segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bento XVI anuncia resignação

3036 161 2
(Em atualização) O Papa Bento XVI anunciou esta segunda-feira a resignação, uma novidade na história moderna da Igreja, afirmando que não tem "as forças" para a dirigir devido à "idade avançada". Um novo Papa será designado para a "Páscoa", afirmou o porta-voz do Vaticano, esclarecendo que Bento XVI vai retirar-se para um mosteiro no Vaticano e não participará no conclave que escolherá o sucessor.
foto Leonel de Castro / Global Imagens
Bento XVI anuncia resignação
Papa Bento XVI
Bento XVI, de 85 anos, anunciou, esta segunda-feira, a sua renúncia a partir de dia 28 de fevereiro, num discurso proferido em latim num consistório no Vaticano, alegando que não tem força devido à idade.
No discurso, Bento XVI disse estar "certo de que as (suas) forças, devido à idade avançada, não são mais capazes de exercer de forma adequada o ministério de Papa e bispo de Roma".
"O Papa anunciou que vai renunciar às 20 horas (19 horas em Portugal continental) de 28 de fevereiro. Nessa altura vai começar o período de escolha ("sede vacante")", precisou o padre Frederico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, num anúncio quase sem precedentes na História da Igreja Católica.
Há poucos casos de renúncia ao cargo. Um deles foi Celestino V, que abdicou da função antes de tomar posse, em 1294, pois vivia em total reclusão até à sua nomeação como Papa e, como tal, não se sentia preparado para assumir a liderança da Igreja.
Discurso de Bento XVI, revelado pelo Vaticano:
"Convoquei-vos para este Consistório, não só para as três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à conclusão de que a minha força, devido à idade avançada, não permite mais um adequado exercício do ministério de São Pedro. Estou bem ciente de que este ministério, devido à sua natureza espiritual essencial, deve ser feito não só com palavras e ações, mas também com oração e sofrimento. No entanto, no mundo de hoje, sujeito a tantas mudanças rápidas e abalado por questões de relevância profunda para a vida da fé, para poder governar a casa de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessária a força da mente e do corpo, força essa que nos últimos meses tem-se deteriorado em mim, na medida em que eu tive que reconhecer a incapacidade de cumprir adequadamente o ministério que me foi confiado. Por esta razão, e bem consciente da seriedade deste ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, a mim confiado pelos cardeais em 19 de abril de 2005, de forma a que, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20.00 horas, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, será livre e um Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice terá de ser convocado", anunciou.
"Queridos irmãos, agradeço-vos muito sinceramente por todo o amor e trabalho com o qual me apoiaram no meu ministério e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Santa Igreja aos cuidados de Nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a sua santa Mãe Maria, para que ela possa ajudar os Padres Cardeais com a sua solicitude materna, na eleição de um novo Sumo Pontífice. Em relação a mim, quero também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro através de uma vida dedicada à oração", concluiu Bento XVI.
> Mais Sociedade

Sem comentários: