quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O absurdo dos mega-projecto

O absurdo dos mega-projecto
Thopuito: Irlanda escondida em Moma
Nampula (Canalmoz) – Localizado na pacata localidade de Thopuito, posto administrativo de Larde, distrito de Moma, província de Nampula, o projecto das areias pesadas de Moma, revela-se pelas infra-estruturas e o nível de vida dos seus trabalhadores vindos de fora de Moçambique, uma cantinho da Europa escondido em África.
Thopuito fica a mais de 80 quilómetros da vila de Moma, uma vila sem nada, praticamente, tomando em consideração os ganhos que a exploração das areias pesadas poderia trazer para o distrito.
Para se chegar por terra ao Thopuito leva-se três vias. Os trabalhadores estrangeiros da Kenmare, multinacional a quem o Estado moçambicano concessionou a mina, chegam a Thopuito por via aérea. Os nacionais ou naturais de Thopuito e outros interessados percorrem por terra a via de acesso.
O Canalmoz esteve em Thopuito recentemente e, constatou que desde que em 2007 se iniciou a exploração a vida da população naquela zona não teve o desenvolvimento que se esperava.
“O comércio ficou nas mãos de pessoas oriundas na sua maioria da região sul do país” e, os preços dos produtos de primeira necessidade dispararam abusivamente.
Desde que a mina entrou em actividade plena, a agricultura passou a ser um mito em Thopuito, pelo facto de os camponeses não terem espaços para o efeito. Queixam-se de que lhes foi retirada a terra e e as casas que lhes foram atribuídas consideram um “desrespeito pela dignidade da pessoa humana”.
Os espaços outrora usados para a prática da pastorícia e para a pesca, hoje são de acesso vedado à população, segundo apurou a nossa Reportagem em Nampula.
Volvidos setes anos a população de Thopuito reclama dia e noite para que os seus direitos sejam valorizados. Dizem que não estão contra a exploração daquele recurso natural, “mas, deve ser feito de forma sustentável”.
De acordo com Lima, líder tradicional no bairro de Tibane, um dos nove que compõem a localidade de Thopuito, “a situação do desemprego é preocupante, considerando que antes do inicio da exploração das areias pesadas de Moma, o sustento e a sobrevivência era suportado pela agricultura, pesca e pastorícia, actividades que perderam espaço para a mineradora”.
A tecnologia usada na exploração das “areias pesadas” não permite a absorção de mão-de-obra não qualificada, ou então, especializada, pelo que emprego para os nativos de Thopuito só mesmo para limpar o chão, ser guarda, ou qualquer outro biscate com a duração máxima de cinco dias.
Infra-estruturas públicas e serviços básicos
Os serviços básicos que o Estado, através do Governo, deve garantir aos cidadãos são quase que na totalidade inexistentes em Thopuito.
Os serviços de saúde e educação funcionam em condições deploráveis.
Uma escola para o nível básico foi financiada pela Kenmare, mas a infra-estrutura é deveras desconexa com o nível de desenvolvimento. Esperava-se que a Kenmare fizesse uma obra compatível com os rendimentos que ali está a tirar da exploração das areiras pesadas, mas a escola construída está muito aquém do que se esperava.
O único hospital construído na região foi graças as campanhas de sensibilização e pressão feitas por organizações da sociedade civil.
Para além da fábrica erguida nas matas litorais de Thopuito, um acampamento luxuoso está construído no meio daquela localidade. A vida é aqui muito diferentes da que usufrui que vive nos arredores desta área residencial.
Numa apreciação das oportunidades comenta-se que os trabalhadores privilegiados da fábrica vivem uma vida de “5 estrelas” enquanto os nacionais sem especialidade alguma e a população em geral, vivem em condicções más por isso dizem que a exploração de “areias pesadas” que se esperava que fosse trazer desenvolvimento, tornou-se “uma maldição”.
Lima disse ao Canalmoz que a assistência médica pode ser encontrada na sede do posto administrativo de Larde que fica distante da comunidade e, não há transporte para ir até lá. Ou então tem de se ir à vila de Moma, cuja via de acesso está completamente danificada.
O desespero das mulheres
As mulheres estão em situação extrema de vulnerabilidade, pelo que o estado das crianças é de cortar o coração à faca.
Algumas mulheres falaram ao Canalmoz e, afirmaram que a vulnerabilidade com se debatem as joga na prostituição, considerando que muitas delas são solteiras ou viúvas, pelo que a sobrevivência familiar depende da prostituição.
O recurso à prostituição é ligado ao facto de a prática agrícola não estar disponível em Thopuito e não haver possibilidade de praticar nenhuma outra actividade de rendimento. (Aunício da Silva)

Sem comentários: