terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Meu acaso contra o fundamentalismo cristão - Parte II

 
by Danilo da Silva on Tuesday, 30 October 2012 at 08:57 ·
“Deus fez a Eva como companheira do Adão!!!!!!!! E ñ joão ou antónio como companheiro do Adão....” Jovem, estudante 22 anos. A minha questão é: Se tudo que existe à face da terra é obra do criador não serão António e João obras do mesmo? Este argumento parte do pressuposto que se Deus não endossou a homossexualidade no princípio do mundo, logo deve condená-la.

“A crença pode esconder a intolerância especialmente entre os fiéis de uma dada religião que rejeita a racionalidade” (Bowell, John - Christianity, Social Tolerance, and Homosexuality- 1980”

A ciência diz-nos que o universo surgiu de uma explosão, que tem bilhões de anos, que o mundo é redondo e o Homem é o resultado de um processo evolutivo de milhões e milhões de anos.

O criacionismo (do cristianismo) por outro lado diz-nos que Deus criou o mundo e tudo que nele existe incluindo o homem em sete dias - somente o homem macho, pois a coitada da Eva só apareceu , como um apêndice, na semana seguinte, e deve ser por isso que existem fosseis de coelhos datados no período do pré-câmbrico. Brincadeiras à parte … continuemos.

Diversos povos muito antes da disseminação das religiões judaico-cristãs, tem a sua própria visões sobre o inicio do mundo transmitidas de gerações em gerações através de contos e lendas e nem todas elas incluem como personagens principais um homem ou uma mulher.

Este não é um artigo sobre o evolucionismo versos criacionismo, muito menos sobre a arrogância das religiões judaico-cristãs, pese embora muito me custe acreditar que em pleno século 21, alguém no seu mais perfeito juízo acredite que um conjunto de fábulas, tiradas aqui e ali, por sinal muito mal amalgamadas sejam factos históricos. Para o âmbito deste texto vamos supor que o criacionismo judaico-cristão leve a melhor do dia e que a espécie humana tenha realmente surgido de dois indivíduos colocados no meio do nada.

A afirmação do jovem acima citada assume que ao criar um homem (no sentido de macho) e uma mulher (no sentido de fêmea) Deus estava a endossar as relações heterossexuais, e portanto, tacitamente a proibir as relações homossexuais.

Seria o objectivo da história de Adão e Eva falar sobre a orientação sexual destes? E quem criou António ou João? Estariam os autores da bíblia a dizer que as relações entre homens e mulheres no inicio do mundo, servem de modelo para as relações actuais?

Vários autores concordam que o principal objectivo da história de Adão e Eva não é falar sobre a orientação sexual de nenhum deles. Segundo estes nada na bíblia aponta que Adão e Eva, enquanto habitantes do Éden, mantinham relações sexuais, visto que Deus criou Eva para ser companheira de Adão e não parceira sexual deste. O sexo veio como meio de procriação depois destes terem pecado.

A bíblia não aborda, pelo menos nos dois primeiros capítulos do Géneses, nada sobre relações homossexuais, contudo isso não implica que Deus as condene. Se assim for poderíamos concluir que por a Bíblia falar mais sobre cães e não sobre gatos Deus odeia os gatos, e nós como bons fiéis deveríamos matar todos eles.

Temos de evitar fazer inferências ou deduções, pois se assim o fizermos, podemos dizer que Deus condena as relações entre pessoas do mesmo sexo mas aprova o incesto dado que Adão e Eva eram os únicos à face da terra e os primeiros filhos foram Abel e Caim? Teria Caim mantido relações sexuais com a mãe ou com uma das irmãs? Terá Adão mantido relações sexuais com as filhas? E se o incesto é a aprovado pelo divino e constitui modelo, não poderíamos nós continuar com o mesmo modelo?

Está bem claro que a mensagem central da história sobre Adão e Eva é o pecado original – desobediência às ordens de Deus, no sentido que o mundo era belo, perfeito sem dor nem sofrimento, a ambos foi dada uma advertência para que não comessem do fruto proibido, mas estes desobedeceram e como punição foram desprovidos de toda a beleza, fartura e tranquilidade. Que melhor exemplo poderia ser usado para ensinar aos antigos hebreus sobre o inicio do mundo do que a história de um homem e uma mulher?
Like · ·

Sem comentários: