sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Advertência aos Jornalistas: Debate

Por motivos quiçá compreensíveis, vocês têm direccionado as vossas criticas mais para a FRELIMO, seus dirigentes e governo e menos para a oposição. Por acaso, a Renamo e o seu lider têm, de quando em vez, sido vitimas de fogo amigo o que, em relaçâo ao MDM, seu lider e seus governantes (municipais) já não acontece. Estes, particularmente , têm estado isentos de qualquer criticismo. Esta ausencia de critica faz deste Partido e seus dirigentes uns mimados. Esses mimos levam a uma histeria colectiva sempre que o ímpeto critico dos jornalistas lhes toca.
Que o digam José Belmiro e Arsenio Henriques. Fizeram recentemente tentativas timidas de criticar a governacao autarquica de um edil do MDM. Foi um Deus nos acuda! Toda a "tribo" pertencente a este Partido, incluin...
do aqueles que tacticamente se dizem apartidarios, caiu em cima destes dois jovens jornalistas.
Para mim, este é um sério aviso de que vocês jornalistas, ao isentar este Partido e seus dirigentes de critica, estao, na verdade, a incubar déspotas intolerantes. A ausencia de critica sistematica terminará por fazer estes individuos acreditarem que eles foram tocados pelo dom da infalibilidade! Que têm o rei na barriga.
Se Arsenio e Belmira não foram fisicamente molestados é porque, por ora, o MDM não tem como fazer isso. Mas o caracter destes dois jovens foi bastante atacado.
Se continuarem a poupa-los, esta ideia de que eles sao os eleitos dos Deuses vai sedimentar. E ai daquele que, dentro de alguns anos, quando estes "eleitos" tiverem criado dentes, se atrever a critica-los!!! Depois não digam que não foram avisados!
Não continuem a criar falsos deuses, caros jornalistas. Mostrem, tambem no caso deles, que o rei vai nu. Para desfazer os mimos. Para impedir a incubação de futuros e perigosos déspotas. Para cortar pela raiz a possibilidade do crescimento da intolerancia!
Não se pode permitir que se consolide a tendencia de atacar jornalistas sempre que criticam a governacao do MDM! Não podemos continuar a assistir ao assassinato de caracter como o que vitimou Arsenio Henriques e Jose Belmiro
See More
Like · · · 23 hours ago via mobile
  • Nuria Waddington Negrao Concordo consigo Gabriel Muthisse. Abaixo o que eu escrevi noutro lado sobre o texto do José Belmiro:

    Se me permitem, acho que aqui há uma certa mistura de assuntos.

    Um assunto é o direito de um cidadão de comemorar o seu aniversário. O cidadão Guebuza tem o direito de comemorar o seu aniversário como ele achar melhor e se quiser convidar 1000 pessoas ou 1 milhão é lá com ele. Desde que ele não use fundos do Estado para dar esta festa, a festa em si não é condenável, na minha opinião. Tenho visto muitas alegações de que fundos do Estado foram usados para a festa, até acho que é possível que estas alegações estejam correctas – mas acho que o bom jornalismo tem de ser mais do que alegações, temos de ver evidência de que houve uma gestão incorrecta do dinheiro do Estado.

    Um segundo assunto é a transmissão em directo da festa de aniversário do cidadão Guebuza na qualidade de Presidente da Républica na televisão pública de um país democrático e multipartidário. Aí concordo em completo que esta festa não é do interesse público e não devia constituir programa nacional.

    O terceiro assunto relacionado, mas diferente, é esta demonstração constante da riqueza que se tornou habitual nos nossos governantes perante uma população extremamente pobre – neste caso perante uma tragédia nacional. Esta falta de sensibilidade para com o povo é gritante e deve ser criticada.

    Mas neste caso (do Carnaval em Quelimane) estamos a falar de usar dinheiro público para uma festa pública. Aí algumas das perguntas que se levantam, na minha opinião são:
    1) Que percentagem do orçamento deve ser dirigida para assuntos culturais (1 milhão de meticais enquadra-se nesta percentagem?)? E em que condições devemos desviar estes fundos para emergências?
    2) Numa situação de tragédia nacional devemos parar as festas porque são uma insensibilidade ou continuar com elas porque vão trazer um conforto emocional?

    Eu concordo com o José Belmiro no que diz respeito aos políticos que precisamos, mas não acho que tenha escolhido bons exemplos para demonstrar a sua tese.

    Tendo dito isto e tendo em conta que muitos acreditam que estamos a andar a passos largos para um futuro governo que não seja da Frelimo, acho que esta oposição e as suas posições devem ser escrutinadas tão fortemente como o partido no poder.
  • Eusébio A. P. Gwembe E não é a primeira vez que queimaram o Henriques. É forma de intimidar os jornalistas para que façam perguntas a seu bel-prazer. Em vez de debater as respostas debate-se mais as perguntas e destas acaba-se debatendo pessoas! Criou-se uma falsa couraça do MDM como se fosse um clube de santos em que o ridículo é tido como desejo divino.
  • Arlindo A. Mondlane tenho dito...que antes de entregar o comando de uma nave de 22 milhoes de passageiros, ha que escrutar os candidatos...nao basta que o actual comandante nao seja dos melhores...mudar por mudar, se corre o risco de entregar ao pais ao primeiro simpatico, divertido e encantador de serpentes que apareça por ai...e depois vem os arrependimentos...perguntem aos espanhois...
  • Gabriel Muthisse Nuria Negrao, no caso da festa do Presidente Guebuza e do carnaval de Quelimane eu evitei, até agora, dar a minha opiniao pessoal. Intervim somente para abordar o que me parecia incoerencia critica de alguns comentadores. Agora, este post direcciona-se a um fenomeno que se estaa a tornar repetitivo sempre que se critica o MDM e os seus dirigentes. Esse fenomeno consiste no ataque massivo ao caracter das pessoas que ousem lançar essas criticas. José Belmira e, particularmente o Arsenio Henriques sao um exemplo vivo dessas praticas de barbara intolerancia.
  • Gabriel Muthisse O objectivo é esse Eusebio, condicionar a accao dos jornalistas. Por medo de insultos e de ataques barbaros vao se coibir de criticar estes individuos! Isso ee terrorismo psicologico.
  • Gabriel Muthisse Arlindo Mondlane, os sinais de intolerancia que nos vêem do MDM não sao nada auspicioso.
  • Nuria Waddington Negrao E é sobre essa intolerância que eu concordo Gabriel Muthisse. Eu acho que todos devem ser escrutinados de maneira igual e que nenhum jornalista (ou cidadão) deve ser atacado devido a esse escrutinio.
  • Arlindo A. Mondlane podem a té ser potenciais ditadores, tenho defendido que tem que sair indenmes da governaçao dos municipios e dai se lhes podera votar...é que pelo que li nessa entravista, li de passagem...nao augura nada bom...em fim
  • Eusébio A. P. Gwembe Só pela forma como dão respostas, Arlindo A. Mondlane, podes estas certo. É a segunda vez que noto isso e ninguém questiona a forma como são feitas as reacções e dadas as respostas.
  • José de Matos Eu nao acompanhei os ataques aos jornalistas, por isso isso nao vou opinar. Concordo, sem reservas, que ninguem deve ser imune as criticas. Do Belmiro, eu pelo menos nao o critico, posso divergir ligeiramente mas é uma pessoa que eu admiro como profissional. Quanto ao Arsenio Henriques recordo-me de varias reclamaçoes na altura sobre a sua postura.
    Arlindo, , se o teu alerta faz sentido entao deve-se aplicar para todos, nao so para a Oposiçao.
    Amigo Gabriel, "ataques barbaros', "terrorismo psicologico", etc, parece-me linguagem demasiado robusta, é que esses termos nao sao usados quando os jornalistas do sistema deturpam e achincalham tudo o que tem a ver com a Oposiçao. Se ha sinais de intolerancia no MDM em relaçao aos jornalistas, certamente que os exemplos que aprenderam nao sao bons. Quando alguns de nos criticamos a intolerancia e a exclusao, nao nos cansamos de alertar para o perigo de a Oposiçao copiar essas posturas.
    Nuria Waddington Negrao, so posso por um like, gostei.
  • Arlindo A. Mondlane so me refero que nao se deveria de tirar um mau para pôr um possivel melhor, porque pode ser pior que o mau, (repito visitem a Iberia)....tiremos o mau para pôr o melhor, e o melhor tem que demostrar no dia a dia, e se vai tirando faiscas de intolerancia e incontinencia verbal, talvez, nao seja o melhor que pensavamos José de Matos
  • Gito Katawala Pelo que li aqui e noutros posts do Gabriel Muthisse, a indignacao surge do facto de o José Belmiro ter feito uma critica frontal ao Araujo Manuel. Num outro mural, om jornalista recebeu as explicacoes do Edil, mas parece que isso nao bastou para esclarecer ao indignado e escreveu um post dele criticando a intolerancia e incoerencia. Quanto a entrevista do Arsenio Henriques, eu vi a transcricao, nao achei nada de anormal, mesmo com a intervencao de jornalistas que eu respeito, nao achei nada de anormal, ate porque o Edil respondeu a altura.

    O que me espanta sao as suposicoes, supoe-se que os jornalistas estam a ser intimidados; supoe-se que que os que observam ou criticam aos jornalistas visados sao defensores so do MDM; e supoe-se que os militantes da FRELIMO sao injusticados. Bom, diz-se sempre que aparecem moscas eh sinal de que existe materia para lelas digerirem, e se o tamanho e a cor da mosca vai de pequena a grande e de cinzenta a verde, entao ha putrefacao mesmo!
  • Gabriel Muthisse Jose de Matos, vai ver o post de Edgar Barroso e respectivos comentarios. La aprenderá como se assassina o caracter de uma pessoa. Aprenderá como se condiciona a accao de jornalistas. La verá o que é intolerancia perante a critica. Quando é que vocês, ligados à oposiçao, vao aprender a avaliar o mal que se comete no vosso seio, sem liga-lo à FRELIMO?
  • Antonio A. S. Kawaria Gabriel Muthisse, agora é proibido cada um ter o seu ponto de vista sobre o jornalismo e jornalistas?
  • José de Matos Ainda nao vi o tal post do Edgar Mundulai Barroso, irei mais tarde, mas desde ja devo chamar a atençao para o uso de termos como 'nos" e "voces", isso é uma forma subtil de criar divisoes, aqui nao estamos a envergar camisolas partidarias. Eu ja concordei que ninguem deve ser imune a criticas mas, aqui e agora, devo recordar que ninguem da Oposiçao chamou os criticos de "apostolos da desgraça", "tagarelas", etc. Ponto! Penso que é altura de sermos TODOS mais tolerantes e menos sensiveis a criticas!
  • José de Matos Ilustre amigo Gabriel Muthisse, li tudo com muita atençao e nao consigo descortinar a razao da sua indignaçao. Se clamamos por tolerancia entao tambem devemos ser tolerantes perante as opinioes dos outros! Alguns acusam Arsenio de falta de professionalismo e imparcialidade, alias, ja tinha sido acusado dessa postura na entrevista com Daviz. Porque nao posso aceitar essas opinioes sem desconfiar de motivos dubios?
  • Eusébio A. P. Gwembe José de Matos, assassinato de carácter meu irmão. Lembra-se quando eu disse que notava uma crispação por parte dos jornalistas da praça? Faz bom tempo, afinal eu não estive enganado. É preciso parar com ataques direccionados só para um lado, ignorando e até elogiando outros casos similares quando convém!
  • José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, assassinato de caracter porque? Manuel de Araijo ate se saiu muito bem na entrevista! A questao que fica no ar é se o entrevistador faria as mesmas perguntas, no mesmo tom! Se queres falar de crispaçao, entao vamos recordar a constante manipulaçap e subserviencia por parte dos jornalistas/propagandistas do sistema.
  • Gabriel Muthisse Eu não estou indignado. A minha campainha simplesmente tocou quando senti, uma vez mais, laivos de totalitarismo e intolerancia. E, nos casos a que me refiro, de ataques massivos a José Belmiro e Arsenio Henriques, essa campainha tocou estridentemente.
  • Antonio A. S. Kawaria Mas o amigo Gabriel Muthisse acha que não está sendo intolerante? Porque as pessoas vão concordar quando o José Belmiro compara uma festa cultural e público com uma festa pessoal; um município e um país? Que o Belmiro não tinha procurado saber do que acontece em Quelimane? Por acaso, o amigo Muthisse viu alguém a criticar Gwaza Muthini e o seu canhu? Porque as pessoas não vão dizer que o Arsenio Henriques inquisitou na sua entrevista e que isso nunca fez aos governantes? Se o meu amigo acha que essas pessoas mentem, porque o amigo não trazer uma entrevista igual?
    Não é debatendo e com opiniões diferentes que encontramos os factos. Muzila Wagner Nhatsave continuou lá a dar a sua opinião e não vi nada de contrário. Até porque eu pude concordar com ele quando fosse para tal.
    É mentira que alguém possa molestar a José Belmiro ou Henriques...
  • Gabriel Muthisse Amigos Kawaria e Jose de Matos, debater não é chamar os outros de tolos, de vendidos, de pau mandados, de incompetentes, de enganados na profissao... Neste caso especifico, debater seria criticar objectivamente o trabalho jornalistico de Belmiro e Henriques, trazendo dados fundamentados. Conhecendo-vo ja de ha anos, creio que concordarao comigo que o insulto gratuito nunca configurou debate nem expressao de ponto de vista. Não me oponho a que se critique a opiniao destes dois jovens jornalistas. Mas a minha campainha anti-totalitarismo sempre vai tocar em caso de achincalhamentos politica e ideologicamente motivados.
  • Antonio A. S. Kawaria Amigo Gabriel Muthisse, volto depois ao tema.
  • Linette Olofsson A frelimo é que os ensinou! E até hoje continua ser intolerante a crítica, a diversidade política. Hoje já nada podem fazer senão tolerarem! Tenho muita simpatia por alguns camaradas, respeito-os, mas a frelimo me parece cansada e já sem ideias e sem discurso de governação, em vez de, saber unir as pessoas, os grupos, continua a tentar dominá-lo. A este propósito, como posso conseguir a revista Africa Report? Alguém me telefonou do estrangeiro dizendo que deveríamos comprar a revista, para além dos assuntos Mundiais, abordam questões sobre Moçambique, entre eles os recursos a sua problemática de exploração entre outras, e uma boa parte sobre o MDM e Daviz Simango. Será interessante ler. Ps.Tanto a frelimo como a renamo e mesmo alguns comentadores da praça, chamaram-nos alguns nomes, chegaram a dizer que era mais um partido, eu mesma nunca sonhei, cheguei a duvidar (depois da questão da exclusão feita por ambos os partidos -frelimo e renamo)... nós continuamos a lutar, nunca os respondemos, ignoramos, concentramos na nossa agenda, o congresso, foi o auge da nossa existência! As críticas são bem vindas, desde que elas sejam construtivas e nos ajudem a crescer. (não esqueçamos das causas que levaram a morte do grande e corajoso Jornalista Carlos Cardoso). Não entendo essa dos jornalistas pouparem o MDM.
  • Gabriel Muthisse Linette, irman e amiga, a FRELIMO não é intolerante. Quanto à Renamo, tu sabes melhor do que eu. Andaste muito tempo por lá.
  • Linette Olofsson Mano Gabriel Muthisse nem foi andar por lá apenas....acreditei como muitos outros no projecto Polítco para Moçambique depois do AGP e fomos todos defraudados! Nós fomos apenas a voz do povo que também acreditou e os apoiou.! Lamentávelmente tenho que discordar contigo Gabriel. Para além do que se vive em relação a oposição, veja o que se passou em Chokwé, Manica com as bandeiras, em relação as doações antes de ontem na Zambézia, o administrador nem sequer teve a ousadia de receber o Presidente do Município da Beira e Presidente do MDM para em conjunto doarem os bens. Se eu fosse administradora, não faria isso! Enfim sabes do que estou a falar. é uma pena! essas atitudes faz com as pessoas se distanciam...
  • Muzila Wagner Nhatsave Gito Katawala não se supos nada o Gabriel Muthisse escreveu e tem razão no que diz é só veres tu mesmo as reacções nos posts sobre a tal entrevista.chamam nomes ao Arsenio, pôe em causa o seu profissionalismo até caracter como se ele tivesse cometido um crime em apenas perguntar ao Edil se cumpriu com aquilo que prometeu. Os mais intolerantes são eles os detractores que acham que a oposição particularmente o MDM são imaculados e por isso impunes a criticas. isso só mostra que aqui não se trata de desejo de mudança mas sim de caras apenas. aliais o tribalismo, nepotismo e arrogãncia no seu seio ja não são segredo pra ninguém. A mudança é necessária sim, mas não de caras mas sim de mentalidades e atitudes. o própio Araujo disse isso na entrevista quando questionou o sloogan do partido, Moçambique para todos, ao referir-sea indignação mostrada pelos membros do MDM por ste manter no municipio gente fora do MDM. MA saiu-se bem na tal entrevista, mas deixou para mim uma ideia que não depende do MDM, mas sim da vontade do quelimanenses( ele é fiel aos seus interesses e não a partido algum.
  • Angela Maria Serras Pires Quando esses jornalistas perguntarem ao guebas porque e socio da tata e doutras 599 empresas e aos outros ministros todos porque existem dossiers publicos (e privados) entao ai estaremos em igualdade
  • Linette Olofsson Bom sinal! as coisas estão a mudar! já não há medo, muito bom mesmo. Não é preciso entrarmos em detalhes internos, isso diz-nos respeito. Gostei da entrevista do Araujo Manuel, tenho um comentário, mas o farei em forum próprio. O resto que o Muzila Wagner Nhatsave aqui levanta, não interessa comentar. Quem sempre queixou dessas atitudes somos nós, mas parece que pretendem inverter o estado das coisas...Muito bom sinal....termino.
  • Muzila Wagner Nhatsave não é conveniente pois a factos que provam a minha afirmação.
  • Linette Olofsson Ainda vai doer mais, vêm aí a autarquias e qualidade de Moçambicanos a serem apresentados. Assuntos internos discutem-se dentro da casa esse é o nosso princípio é conveniente!
  • Muzila Wagner Nhatsave pelos menos aprenderam algo connosco .assuntos tratam se em casa de facto. respeito. um abraço Linnette
  • Antonio A. S. Kawaria Antes, digam-me: Gabriel Muthisse e Muzila Wagner Nhatsave se a Frelimo não é intolerante. Afinal não foi a menos de um mês que o MDM foi atacado em Chókwè? Sejamos coerentes.
  • Muzila Wagner Nhatsave quem os atacou?
  • Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave e Celina Henriques não sabem de quem atacou os membros do MDM e a sede deste em Chókwè? Será verdade? Bem talvez um de vocês não saiba, mas não ambos.
  • Claudio Oliveira Amone Chivambo Akakakakakaka, Gabriel Muthisse, não me faças rir. Moçambique precisa ainda atingir o estágio do Pluralismo de ideias para podermos atinar sobre certas inferências que são aqui feitas. As minhas Saudações apartidárias.
  • Muhamad Yassine infelizmente a questao partidaria vai levar e trazer muitos amigos, nao consigo entender como as pessoas se mudam e deixam tudo de bom em nome de um partido , seja la qual for
  • Muhamad Yassine yes mano, estou a ler atentamente os comentarios aqui e sinto que por nao ter partido nenhum sou um extra terrestre aqui , mas epah, amizades sao desfeitas por causa de partidos etc
  • Claudio Oliveira Amone Chivambo hehehehe, alto ai. Asseguro-lhe que estamos juntos nesse barco. Considero-me um médico ao serviço de seus pacientes sejam eles Frelimo, MDM, Renamo,...Brancos, Negros, Mulatos,...todos têm direito ao acesso a serviços de saúde. Tenho bons amigos aqui, ainda que virtuais!
  • Muhamad Yassine nao perco minha dignidade por causa de partido nenhum e nao me atrelo a nenhum tambem, epah perde se postura por causa disso e parece que temos muitos porta vozes nesses mesmos partidos
  • Edgar Mundulai Barroso Muthisse, quando eh que vamos poder ter acesso a tua opiniao sobre o BANQUETE DOS INSENSIVEIS e sobre o CARNAVAL DO POVO QUELIMANENSE?

    A tua opiniao sobre a opiniao dos outros eh redondamente irrelevante aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

Dіd уou know that numeгous pеople who
happеn to be chаrgeԁ using a DUI are in а position to bеаt the charges?
You mаy well be able to reduce or dismiѕs yοur chargе,
if the authoritіes failed to follow ρarticulаг processeѕ.
It iѕ significant to diѕсusѕ with a DUI defеnse
attorney to comprehend youг options. In
order to hаve your situation evaluatеd by
an аttorney today complete a free DUI evaluatіοn.


http://klaniny.pl/tikі/tiki-inԁеx.
php?ρage=UserPagechеlѕeycr & criminal attorney orange county ny

Anónimo disse...

AlertID ѕuрpliеs а ѕystem to govеrnmеnt indiνiduals (State аnd local
http://alertiԁ.ωіx.cοm/alertid-free-app agencies)
and inѕti-tutionѕ оf hіghеr lеarnіng how to ѕhiр indiѵiԁual notіfi-catіons to сhoosе grouрs through
the ѕаfe website sіte. This characteristic emplοys
thе fax, е-maіl, tеxt and
ѕwitch out mеssaging AlertID app.
Fоr ex-amρle, а distriсt sherіff mіght proviԁе infοr-mation tо уour bаnd οf regional authoritiеs chіefs; univeг-sities could proѵіde inԁiviԁual and secuгe іnfor-mation to learners, faculty and staff alertid.com/join.

Anónimo disse...

Strong рublic alеrt and warnіng tools are essential to ѕavе lotѕ оf lives and safeguard housе during times of stаte, natіonal,
regional, аnd regionаl рroblems.
The Emergency Alert Systеm (EAЅ) is usеԁ by ωarning spеcialіsts to deliver warningѕ
viа satеllite, wire http://panορtic.
com/wіki/aolserver/Knowledge_Crisіs_Alert_Рrocеsѕ_And_Safetу_Measuгeѕ_іn_Us,
broаԁcast, anԁ wirelіnе emailѕ paths
safety alerts guide

Anónimo disse...

Stгong ρublic alert аnd waгning instruments are neсessary
to save lіves аnd ѕafeguarԁ proρerty during situations оf
ѕtate, nationwide, local, and regional problemѕ.
Thе Emergenсy Αlert Sуstem (EAЅ) is uѕed bу notifying authorities to deliνeг wаrnіngs νia
satellite, wіre http://calmandsafe.
com/?q=nodе/add, broadcast, and wіrеlinе communiсatіons tгails <a

Anónimo disse...

Resistant public alert аnd warning instruments arе cruсiаl
to truly save liνes and shіelԁ home during
occasiοns of stаte, соuntrywide, local, anԁ regionаl problеms.
The Emergеncy Alert Ѕyѕtem (EАЅ) is used
by alerting authorіtieѕ to mаil
warnings νia wireline emailѕ ucla public health graduate school walkωays, cable, satellite, аnd bгoadcast <a