domingo, 6 de janeiro de 2013

Gerard Depardieu já é cidadão russo: Voz da Rússia

4.01.2013, 15:55, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Gerard Depardieu, ator, França, cidadania russa
EPA

O eminente ator francês Gerard Depardieu obteve a cidadania russa. Quinta-feira, dia 03 de janeiro, o presidente da Rússia Vladimir Putin assinou o respetivo decreto.

O texto completo do decreto presidencial diz: "Em conformidade com a alínea a) do artigo 89 da Constituição da Federação Russa, satisfazer o requerimento de Gerard Xavier Marcel Depardieu, nascido em 1948 na França, sobre a concessão da cidadania da Federação Russa".
Depardieu enfrentou o problema de mudança de cidadania quando o presidente eleito da França François Hollande anunciou em 2012 a introdução no país do imposto de 75% sobre as rendas superiores a um milhão de euros por ano. O ator avaliou esta decisão das autoridades francesas como uma tentativa de punir as pessoas abastadas pelo seu “êxito, pela atividade criadora e pelo talento” e declarou que pretendia mudar-se para a Bélgica vizinha. O chefe do governo, Jean-Marc Ayrault qualificou este ato de ator de “miserável”. Depois disso, Gerard Depardieu, que tem agora 63 anos, renunciou totalmente à cidadania francesa. Ele vendeu o seu palacete em Paris e adquiriu uma casa numa aldeia belga. A mudança não criou grandes problemas para o ator, mas a ressonância política foi bastante grande, diz o diretor do Instituto de Planejamento e Previsão Estratégico Alexander Gusev.
"A Europa por si própria é muito pequena. Por isso, tal mudança não acarreta grandes problemas, tanto mais que as fronteiras estão abertas e a casa que Depardieu adquiriu se encontra a 800 metros da fronteira franco-belga. Tudo isso está dentro dos limites do acessível. Este fenômeno não é novo. Nos países da Europa Ocidental ele existiu sempre, mesmo na época medieval. Recordemos os cavaleiros que se mudavam de um país para outro na esperança de aí os impostos serem menores."
Mais tarde, o Conselho Constitucional da França considerou o imposto de 75% ilegal. Mas isso não influenciou a decisão de Gerard Depardieu de romper todas as ligações com a França oficial.
Durante a grande conferência de imprensa realizada em dezembro do ano passado, os jornalistas pediram ao presidente da Rússia Vladimir Putin que comentasse esta situação. Depois de assinalar que é pouco provável que as autoridades francesas quisessem prejudicar realmente o ator, Putin declarou que Gerard Depardieu podia obter a cidadania russa, caso manifestasse essa vontade. Ao saber disso da imprensa, Gerard Depardieu mandou imediatamente uma carta ao presidente russo. “Amo a Rússia e os russos, que me são próximos quanto ao espírito e caráter, não sei a língua russa mas estou pronto a aprender o mínimo para que as pessoas me entendam. Dirijo-me ao Sr. solicitando que me conceda o passaporte russo, – o passaporte de uma grande nação. Esta será uma grande honra para mim. Eu amo o seu país e quero ser seu cidadão”, diz-se na mensagem.
Agora Gerard Depardieu é cidadão russo. Não se sabe se ele vai fixar residência em Moscou, mas se tomar esta decisão, não vai perder, opina Gadjimet Safaraliev, presidente do Comitê da Duma para os Problemas das Nações da Federação Russa.
"O nosso sistema tributário é um sistema perfeitamente normal e pode ser conveniente para ele. Além disso, o ator tem uma popularidade enorme no nosso país, ele fez papéis em muitos filmes conjuntos. Creio que o trabalho no cinema não lhe faltará. Vai ganhar bastante dinheiro e terá condições favoráveis para os seus negócios."
Antes disso, o presidente da Chechénia, Ramzan Kadirov, declarou que os chechenos estão prontos a criar para o grande ator as condições mais favoráveis para tornar a sua estadia na Rússia confortável, se ele quiser fixar residência na Chechénia.
A propósito, Depardieu é conhecido no mundo não somente como excelente ator mas também como vinhateiro. É possível que no Cáucaso russo, que sempre foi famoso por seus vinhos e bebidas fortes, ele se empenhe nesta sua ocupação predileta e, inclusive, faça alguma inovação no negócio vinícola.

2 comentários:

Anónimo disse...

Simply wish to say your article is as surprising.

The clearness in your post is just nice and i can
assume you are an expert on this subject. Well with your permission
allow me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post.
Thanks a million and please carry on the rewarding
work.

Also visit my page :: Trevion Isaac

Anónimo disse...

I was curious if you ever considered changing the structure of
your website? Its very well written; I love what youve got to say.
But maybe you could a little more in the way of content so
people could connect with it better. Youve got
an awful lot of text for only having one or 2 pictures.
Maybe you could space it out better?

Stop by my web blog: Terrence Henry