segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

QUELIMANE - Apreensão de táxis-bicicleta na origem da controvérsia

 

A APREENSÃO de bicicletas que exercem a actividade de táxi, transportando pessoas de um ponto para o outro da cidade de Quelimane está a provocar rixas entre as autoridades municipais e a Polícia da República de Moçambique (PRM), na capital provincial da Zambézia.
Maputo, Terça-Feira, 22 de Janeiro de 2013:: Notícias
A corporação policial lançou no dia 30 de Dezembro último uma operação de recolha de todas as bicicletas-táxi com deficiências nos sistemas de travões e de iluminação, de forma não só de evitar a ocorrência de acidentes de viação, como também de obrigar os seus donos a sanarem os problemas mecânicos.
A operação foi desencadeada sem aviso prévio e, inicialmente, tudo indicava que era uma estratégia visando evitar a ocorrência de muitos acidentes de viação durante a transição do ano de 2012 para 2013. No entanto, a mesma prossegue no terreno nos dias que correm, envolvendo agentes da Polícia de Trânsito e de Protecção espalhados um pouco por todos os cantos da cidade.

Dados apurados pela nossa Reportagem indicam que só na transição do ano a PRM, na Zambézia, apreendeu 69 táxis-bicicletas que apresentavam deficiências mecânicas.
Entretanto, embora reconheça a boa intenção da operação, o Conselho Municipal da cidade de Quelimane mostra-se contrário à forma como foi desencadeada, nomeadamente a falta de uma comunicação com antecedência aos táxis-bicicletas e de uma informação e coordenação com as autoridades municipais.
 
OPERAÇÃO VISA REDUZIR ACIDENTES
O chefe das relações púbicas no Comando Provincial da PRM, Ernesto Serrote, convocou a Imprensa para esclarecer que a operação visa, fundamentalmente, evitar a ocorrência de acidentes de viação nas estradas da cidade de Quelimane. Segundo disse, muitos dos acidentes que estão a ocorrer nesta urbe são provocados pelos táxis-ciclistas que se fazem à rua sem o domínio mínimo das regras de trânsito rodoviário.
“Não estamos contra o exercício da actividade, mas há que observar regras de segurança na via pública. A perda de uma vida representa sérios constrangimentos para o país e para as famílias. Muitas dessas bicicletas circulam sem travões e, à noite, não têm dispositivo de iluminação”, disse Ernesto Serrote, para quem a corporação e outros segmentos da sociedade civil estão empenhados não só em sensibilizar os táxis-ciclistas, como também os automobilistas e a todos utentes da via pública para a necessidade de prevenir os acidentes de viação.
Entretanto, os operadores de táxis-bicicletas, entrevistados pela nossa Reportagem, consideram que a Polícia exagerou na medida porque, segundo afirmaram, há outras bicicletas em condições de circulação, mas que são apreendidas. Por isso, entendem que a motivação da Polícia para a tomada desta medida é outra.
Há dias, um grupo de operadores daqueles meios reuniu-se com o objectivo de iniciar a preparação da documentação da formalização da sua associação. Uma das acções agora em curso é um censo para apurar o número exacto dos operadores de táxis-bicicleta, com vista a desenhar um plano da sua formação em matérias das regras básicas de trânsito.
A cidade de Quelimane não tem transporte público urbano. Nas suas deslocações de um ponto para o outro da urbe, as pessoas fazem-nas através dos táxis-bicicleta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Kids will never get bored because these workouts have all the things what order does p90x
videos go kids love: for pointing out the relationship of the AFTER photos and supplement use.
If your new and want to stretches, yoga, plyometrics,
and cardio are followed in this workout system. It is secure and stable, and is easy about breathing, balance,
and staying focused.

Here is my website: %anchor_text%