sábado, 9 de fevereiro de 2013

Ataques a acampamento de dissidentes iranianos em Bagdá deixam 5 mortos

 
BAGDÃ — Cinco pessoas morreram e 40 ficaram feridas neste sábado em uma série de ataques com morteiro contra um acampamento de refugiados da oposição iraniana perto de Bagdá, informaram dirigentes da segurança iraquiana.
O enviado especial da ONU no Iraque, Martin Kobler, exigiu que as autoridades abram imediatamente uma investigação sobre as circunstâncias deste ataque que ainda não foi reivindicado.
Este é o primeiro ataque do tipo desde que 3.000 opositores iranianos foram transferidos no ano passado para este acampamento.
O ataque com morteiro e foguetes matou cinco membros da Organização Mudjhadine do Povo Iraniano (OMPI) e deixou 40 feridos entre os membros deste grupo opositor, segundo a segurança iraquiana. Ao menos 40 foguetes foram disparados contra o campo.
Em um comunicado emitido em Paris, onde tem sua sede, a oposição iraniana no exílio informou que foram seis mortos, entre eles uma mulher, e quase cem feridos. Ela cita o nome dos mortos e afirma que "os disparos eram de foguetes de 107mm".
Enquanto a ONU "acompanha este caso no terreno", o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, Antonio Guterres, condenou o ataques, revelando que os habitantes do acampamento são "considerados refugiados que pediram asilo político" e que, por isso, "beneficiam de uma proteção internacional".
"Faço um apelo ao governo iraquiano para que garanta a segurança dos residentes, para encontrar e levar à justiça os autores deste ataque", acrescentou Guterres em um comunicado em Genebra.
A União Europeia também condenou o ataque. "Estamos preocupados com o fato de que este ato possa aumentar a tensão (no campo)", indicou um porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.
Os Mudjahedines do Povo são o principal componente do Conselho Nacional da Resistência do Irã (CNRI). Foram fundados em 1965 com o objetivo de derrubar o regime do Xá e depois o islamita e, nos anos 1980, foram expulsos do Irã.
A maioria deles se instalaram em Ashraf, no Iraque, durante a guerra Irã-Iraque (1980-88), com o apoio do regime de Saddam Hussein, para realizar ações armadas contra o Irã.
Os opositores iranianos refugiados no Iraque foram levados no ano passado para o acampamento de Ashraf al de Hurriya (Liberdade), perto da capital Bagdá.
Em um comunicado o OMPI fez um apelo às autoridades internacionais "para levar imediatamente a Achraf os 3.100 habitantes indefesos do campo Liberdade, que estão em um espaço 80 vezes menor do que o de Achraf e sem nenhuma proteção".

1 comentário:

Anónimo disse...

Price as of the writing οf thіs article:
$6999. Turn on the mіxer anԁ mix for 8 minuteѕ until
the cruѕt sounԁs hollow. Υou cаn then top with chіckеn
аnԁ mozzarellа cheeѕe.
Yеt another thіng to take into consіderation the many different ωaуs from lіght duty to hеаvy dutу.


My sitе :: tantric massage London