quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Afastamento do Governador de Luanda na mente de JES



Lisboa - José Eduardo dos Santos prevê proceder com reajustes a nível da gestão da província de Luanda culminando com a substituição do governador Bento Francisco Bento por um outro quadro “mais técnico que político” e a nomeação de novos Vices- governadores. Desde as ultimas nomeações a cidade de Luanda foi das poucas cujos “vices” e o Presidente da Comissão Administrativa não foram reconduzidos.
Fonte: Club-k.net
Prevê nomear antigo ministro das obras públicas
Presentemente, o staff de apoio a JES procede com o processo de consultas para a figura que deverá substituir o governador Bento Bento. É invocado como preferência das autoridades, a nomeação de um quadro experiente. Da lista dos vários nomes que estão a ser remetidos a avaliação, é tido até ao momento como favorito, António Henriques da Silva, um antigo Ministro das Obras Pública. Henriques da Silva que é engenheiro de formação não tem peso político, mas consideram-no um “tecnocrata brilhante”, a quem prometem solidariedade institucional caso venha ser escolhido como futuro governador da capital do país.

A primeira vez que José Eduardo dos Santos emitiu publicamente sinais de que estaria inconformado com a governação de Luanda aconteceu na passada sexta-feira (25), a margem de última reunião do Comitê Central do MPLA, do seu partido. Na reunião o presidente, admitiu um conflito de interesses entre quadros do MPLA e da administração pública, não excluindo a possibilidade de sanções.

“Esta situação é demasiada evidente ao nível dos municípios e comunas, particularmente, nos grandes centros urbanos como Luanda. Por outro lado, alguns militantes que ocupam funções partidárias e político-administrativas não tratam no exercício das suas obrigações os assuntos de forma objectiva, na base das leis e dos regulamentos do Partido, e colocam questões subjectivas e pessoais, acima dos interesses gerais gerando contradições, atritos e incompatibilidades com outros quadros. Estas situações surgiram na Lunda – Norte, entre o 1º secretário do Partido e o Ex - governador provincial, e os dois foram substituídos”, lembrou.
José Eduardo Dos Santos frisou que tal situação surgiu antes na Província do Uíje, e mais recentemente, em Cabinda e no Kuando – Kubango, situações estas que já foram superadas.
“A situação mais grave é que temos hoje na cidade de Luanda, onde estas contradições e incompatibilidades do género estão a prejudicar o trabalho do Partido e do Estado”, afirmou.
Por esta razão, sublinhou, o Bureau Político está estudar o assunto para tomar as medidas que se imponham.

Sem comentários: