sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Arranjo do carro de Mr. Bean custou mais de um milhão

 

Comediante inglês despistou-se e bateu violentamente contra uma árvore. Seguradora concluiu que seria mais barato recuperar o valioso McLaren F1 do que trocá-lo por um novo. Mesmo assim, a reparação foi milionária.
André Barata
Rowan Atkinson na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012
Rowan Atkinson na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012
Getty Images
Se na série "Mr. Bean" nos habituámos a ver o 'boneco' criado por Rowan Atkinson conduzir um comum Mini amarelo, na vida real o conhecido ator inglês é um pouco mais excêntrico... Assumido amante da velocidade, Atkinson tem "mãos" para o volante mas, tal como na série televisiva, também se despista...
Foi o que aconteceu em agosto de 2011, quando Rowan Atkinson teve um acidente ao volante do seu potente McLaren F1, um carro que disponibiliza 627 cavalos de potência e é capaz de atingir os 386 km/h. A história foi ontem revelada pelo jornal "The Telegraph": o ator perdeu o controlo do bólide e só parou de encontro a uma árvore. A 'bomba' ficou em mau estado e o ator também saiu do acidente com um ombro fraturado.
Durante cerca de quatro semanas, técnicos especialistas analisaram os estragos no McLaren de Atkinson. A dúvida era de monta: pagar o arranjo, que seria necessariamente muito dispendioso, ou trocar a viatura por outra a estrear?

McLaren F1 é hoje 6 vezes mais caro que em 1997


A seguradora chegou à conclusão de que reparar o veículo seria bastante mais barato do que substituí-lo, já que nos últimos quinze anos o valor do McLaren F1 (carro de uso corrente com o qual a marca pretendeu, originalmente, transmitir aos seus condutores a sensação de estarem ao volante de um monolugar da Fórmula 1) subiu a pique - em 2012 foi vendido apenas um exemplar, por uma verba ligeiramente acima dos 4 milhões de euros.
Em 1997, quando adquiriu o carro a que só uma elite pode chegar, Rowan Atkinson passou um cheque de 640 mil libras (cerca de 750 mil euros). Mesmo tendo em conta a inflação, o arranjo do F1 de Mr. Bean custou um milhão e 50 mil euros...
A título de curiosidade, com esta verba poderiam ser comprados qualquer coisa como 75 Fiat Punto, ou 65 Opel Corsa, ou 22 BWM Z4, ou sete Porsche Carrera ou, finalmente, quatro Lamborghini Gallardo!
Este mês, em entrevista à revista "Classic and Sports Car", Rowan Atkinson abordou a sua paixão por veículos de alta cilindrada: "Não sou um colecionador. Não gosto do síndrome dos brinquedos de estante, que faz com que tantos bons carros desapareçam. Deixa-me deprimido quando eles são escondidos, como uma obra de arte rara ou lingotes de ouro num banco suíço. Não há que ter medo de conduzir um McLaren", atirou o ator.
Desde 1992, a McLaren construiu apenas 64 McLaren F1. Com um motor BMW de 6.1 litros, este "brinquedo" vai dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de 3,2 segundos.

Sem comentários: