

  • Sergio Chauque gostaria de ter comigo o estatuto originário do partido e o posterior já alterado... as pequenas coisas são perigosas. digo por experiência própria, todos os dias lido com esse tipo de alterações em estatutos ( no caso comerciais e não só).

  • Muzila Wagner Nhatsave lá isso é verdade, por acaso estou desde ontem a ler uma proposta de lei em que demos inputs,mas que ja constatei algumas alterações perigosas que abrem precedentes.as pessoas ingenuamente podem ter aprovado algo que no seu entender estava correcto. daqui a nada haveremos de ouvir reclamações e murmurios internos. é só aguardarmos.

  • Antonio A. S. Kawaria Mas veja Muzila Wagner Nhatsave, sobre o que eu escrevi sobre o papel dos membros para que se evite que o presidente e o grupo abusem dos poderes estatutários. Para mim, enquanto o MDM continuar as realizar congressos, sessões do Conselho Nacional, tiver as ligas juvenil, da mulher, tiver pessoas que questinam livremente, qualquer abuso será evitado. Eu fui um dos que abertamente exigia a realizaxão do I congresso.

  • Américo Matavele Sergio Chauque, a notícia não é lida. Procura-se frases soltas que consubstanciem o que se pretende. Uma espécie do facho da lanterna que ilumina onde nos interessa. Preocupante este dzamwamwismo que estou a notar nestes manos. Chiça! Mas vocês querem mesmo criar um ditadorzinho em miniatura? O mano Manuel de Araujo é crazy que recusou este aspecto? Ele é uma das pessoas que não pensma por achar que estes poderes excessivos são nocivos ao partido por ora, e ao país, seguindo as pretensões de poder que ele tem?

  • Antonio A. S. Kawaria No Reflectindo sobre Mocambique, há debates antigos sobre a realizacão de congresso, e outro debate sobre a eleicão do SG um texto de Viriato Dias.

  • Américo Matavele Mano Antonio A. S. Kawaria, o SG JÁ NÃO É ELEITO! Agora é escolhido a dedo.

  • Antonio A. S. Kawaria Mano Américo Matavele, quem disse que o mano Araujo Manuel que eventualmente tenha sugirido algo diferente é crazy. Mas claro, que o MA também assumiu que não estava no congresso para ditar. Discutamos as coisas com sentido democrático e deixem de pegar o Araújo para onde nunca quis ir.

  • Américo Matavele Ok. Deixo o mano Araujo. Continuem a defender estas pequenas matrequices, e no futuro vão procurar um ombro para chorar. Escrevam o que vos digo. Um órgão como a Comissão Política deve ser um dos balanços aos poderes do presidente. Esssa de molezar este grande órgão... Hummmmmmmm.

  • Antonio A. S. Kawaria Américo Matavele, já o convido para o MDM para contribuires. kakakakaka. Sabes, eu falo com responsabilidade mano Américo. Quando tenho questões coloco-as aos meus companheiros sejam de que órgão for. Portanto, não defendo nada que julgue anti-democrático. O que eu digo é que em todos os casos, o garante da democracia interna nos partidos é a liberdade dos membros.

  • Cheu Domingos se Manuel de Araujo mostrou essa preocupacao foi opiniao dele e enrique o debate e nao opiniao de uma pessoa que muda tudo. deve ser respeitada. Fique claro, os Estatutos do partido foram aprovados pela unanimidade.

  • Américo Matavele Exacto. Liberdade é a redistribuição de poderes. E se um tem mais poderes que todos juntos, quer dizer que dentro dessa organização as liberdades estão com quem tem mais poderes. Isto é, quem escolhe as "liberdades" para os membros é quem tem poderes excessivos. Neste caso o mano Daviz escolhe que tipo de liberdades é que podem haver no partido DELE. Essa de vir no MDM, preciso de tempo para pensar. Mas, hey, com um gajo com poderes absolutos... Hummmmmmmm.

  • Américo Matavele Mano Cheu Domingos, unanimidade neste caso quer dizer Fuhrer?

  • Antonio A. S. Kawaria Américo Matavele, o órgão que ractifica tem mais poderes se esse sabe usá-lo. Faca uma olhadela em regimes parlamentares.

  • Cheu Domingos Nao me lembro de ter ouvido Manuel de Araujo a levantar essa questao em pleno, presumo que seja tentativa de confundir a opiniao publica por parte da imprens. Alias, ja me lembrei num segundo dia do Congresso, um reporter da stv, que nao poço revelar o nome, veio ter comigo(membro da CP da Liga da juventude) pedindo esclarecimento os procedimentos que norteam a eleicao dos orgaos do partido, depois de ter o esclarecido. Estranhamente, num intervalo, começou a fazer entrevistas informais de perguntas tendenciosas, mas o seu colega o chamou atençao. Repito, com proposito de confundir a opiniao publico. Lamento.

  • Américo Matavele Cheu,vai ao meu mural ver o post do mano Araujo.

  • Cheu Domingos É simples, mano Américo Matavele. Que todos membros estao de acordo com os procedimentos.

  • Antonio A. S. Kawaria Assim esclarece Araujo Manuel:
    Concordo com o Matavele! Eu sou nao sou a favor de uma Comissao Politica nomeada e ou um SG nomeado! Esses orgaos devem ser checks and balances do big boss, sob risco de daqui a alguns anos criarmos outro Afonso! Discutimos isso no Congresso mas a maioria acha que na fase actual da formacao do partido convem que assim seja para permitir a coesao e uniao! Em democracia o que fica e a vontade da maioria e assim sendo prevaleceu a lei da democracia alias da maioria! Como sabes ja o ex-Primeiro Ministro Britanico dizia @que a democracia era um sistema imperfeito...

  • Américo Matavele Hehehehehehehehehehehehehehehe... Citando, e usando a táctica da lanterna que está em voga neste post, " Esses orgaos devem ser checks and balances do big boss, sob risco de daqui a alguns anos criarmos outro Afonso!"

  • Sergio Chauque eheheheh reviravolta

  • Muzila Wagner Nhatsave Américo Matavele vão chorar estes tipos deixe os. não se rendem as evidências que tem um ditator in making.

  • Américo Matavele Sergio Chauque, não entendo o post do Mano Araujo da mesma forma como o mano Kawaria. Para mim o mano Araujo vem confirmar que ele está contra esta coisa de abocanhar poderes.

  • Cheu Domingos Mano, Américo Matavele, é opinia dele e temos de respeitar, mas lembre-se que, em democracia, a opiniao d uma pessoa nao muda tudo. Mano MANÉ teve o seu voto como tive o meu e como tiveram os demais. PS: no CONGRESSO do MDM ninguem tem voto qualidade.

  • Muzila Wagner Nhatsave estamos a falar a mesma lingua. Antonio A. S. Kawaria convenhamos que isso não é justificação plausivel.achas que Davis aceitara daqui a breve trecho que lhe reduzam poderes. é contraproducente pensar se assim. repito cuidado, poder cega e vicia e isso pode ser o principio dos vossos problemas. cuidado

  • Sergio Chauque só não vê quem não quer. discutamos politica é isso que temos de fazer, não importando se é o Estado ou um partido em causa.. é a POLITICA NACIONAL que está em jogo...

  • Cheu Domingos mano Américo Matavele, querias que a opiniao de um membro passa-se por cima de todos, porque? mano, nao te conhece assim..

  • Cheu Domingos Eu tambem(como delegado ao congresso) tive meus pöntos divergentes em alguns aspectos(nao da indicacao dos orgaos) e o congresso parou por um tempo para se fazar uma analogia profunda,que depois foi suabmetida a votacao, imaginemos que tambem fossem acomodados, Mano Americo?

  • Cheu Domingos mano, Américo Matavele, ja li o artigo do mano MANÉ. Repito, é opiniao dele.

  • Antonio A. S. Kawaria Mano Américo Matavele deve ser que precises de juntar os meus comentários para me entenderes em relacão tanto quanto à posicão de Araujo Manuel, a do Congresso e a minha mesmo. Muzila Wagner Nhatsave, Daviz pode não vir a querer (uso o termo querer) re...

  • Muzila Wagner Nhatsave assim espero meu caro amigo.

  • Cheu Domingos Nada foi tomado contra a vontade dos militantes do partido. Se alguem quer opinar em relacao a este e outros procedimento venha.

  • Américo Matavele Vocês, pa. Mano Antonio A. S. Kawaria, se ele é que tem os poderes, e os estatutos defendem que seja ele o decisor. Donde virá a opinião dos outros? Não sei se me entende. Ele manda e desmanda, e tem a faca e o queijo. Quem e como é que os membros vão ...See More

  • Muzila Wagner Nhatsave he he he Américo Matavele chamei atenção sobre o risco que correm. estão intusiasmados agora.mas o futuro nos dará razão,a primeira confusão vai ser daqui a nada em Quelimane com o Araujo aquele lá não engole sapos. aguardem.cometeram um grande erro me...

  • Antonio A. S. Kawaria Mano Américo Matavele, estás a continuar a falar nesse aspecto porque não queres entender. Repito que enquanto os membros assumirem as as suas responsabilidades e enquantos os órgãos funcionarem, por exemplo, sessões ordinárias do Conselho Nacional, enquanto as ligas funcionarem, o risco é mínimo. Os estatutos foram discutidos.

  • Cheu Domingos mano, Américo Matavele, nao vejo nenhum erro nisso. Nos membros, por enquanto, queremos assim e estamos satisfeitos e o Presidente do partido, por sua vez, esta cumprimir o que esta nos ESTATUTOS.

  • Cheu Domingos so para terminar, Davis Simango nao votou sozinho os Estatutos do partido nem teve voto de qualidade. Ate logo.

  • Sergio Chauque tsc... é o que os norte-coreanos e cubanos dizem aos 4 ventos!

Sem comentários: