terça-feira, 22 de janeiro de 2013

RECONCILIAÇÃO EM ACÃO

by Mamadú Baldé on Sunday, 28 October 2012 at 01:29 ·
Acontecerá no dia 10 de Novembro, entre às 14 e às 2horas, no Mercado da Ribeira, o Dia da Comunidade Guineense em Portugal. Esta é a segunda edição deste evento que contará com exposição, tertúlia, concertos, gastronomia e muito mais… em suma neste dia a Guiné-Bissau invadirá Lisboa.
Quando da Guiné-Bissau o que se fala são acontecimentos lamentáveis, louvado seja a vontade daqueles que recusam deixar-se levar pelo fatalismo de um destino traçado como tragedia. Não, não queremos negar a realidade e momento difícil que o país vive. Não negamos que lamenta-se a situação actual da Guiné-Bissau. Mas somos, e felizmente, conhecedores da força do nosso povo, merecedores do respeito das nossas comunidades e, acima de tudo, queremos seguir com acções no sentido de unir os guineenses em prol das coisas positivas.
Se a reconciliação é união em torno do que é essencial, do que junta os guineenses, daquilo em que nos sentimos orgulhosos. Então não existe dúvida que este evento é uma acção neste sentido. Este evento é um espaço comum de “guineendadi” onde não importam as divergências sobre as posições individuais de cada cidadão, mas sim o desejo de todos os guineenses: que não permite contradição porque todos queremos Paz e Estabilidade para a nossa nação.
Por outro lado, em último análise, temos como objectivo prestigiar as contribuições e as dinâmicas da comunidade guineense residente em Portugal, visando um dia ter no calendário da cidade de Lisboa a sua marca, com uma data reservada para comemorar a nossa presença prestativa e contributiva enquanto indivíduos e comunidade neste país.
Termino salientando que este não é mais um evento, nem mais um concerto. Aliás, é por isso que não optamos logo para convidar as pessoas oferecendo-lhes os grandes nomes da música da Guiné-Bissau que já confirmaram a sua presença. A nossa programação inclui várias acções e nem todas têm como objectivo diversão, pois acreditamos que devemos patrocinar reflexão e promoção da Guiné-Bissau Positiva porque somos, em nome da verdade, Reconciliação em Acção!

Saibana Baldé

Sem comentários: