domingo, 6 de janeiro de 2013

Nao "paguemos" a factura

Yesterday via
Xiiiiiiii

Esse camarada Manguele
Ministro da Saude mete "pena"
Epa, essa de ter k negoceiar melhores condicoes pros profissionais da saude com uma contraparte composta por profissionais nao do servico publico mas de organismos internacionais ee dose!!

So espero k o bom senso prevaleca e noos o povo nao "paguemos" a factura.
Parte superior do formulário

1 · · Share
Muhamad Yassine na falta de capacidade de trazer o melhor para o povo tem que se negociar o ridiculo
Taisse Sigaúque Epa, ee lixado isso.
Pessoas cpm bons salarios e em $ sao as mandatadas pk eleitas pra negociar mais umas quinhentas para os medicos do servico publico.
Sim, algo nao bate certo
Friday at 22:15 via  · Edited ·  · 1
Rebeca Cipriano Mashava Tambem notei k ficou nervoso com o cenário. Diz k esses estao a agitar o pessoal dele!! Eishh
Friday at 22:16 via  ·  · 2
Taisse Sigaúque Muito agitado mana Re. Eishhhh.
Depois dessas chuvas vem a malaria, diarreias, ano escolar ai a portas e uma greve na saude a pairar...
Muito mau!!
Friday at 22:20 via  · Edited ·  · 1
Andre Dimas Mto preucupante esta revela;cao do Ministro, ao ser verdade alguma legitimidade nisto..?
Friday at 22:22 via  ·  · 1
Chil Emerson David SAO GARRIDO,por onde andes?
Taisse Sigaúque Pois mano Dimas.
Os proximos dias e passos adivinho muito tensos.
E o Ministro me parece algo "enfraquecido".
Nao me pareceu k falasse de negociacoes na verdadeira acepcao...
Welll, aguardemos
Friday at 22:29 via  · Edited ·  · 1
Rebeca Cipriano Mashava Tomara k nao cheguemos ai!
Friday at 22:28 via  ·
Taisse Sigaúque Deus te oica mana Re. Deus te oica!!
Friday at 22:37 via  ·
Taisse Sigaúque Pois Chil Emerson David parece k o Dr Ivo Garrido aguentava melhor estes embates com a classe. Dai os champagnes explodidos no dia k deixou de ser timoneiro da saude. ...
Friday at 22:39 via  ·  · 6
Manecas Tiane querendo eu perceber bem! foi negoceiar com nossos dontores acompanhado de doadores?
Rebeca Cipriano Mashava Manecas, pelo k percebi, estavam la medicos k ja andam nas ong's! Que estao ja fora do sistema. E ao entender do ministro, estes muito bem pagos nas suas organizacoes, estao a colocar minhocas nas cabecas dos k estao no sistema nacional.-nao sei se percebi mal!
Friday at 22:48 via  ·  · 2
Manecas Tiane ta certo! reconheço dificuldades de dizer algo...mas é preocupante...a dois dias li a entrevista do Prof. Chilundo, um dos Vice Ministros da Educação que zela mais pelo ensino superior e fiquei igualmente limitado!
Taisse Sigaúque Pois MT os "dontores" k compoem a equipe negocial e representam a classe ja nao servem pelo Estado. Sao medicos a meio tempo pk empregados de organismos internacionais e, consequentemente com outras condicoes para alem das k o MISAU pode pagar e oferecer aos seus quadros. A "conversa ta a ser de surdos" entre estes (representando a classe) e o Governo
Friday at 22:56 via  ·  · 1
Aniceto Massinga Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são
os fatores que destroem os seres humanos.

Ele respondeu:

A Política, sem princípios;
o Prazer, sem compromisso;
a Riqueza, sem trabalho;
a Sabedoria, sem caráter;
os Negócios, sem moral;
a Ciência, sem humanidade;
a Oração, sem caridade.
Friday at 23:26 via  ·  · 6
Manecas Tiane por acaso precisamos muito desses complementos todos que colocas Massinga!
Bayano Valy paguem aos médicos o que valem. fogo pá, custa isso?

porquê acham que alguns médicos estão a trabalhar para ong's? acham mesmo que o que recebem no sistema nacional de saúde é digno? paguem aos médicos o que merecem...

manguele que encontre outros argumentos. os que estão fora do sistema são também médicos e é bom que estejam fora porque assim não sofrem as pressöes que os outros devem estar a sofrer. aliás, isso mostra que estão preocupados com a classe
Yesterday at 00:06 via  ·  · 3
Manecas Tiane Concordo Bayano Valy! Por alguma classe profissional que se comece a pagar....e gradualmente...
Bayano Valy se fossem aos hospitais para verem como se morre porque os médicos eståo a fazer uma greve silenciosa, juro que não apoiavam o ministro. gente, está-se a morrer. algumas mortes podiam ser evitadas
Yesterday at 00:28 via  ·  · 3
Marlene Momade Cncordo nos hspitais xta mal, a greve é silenciosa e pagams nos inocents. Ao envés d darem carros anuais zerinho aos deputados, deveriam pegar no valor e pagar o q é digno aos noxos médicos. O q leva os médicos a prcurarem ongs é a prcura d mlhores cndições salariais. Eles q pagem e parem d reclamar.
Yesterday at 04:13 via  ·  · 1
Ximbitane Wa Mitumwane Tamos condenados!
Taisse Sigaúque Nota: Aniceto Massinga ee esposo de uma meedica. Sabe o k diz....
Marlene Momade Eu xt no hspital agora a xpera q m colokem um novo gesso e xt ak a xpera e nada. Ja xtamos a sofrer e somos inocents.
Yesterday at 07:13 via  ·  · 1
Taisse Sigaúque Pois.... Nesse impasse entre medicos e governo, no meio deles esta o povo.
Ee nele k reside a minha preocupacao pois, pelo k vi ontem, o Sr° Ministro ta nervoso e claramente sem estrategia negocial pra contrariar seus colegas de bata branca.
Jaa os medicos, parece- me k se prepararam minuciosamente, desde a escolha de seus representantes (verdadeiros peso pesados) atee a escolha dos assuntos a discutir. .
Conheco e deacordo com a justeza da causa mas completamente discordante com as consequencias duma greve, pior ainda qdo disfarcada (a tal de greve silenciosa).
SOCORRO!!!
Yesterday at 07:29 via  · Edited ·  · 1
Sergio Padeiro Concordo k o salário dos médicos deve subir porque ganham mal e prontos. Não concordo k se diga k o salário deve subir pork os deputados, militares ou motoristas ganham bem, não não mesmo. Isso eu considero de ipocresia pura...afinal se se baixar o salário dos deputados e não subir o salário dos médicos tudo estará bem? Axo k não. K se aumente o salário dos médicos e nada de comparacoes
Taisse Sigaúque Boa Sergio Padeiro
Nhecuta Phambany Khossa Sigaúque, e verdade que os médicos precisam da melhoria das suas condições. Mas, o processo tem que ser conduzido com calma, com dialogo e sem chantagens. E neste aspecto que o ministro Mangualde chamou atenção.
Yesterday at 10:46 via  ·  · 2
Taisse Sigaúque Concordo plenamente, alias, o Estado deve olhar pelos medicos, pelos professores, carpinteiros, artesaos etc etc
22  via  ·
Manuel Mendes Chantagem significa negociar com prazos e metas para atingir? Nao Nhecuta isso nao e' chantagem e' seriedade, porque nao se pode negociar eternamente nem mesmo sem metas a atingir.
21  ·  · 1
Nhecuta Phambany Khossa Caro Mendes, um dos pontos exigidos pelos médicos e o seu estatuto. Estamos a falar de algo que e aprovado por decreto do governo. Trata se de um diploma legal, para cuja concepção leva o seu tempo até a aprovação. E preciso estar por dentro do assunto para perceber este assunto.
21  via  ·
Taisse Sigaúque Pois Manuel Mendes... estrategia negocial.
Ee um "Must" ter e definir uma qdo se vai a grandes embates. Soo o facto de uma das partes ter uma estrateegia bem definida e a outra nem por isso , comeca a mostrar pra k lado pende a balanca.
No caso concreto, eu repito, os meedicos prepararam-se e muito bem.
Jaa o Gov..... ta completamente desnorteado, parece-me
20  via  · Edited ·
Américo Matavele Acho houve traição pela parte dos médicos. O Governo desenhou uma expectativa em termos da materia e composição da equipa negocial. Os médicos trouxeram pessoas "doutro lado", que aparentemente tem parâmetros de medição fora da capacidade estatal. Os médicos que estao no SNS é que deviam estar a frente, aliás eles é que "sentem na pele" o tal salário baixo. Agora essa de chamar gajos com outras regalias extras? Eish . Isso é como chamar Mexer de lá em Portugal para discutir o aumento do salário dos jogadores do Moçambola . Ele vai falar em euros .
20  via  ·
Taisse Sigaúque Hummmmmm Americo Matavel cada um escolhe a quem bem entender pra falar por si.
Sao mredicos? sim.... Estao inscritos na ordem? sim.... E finalmente, tem mandato e confianca dos colegas? sim.....
Prontos, equipa definida. Agora assuntos pra pauta, isso sim, devem ser consensuais e parece-me k o Gov conhecia e ha muito as reivivendicacoes.
Faltou estrategia por parte de um dos intervenientes, temos k reconhecer.
19  via  · Edited ·  · 2
Nhecuta Phambany Khossa Matavele, concordo com o seu ponto de vista. Efetivamente os médicos do SNS trouxeram para a mesa de negociações os médicos desertores, os tais que fugiram para as ONGS, Usaid e outras agencias internacionais. Que legitimidade tem tais médicos. O caderno reivindicativo e dos médicos, mas não todos, porque o limite e o SNS. Nem todos os formados no ISRI estão na diplomacia. Muitos pululam por empresas e organizações. Ora se por ventura houvesse ameaça de greve de diplomatas ou especialistas em relações internacionais que trabalham para o Estado, e obvio que os que estão no setor privado não seriam chamados.
19  via  ·  · 1
Américo Matavele Acho que uma estratégia desenha-se com base em expectativas. O Governo pegou em documentos DELE e não contou com os das ONG's. Ele esperava um papo com base num certo mínimo. E o que lhe aparece a frente? Será que o problema é na Associação ou é nos médicos do SNS? Pois! A associação é "multicultural", e o governo tem os seus próprios termos de referência. E São estes que usou. Essa de trazer gajos que literalmente "arrebentam a escala", é má fé deles. Há uma escala, e que essa seja a base.
19  via  ·
Nhecuta Phambany Khossa Sigaúque, a ameaça de greve foi feita pela associação medica e não pela ordem. São duas entidades distintas. Informe se melhor. O Dr. Arroz (mpunga) e presidente da associação medica. Não vem ao caso que a ordem através do seu representante veio dizer que reconhecia as reivindicações dos médicos, mas apelava ao dialogo, porque o SNS não pode parar. Podia haver muitas mortes nos hospitais.
19  via  ·
Manuel Mendes Nhecuta, a aprovacao do estatuto nao e' em si nenhum milagre nem mesmo demora dias. Alias os medicos teem ja a proposta o governo ja devia ter no minimo uma comissao para debater com os medicos a dita proposta. Por outro lado mesmo demora tempo "Repito" nao deve ser eterno e o governo ainda nao apresentou o seu horizonte temporal.
19  ·
Nhecuta Phambany Khossa Mendes, a não ser que vexa seja medico ou parte interessada no assunto. Eu tenho informação diferente da sua. Ha sim propostas feitas pelo Governo. Vexa sabia que a proposta dos médicos tinham entre outros aspectos os seguintes: não formar bicha nas repartições publicas, devendo ter um atendimento privilegiado, não ser revistado nos aeroportos e fronteiras, não pagar bilhetes nos machimbombos, ter descontos nas passagens áreas da lam, ter passaporte diplomático. Ora, tais reivindicações afrontam a lei e por isso foram removidos e foi preciso haver um debate que levou o seu tempo.
19  via  ·  · 1
Américo Matavele Passaporte diplomático? Eh eh eh eh... Há com cada chantagem, pá.
18  via  ·  · 2
Taisse Sigaúque Nhecuta Phambane Khossa, obrigada pelo conselho, informarme-ei sim pese embora nao perceba de onde tirou k a ameaca de greve fora feita pela associacao e nem sei onde ter-lhe-ia feito depreender k, pra mim, a associacao e a ordem eram a mesma coisa. . Efectivamente, o k keria elaborar sobre ee mesmo em torno das consequencias, para noos o povo, deste clima de greve.
Como pode aferir das intervencoes k aqui houveram, mesmo se falando de "ameaca de greve" , jaa existe, efectivamente, uma silenciosa em curso.
Todos os "organismos" ker sejam a associacao, ordem, o Governo, se pra aki vieram (vierem) ee tao soo e somento no intuito de a eles pedir bom senso e discernimento.
A bem da saude publica e a bem da nacao.
18  via  · Edited ·
Nhecuta Phambany Khossa Sigaúque, estamos juntos no tange a defesa da saúde publica, do SNS.
18  via  ·  · 1
Nhecuta Phambany Khossa Manuel Mendes, a quantos e que anda a saúde em Angola? Parece que temos problemas comuns, ainda que vocês em Angola, tenham muitos dólares para dar. Já resolveram o problema de transito intenso em Luanda? E a situação dos vistos para Angola já esta melhor? Ouvi dizer que em Angola ha festa sempre que um ex general atinge 100 milhões de dólares na sua fortuna pessoal.
18  via  ·
Taisse Sigaúque Sim sim.
Os medicos municiaram-se e claro k extravasaram.
Ee normal assim proceder-se nas negociacoes. Assim "perde-se" tempo a cortar o superfluo e qdo se atinge o cerne, a exaustao e ruido de partes externas ( o k noos estamos a fazer) acabam pressionando e forcando a assumpcao de compromissos.
Sao tecnicas de negociacao, os meedicos estam a usa-las.
18  via  · Edited ·
Nhecuta Phambany Khossa Sigaúque, essas técnicas são usadas por bandidos nos raptos. São usados por rebeldes em negociações de paz. Como bem sabes porque parentes seus estiveram envolvidos na guerra, do lado das tropas do Governo, enquanto decorriam as negociações em Roma a Renamo ocupou salvo erro a lalaua em Nampula. Usou armas químicas ao lado de comandos Sul africanos na sua base de ngugwa em Magude. Tudo isto para pressionar o Governo a ceder em alguns aspectos. Não este o comportamento que se espera dos médicos. Eles devem ter outra sensibilidade. Prestaram juramento perante a pátria para servir o povo
18  via  ·
Taisse Sigaúque yuuuuuuu...... Conheces meus parentes!!! Epa, tens k te destapar, preciso ver-te a "face". lol



Agora, voltando ao post eu diria k nao, qdo vamos negociar temos k nos armar pra arrebatar qualquer argumento. Como bem dissestes, o gov. conhece essas "tecnicas", nao se deve deixar surpreender, de novo. Ee preciso desencorajar o inimigo, alguem k meus pais trilharam trincheiras dizia isso frequentemente. Isso ee k ee negociar, adiantar-se pra evitar ser exposto em cadeia nacional, visivelmente nervoso e com "as calcas as meias". PS: Por "inimigo" entenda-se qualquer oponente, contraparte
18  via  · Edited ·
Celina Henriques O Povo serah assistido sim! ser chefe eh isso! saber lidar com algumas situaçoes atipicas
17  ·  · 1
Nhecuta Phambany Khossa Sigaúque, fui protegido militarmente pelo Sigaúque militar em Magude.
17  via  ·  · 1
Taisse Sigaúque Voceh Celina nha mana. 2013 abencoado querida
17  via  ·
Celina Henriques bem mesmo!
17  ·  · 1
Taisse Sigaúque Epa!!!! Pois, meu papy esse. Senti mta falta quando ele praticamente se mudou pra Magude. Lembro-me do dia do paiol e noos sozinhas em casa e papy veio nos ver dia seguinte. Hummmmm....... Prazer em conhecer e well come a minha lista de amigos
13  via  · Edited ·
Nhecuta Phambany Khossa O teu pai varreu muitas bases da Renamo naquela região e libertou o povo dos bandidos.
17  via  ·  · 1
Nhecuta Phambany Khossa Voltando aos médicos. A greve anunciada e ilegal. Soube que os médicos invocaram a lei do trabalho que não se aplica na função publica. Enquanto não for aprovada a lei do sindicalismo na função publica, que na sua proposta prevê a matéria da greve neste sector, não pode um funcionário publico aderir a greve. Estes médicos estão a violar a lei.
17  via  ·  · 1
Taisse Sigaúque Ilegalissima!! Nisso tamos claros: ha doentes por salvar!!
16  via  ·
Taisse Sigaúque Celina chefe deve se fazer valer. Deve ser punjante e enfatico. Nao precisa ser arrogante e nem mal criado, mas seguro das posicoes k defende e deve transmitir confianca.
Ora, este dossier ee antigo, penso k nao deviam aparecer e nem encontrar ao Gov. em contrapee. Senao todas, 99, 9% das variaveis desta equacao deviam ser dominadas pelo governo. Ser dominadas significa ir a mesa com o antidoto a perscrever.
E mais, k ee na verdade o k pra mim resulta claro da aparicao do sr. Ministro ontem: Estado ee Estado e revestido de "Ius impere".. Se o Estado vem se queixar perante as cameras pk uma classe ker se abster de trabalhar, amanha vamos ter os professores e nesse ritmo atee militares, policia e quica, deputados a "grevarem" porque auferindo salarios nao condignos. Como disse, e reitero, k se pense no povo e por favor, alguem, k por culpa de ninguem, k se faca valer e impor.
Nao brinquemos com vidas humanas.
13  via  · Edited ·
Taisse Sigaúque Agora vou dirigir. te logo
16  via  ·
Celina Henriques Prefiro nao resposnder por razoes obvias
16  ·
Celina Henriques um dia compreenderas!
16  ·
Celina Henriques vai dirigr porque a minha resposta podia tirar-te as forças para pegar volante
16  ·
Celina Henriques Da bancada tudo eh facil e todos temos solução... mas em campo o cenário é outro!
16  ·
Bayano Valy é bom ter-se cuidado aqui no que se diz. esquecem-se que amanhã poderão ficar doentes e hão-de se emcontrar com os mesmos médicos que hoje tentam vilipendiar. cuidado vocês.

tenho amigos médicos que estão aqui no facebook. cuidado vocês.

ps: essa cena de passaporte foi cena do hélder martins que já tinha perdido benesses.
na associação dos médicos o único fora do sistema é o arroz.
16  ·  · 1
Celina Henriques Bayano! cuidado voce quando pensa que es tem razao em tudo que fazem soh porque podemos ficar doentes e parar ao hospital!
16  ·
Celina Henriques tens certeza? ainda bem que vens ter comigo! provo-te o contrario!
16  ·
Bayano Valy Celina preste atenção. tu tens informação privilegiada, sim. eu também tenho informação privilegiada do meu lado. ainda estou à espera de colectar a informação do lado do governo.

quando falo do arroz estou a falar dos órgãos sociais. o arroz é o único que está fora do sistema.

continuo a dizer: cuidado mas muito cuidado mesmo.
15  ·  · 3
Celina Henriques Tu sabes! eu nao sei nada e não tenho informação previlegiada nenhuma! força ai com os progonosticos!
15  ·  · 1
Celina Henriques Alias, as informações que tenho são aquelas que todos que houvem radio, veem tv e leem jornais tem! não tenho outras!
15  ·  · 1
Bayano Valy sabes bem que isso não constitui a tua verdade. bem disseste acima que não podias comentar por razöes óbvias. que razöes óbvias podem ser essas?

ademais, o que significa "um dia compreenderás"? só quem tem uma parte ou todo o dossier é que pode fazer tal afirmação. portanto, não cabe que a informação que tens vem da rádio, tv e jornais
12  via  ·  · 1
Taisse Sigaúque eheheheheheh Bayano Valy!!!! Meu cunha, vamos la voltar pro post
11  via  ·
Curtis Chincuinha todos lutamos para que os medicos tenham vida condigna, mas sem estupidez nos apetites, o governo ja pois na manga mil dolares em salarios e renda de casa paga, isso eh muito para um pais pobre, para um estado que vai buscar dinheiros la fora mesmo para comprar medicamentos!
Com todo respeito, temos que pedir patriotismo nestes tipos da saude. afinal nao sabem que todo aparelho do estado mal paga e que esta situacao de magros salarios eh para todos.
Agora so porque sao medicos devemos babar diareas mentais e mijar dinheiro com impostos que nao temos?
11  via  · Edited ·
Bayano Valy os sete milhöes donde é que saíram?

o que se julga que seja patriotismo mesmo? muito interessante
7  via  · Edited ·
Taisse Sigaúque Hummmm.... isto ta mau. Um amigo comentou a 15 min k no HCM desde as 3 porque a irma tava la desde as 22 com a filha de 9 anos asmatica e nada de assitencia. Solucao foi dirigirem se a uma clinica. epa!!!! Bom senso, k o bom senso prevaleca mrus amigos e manos
5  via  ·
Celina Henriques Bom senso eh o que mesmo?
3  ·  · 1
Taisse Sigaúque Bom senso seria os medicos terem consciencia do ser dever e saberem k os doentes precisam deles e, em contra partida, kem de direito, tomar a peito as suas reivendicacoes.
Este claro, ee o meu ponto de equilibrio, o k nao obsta k a Celina tenha o seu, o tal de ponnto de equilbrio, o bom senso.
2  via  · Edited ·  · 1
Manuel Mendes Taissa sigauque, parece que esta na hora de reever o termo BOM CENSO. em nome do bom censo uns tem tudo os outros nao teem nada, uns comem os outros passam fome, uns roubam no INSS e nada lhes acontece. O bom censo tambem permite que os bancos facam imprestimos com juros proibitivos e ninguem poem ordem. Este bom censo parece que tem problemas de JUSTICA SOCIAL
2  ·  · 1
Ido Alfred bom senco e espera a sua vez mana celina henriques...mano manuel mendes aprovado.
2  ·
Celina Henriques Hehehehehhee... eish! nada pah!
2  ·  · 1
Américo Matavele Aqui só falta alguém escrever "bom sono". Kikikikikikiki...
about an  ago via  ·  · 1
Taisse Sigaúque yuuuuu.... mesmo Americo Matavele... roubos, bancos, emprestimos, INSS ???????
Aqui o assunto ee a greve dos meedicos.... kkkkkkkkkkkkkkkkk
about an  ago via  · Edited ·

Parte inferior do formulá
 

Sem comentários: