quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

"Para que o Bem não se deixe por vencido"...: Voz da Rússia

9.01.2013, 19:21, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
'Para que o Bem não se deixe por vencido'...
RIA Novosti

Em Moscou foi inaugurado hoje, dia 9 de janeiro, o Festival Natalício de Música Sacra. No programa constam atuações de conjuntos procedentes da Rússia, Bulgária, Espanha e Ucrânia.

O certame que se prolongará ate o dia 24 de janeiro tem dois diretores artísticos – o ilustre músico Vladimir Spivakov e o Metropolita de Volokolamsk, Ilarion. Ambos perseguem o objetivo idêntico: fazer com que um evento desse porte se torne um palco de encontro entre a alma humana e o mundo da beleza, entre as culturas espirituais cristãs diferentes e, por fim, entre as culturas cristãs do Oriente e do Ocidente. Por isso, no âmbito do Festival, serão interpretadas as obras musicais de culturas, épocas e tradições eclesiásticas diversas. Estas serão apresentadas por coletivos corais da Rússia, Bulgária, Espanha e Ucrânia.
O atual Festival será aberto com algumas peças musicais criadas pelo Metropolita Ilarion que, diga-se de passagem, se formou pela Faculdade de Compositores do Conservatório de Moscou e já há vários anos que se dedica, em paralelo com o serviço pastoral, ao exercício de sua primeira profissão. O alto hierarca da Igreja Ortodoxa Russa afirma que o gênero musical é capaz de influenciar o mundo espiritual do homem.
"O conceito tradicional da missão eclesiástica se associa, antes de mais nada, ao pregador com o Evangelho ou um livro de prédicas na mão. Todavia, é sobejamente sabido que, ao longo de séculos, a Igreja falou ao Mundo através das obras de arte – ícones, frescos, versos e, com certeza, mediante a música. Não foi por acaso que, nos tempos soviéticos, a par da proibição da atividade da Igreja e da religião, foi proibida também a música sacra. Hoje em dia, a Igreja, por meio da música, continua propagando a Verdade e os valores eternos fundamentais."
Em 9 de janeiro foi interpretada uma das mais conhecidas obras da autoria do Metropolita Ilarion – o Oratório de Natal em que soam os textos sagrados dos Evangelhos segundo Mateus e Lucas.
O Oratório de Natal foi mais de uma vez interpretado em vários países, tendo alto apreço de músicos profissionais. Vladimir Spivakov comenta:
"Adoro a música da autoria do Monsenhor Ilarion. Temos partilhado as posições humanas idênticas na esperança de que, no prato da balança entre o Bem e o mal, acabe por triunfar o Bem."
Cabe notar ainda que na interpretação do Oratório de Natal participam o Conjunto Coral do Sínodo e os coletivos laicos – o Coro Russo Sveshnikov e a Orquestra Sinfônica Nacional Svetlanov.

Sem comentários: