segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Mobilizemos o País contra o culto da personalidade a Armando Guebuza!

Editorial
 
Maputo (Canalmoz) – Estamos chocados e profundamente preocupados com o rumo que as coisas estão a tomar no nosso País! A transmissão pela Televisão de Moçambique, a TV pública nacional, da festa dos 70 anos de aniversário de Armando Guebuza que é actualmente o Presidente da República, é, quanto a nós, a prova mais evidente de que se está a enveredar no País pelo culto da personalidade a um figura que só encontra paralelo no ridículo ambiente político norte coreano, em pleno século XXI.
Guebuza tem estado a convocar a todos os moçambicanos, rumo à sua consagração como líder espiritual moçambicano, como o mundo de habituou a ver na Coreia do Norte com os falecidos ditadores: Kim Il Sung e seu filho Kim Sung Il.
A TVM, paga pelos nossos impostos transmitiu, durante aproximadamente 8 horas (das 12 horas as 19h20 de ontem) o banquete dos 70 anos de Armando Guebuza, na Ponta Vermelha e difundiu todas as intervenções de louvores a Guebuza. Ora pela “clarividência”, ora pela “celestial postura”, ora pela “episcopal sabedoria” com que nos dirige rumo ao desenvolvimento. Simplesmente ridículo! Simplesmente um atentado à República!
Tratou-se de um dispêndio de meios do Estado que facilmente nos leva a entender porque depois não há dinheiro para se pagar melhores salários aos professores, aos médicos, aos enfermeiros, aos polícias e de uma forma geral aos funcionários públicos. Assim entende-se melhor porque não há dinheiro para se repararem infra-estruras públicas e cuidar-se dos desfavorecidos.
É de estarrecer qualquer cidadão medianamente lúcido tão degradante espectáculo que ontem nos foi dado ver pela TVM.
Pagamos impostos por um serviço público de televisão profissional e de rigor e dão-nos um dia inteiro de kim-il-sunguismo.
Passou-se um domingo com a TVM a promover a estupidificação de milhões de moçambicanos por causa das benesses de que os seus gestores usufruem no banquete do poder.
Ontem, mais do que a uma festa de aniversário de um cidadão a quem assiste o direito, como a outro qualquer, de a celebrar em alegria e felicidade com os seus familiares e amigos, assistimos a um vergonhoso acto de endeusamento do aniversariante.
É preciso que os gestores da TVM tenham mais respeito para com os moçambicanos!
Qual é o interesse público da festa do aniversário do senhor Armando Guebuza?
O que muda na vida dos moçambicanos as pomposas festas do senhor Armando Guebuza?
Afinal o cidadão-presidente está para servir o País ou nós cidadãos é que existimos para o servir?
Que inversão de valores está esta governação a querer impingir-nos?
A TVM não teria estado a prestar melhor serviço ao País se tivesse mostrado antes as milhares de famílias que não têm onde dormir, nem que comer por causa das chuvas, para promover uma onda de solidariedade nacional que as tire urgentemente do grande sofrimento por que estão a passar?
Que Governo é este que num momento em que centenas de famílias sofrem abandonadas e votadas à sua triste sorte, celebra com pompa o aniversário de um cidadão, só porque é circunstancialmente chefe de Estado, gastando o que se diz não haver para permitir melhor vida aos que sofrem?
O Senhor Armando Emílio Guebuza está a usar dinheiro do povo para dar festas para o venerarem. É este, o absurdo da insensibilidade que caminha de mãos dadas com quem nos dirige.
Numa altura em que deveríamos estar todos a estudar formas de ajudar os nossos compatriotas e seus filhos menores que vivem um autêntico desespero por causa das enxurradas, preferem convocar cultos de exibição de poder absoluto.
O poder absoluto só conhece um processo de recompensar a virtude: esmagar quem devia ser servido. Isso tem uma explicação: é que o déspota, tendo sido homem (auto atribuiu-se a transcendência) exige aos homens que se curvem e o adorem num espectáculo servil com o qual o próprio, colhe incenso e insígnias que o confirma na condição de todo o poderoso. Trata de exigir que seja chamado filho mais querido do seu País.
Oliveira Salazar, o ditador que impediu a independência nacional, também era o filho mais querido dos portugueses que se serviam do Estado Português, na altura o Estado que nos colonizada. Recebeu louvores e palmas orquestrados pelo seu domesticado público, endeusado pelos seus sucessivos governos e pelas elites que usufruíam do Estado. Não deixemos que isso aconteça connosco! É imperioso que combatamos o culto de personalidade e que lutemos por promover um Moçambique moderno.
Enquanto louva-se o “todo poderoso” em pomposos banquetes, há gente sem esperança cá do lado de fora. É essa gente que se está a enterrar enquanto se endeusa quem já se julga dono e senhor do País.
Há famílias desesperadas na Polana Caniço e pelo País todo a que nem sequer caixão têm para enterrar seus filhos que perderam a vida por causa das chuvas, mas há quem teima em ser o salvador dos moçambicanos promovendo o seu endeusamento.
A milhões de moçambicanos na pobreza é dado ver pela televisão pública como comem bem os que se banqueteiam com o dinheiro dos nossos impostos, em vez de usarem os escassos fundos do Estado para obras, essas sim, de enorme interesse público.
É isto que querem fazer crer aos Moçambicanos que se trata de “inclusão”?
É a isto que chamam de luta contra a pobreza absoluta?
O dia-a-dia mostra-nos e este espectáculo de ontem confirma-o em absoluto que Moçambique está longe de dar golpes à pobreza.
O Governo que temos, como ontem nos foi dado ver da Ponta Vermelha, está a golpear milhares de Moçambicanos, piorando cada vez mais a sua condição de miséria, ao gastar indevidamente dinheiros públicos.
Não há unidade nacional que se edifica perante tamanha falta de sensibilidade e de falta de respeito.
Nós recusamo-nos a ser cúmplices desse festival de hipocrisia e vampirismo.
Nós dizemos não ao culto da personalidade!
Achamos legítimo que o cidadão Armando Guebuza celebre o seu aniversário em Paz e no conforto da sua Família e dos seus amigos. É um direito de qualquer cidadão celebrar a vida em festa e alegria. Mas como chefe de Estado ele devia ser o primeiro a recusar pompas das que ontem nos foram mostradas pela Televisão Pública. Devia ser o primeiro a mostra ao País que o Estado não é para ser usado em benefício próprio de quem está investido de responsabilidades públicas. (CanalMoz)

Sem comentários: