quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ahmadinejad quer ser o "primeiro iraniano no espaço" - Globo - DN

Por Leandro França com AFP04 fevereiro 201347 comentários

Fotografia © Reuters/Mian Kursheed
O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad disse hoje estar pronto para "ser o primeiro homem iraniano enviado ao espaço" aos estudiosos do ambicioso programa espacial do seu país, que pretende realizar um voo espacial com tripulação humana em 2020.
Ahmadinejad quer ser o "primeiro iraniano no espaço"
"A nossa juventude está determinada porque nos próximos quatro ou cinco anos enviaremos um homem ao espaço e tenho certeza que isso vai acontecer. Estou pronto para ser o primeiro iraniano a ser sacrificado pelos cientistas do meu país e a ir para o espaço, embora eu saiba que há um grande número de candidatos", brincou durante uma cerimónia hoje, em Teerão, em que foi divulgada a fabricação de dois novos satélites iranianos, segundo a agência de notícias IRNA.
O Irão, que no final de janeiro disse ter realizado um voo sub-orbital de uma cápsula contendo um pequeno macaco, quer enviar um homem ao espaço em 2020. No evento de hoje, Ahmadinejad participou da apresentação de dois pequenos satélites, 'Nahid' e 'Zohreh'.
'Nahid', um satélite de observação por câmaras equipado com painéis solares, deve ser colocado em órbita a entre 250 e 370 quilómetros de altitude, algo já feito pelos iranianos três vezes antes de 2009. Já o 'Zohreh' é um satélite geoestacionário de comunicações que deve ser colocado a uma altitude de 36 mil quilómetros, algo que o Irão ainda não tinha realizado. Nenhuma data de lançamento ainda foi revelada.
As grandes potências ocidentais e Israel estão preocupados com o programa espacial iraniano, suspeito de ter como objetivo desenvolver mísseis capazes de transportar uma potencial arma nuclear.
O Irão sempre afirmou que o seu programa espacial é pacífico e também que não tem a intenção de adquirir armas nucleares, o que também levanta suspeitas da comunidade internacional.

Sem comentários: