quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

GAYS CADA VEZ MAIS DISCRIMINADOS EM ÁFRICA

“Se a Nigéria permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, estará patrocinando a destruição da humanidade” disse o pastor Enoque Adeboye pastor nigeriano.

Falando na Universidade Obafemi Awolowo, Adeboye advertiu que se os nigerianos permitirem que os direitos dos homossexuais no país sejam aceites será o fim da Nigéria.

De acordo com a Tribuna da Nigéria, ele disse: “o casamento entre pessoas do mesmo sexo é um anátema para a vontade de Deus para os seres humanos para ser fecundos, e multiplicar e encher a terra. Qualquer coisa contrária a isso é má.

"Como pode um homem se casar com um outro companheiro homem e produzir uma criança, e como pode uma mulher se casar com uma outra mulher e produzir uma criança? Questionou.

"Se o mal é permitido ficar, não haverá recém-nascidos de novo no mundo. Como a geração mais velha morre, haverá uma nova geração para suceder? Mesmo as plantas e os animais têm as novas gerações para sucedê-los”, enfatizou.

O pastor pediu que as pessoas que praticam a homossexualidade que se arrependam e "fugir da ira de Deus, acrescentando que pólos semelhantes se repelem, enquanto pólos opostos se atraem."

As palavras do pastor Adeboye vêm dias depois de três homens nigerianos terem sido despojados e brutalmente agredidos, e duas semanas antes dois pastores também terem sido pegos fazendo sexo em um quarto de hotel em Lagos capital nigeriana.

Entretanto, os activistas LGBT estão pedindo ao Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan para rejeitar um projeto de lei que ver pessoas sendo presas por serem gays ou lésbicas e deixar de relatar quaisquer homossexuais à polícia.

O grupo online ALLOUT iniciou uma campanha contra o projecto de lei através de uma petição que já reuniu mais de 100.000 assinaturas.
Published inMundo
Um relatório recém divulgado de uma aldeia remota da Nigéria, indica que três homens foram brutalmente agredidos e humilhados depois de supostamente serem pegos fazendo sexo gay.

De acordo com relatos de testemunhas, os três homens do Ekwe uma aldeia próxima à Umuka em Njaba LGA no estado de Imo, foram despidos, amarrados em cordas e postos a desfilar publicamente na comunidade.

Eles foram brutalmente espancados e levados para o ancião da aldeia, na segunda-feira última (14 de janeiro), de acordo com o jornal The Times Premium.

Outros relatos afirmam que, na verdade, quatro homens foram assaltados e um exame atento da foto parece confirmar um homem adiante para a esquerda do retratado.

Entretanto, o grupo HIV Nigéria Info, dedicado à proteção dos direitos das pessoas vivendo com HIV e SIDA, condenou o espancamento contra os três homens.

O grupo também apelou ao governador do estado de Imo, Rochas Okorocha, a intervir para salvar a vida dos homens.

Em uma declaração escrita por Steve Aborisade, seu coordenador, o grupo disse que tem "Informação sobre a identidade de um dos homens".

"Uma fonte confiável confirmou que os homens estavam ainda a ser lançados a partir do local onde estão sendo realizadas em Umuka, Njaba área do estado de Imo».

No entanto, levanta-se questionamentos sobre a legitimidade que os populares tem para espancar homens que ficaram gravemente feridos, obrigados a desfilar em torno da comunidade delimitada juntos como animais em alegação de que eles foram pegos fazendo sexo juntos".

"Apesar de reconhecer que vários nigerianos encontrados em práticas homossexuais que consideradas não naturais, percebemos também que não confere uma licença para pisar os direitos das pessoas que se envolvem neste tipos de relacionamentos, com o tipo de tratamento desumano que foi dado a estes homens.

"Nós sugerimos que nossos parlamentares devem dedicar energia igual à pesca e punir ladrões de tesouraria que estão fazendo mais mal para a sobrevivência de nossa nação, em vez de dissipar a energia sobre uma questão que faz fronteira com a moralidade privada.

"Nós recomendámos que os grupos de direitos e outros mostrem sua solidariedade e garantam que os direitos das minorias sexuais sejam protegidas como outros grupos marginalizados no país".

Na primeira semana do ano, dois pastores foram pegos fazendo sexo gay em um quarto de hotel em Lagos, a maior cidade da Nigéria.

Os dois estão actualmente enfrentando um processo judicial e se forem considerados culpados eles podem enfrentar penas de prisão de até 14 anos.

A homossexualidade é ilegal no sistema federal da Nigéria e é punido em estados diferentes, em diferentes graus de severidade.

Estados do Sul punem actos sexuais com pena de prisão até 14 anos.

Enquanto estados do norte punem os mesmos actos com um mínimo de 14 anos de prisão, assim como uma multa, e em 12 estados as punições no norte incluem açoitamento e morte por apedrejamento.

Ainda na semana passada, o presidente do Senado nigeriano, David Mark, insistiu que um projeto de lei proibindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo deve prender todos os gays e qualquer um que não consiga reportar caso tome conhecimento da existência de um homossexual às autoridades.
Published inMundo
Uma multidão enfurecida no norte dos Camarões apedrejou um homem até à morte no dia 6 de janeiro corrente, após ser pego fazendo sexo com um aluno.

De acordo com informações veiculadas pelo site de notícias online L'Actu,trata-se de Lamine Goche que foi morto por uma multidão furiosa depois que ele foi "pego em flagrante" em sua loja em um mercado da cidade de Maroua, Camarões.

A multidão foi alertada por um menino de rua que gritou "Samaroka! Samaroka! "(A palavra homossexual na língua fula).

Goche, de origem camaronesa, era um vendedor de medicamentos e era também conhecido como professor.

De acordo com um relatório feito logo após a morte de Goche, vários factores pesaram para a atitude dos populares comerciantes, como é o facto de Goche ser conhecido como professor e um homem que adorava a Deus, isso terá enfurecido mais ainda os populares que o apedrejaram até conhecer a morte no local, onde deixara o corpo no local que só veio a ser recolhido por um grupo de cristãos.

Entretanto, o rapaz flagrado com Goche foi levado à autoridade distrital.

Em relação a orientação sexual de Goche um comerciante disse: "Nós suspeitamos por anos. Mas Deus não nos deu uma oportunidade para agir. Hoje ... Allah respondeu às nossas orações e o surpreendemos."

Um dos parentes de Goche disse que ele 'afugentou sua noiva depois de dois meses de casamento porque este último prometeu denunciar a sua prática".

Mas outro comerciante disse que ninguém havia suspeitado de sua orientação sexual: 'Nós nunca o tinhamos visto em ação, especialmente porque ele estava escondido debaixo de trajes religiosos e particularmente de um comportamento piedoso".

Através de um comunicado, os activistas de direitos humanos fizeram menção a inpunidade como o mal que a continuar perpetuará crimes desta natureza no país como no continente no geral.

A dois meses, o porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos Rupert Colville, teceu duras criticas à legislação camaronesa por discriminar pessoas em razão da sua orientação sexual e apelou na ocasião a sua alteraçaõ.

Afirmando que "Muitos países tinham este tipo de leis e mudaram ao longo dos anos, por isso, esperamos que o Camarões vá fazer [isso] também."

Em 2010, quatro ONGs publicaram um relatório detalhado indicando que o Camarões é um dos países mais hostis em África para pessoas LGBT.
Published inMundo
Fotos apresentando Chris Mubiru, administrador de futebol, supostamente em relações homossexuais com jogadores ugandeses tem alimentado a homofobia vivida no país.

Quando as fotos viram a luz do dia já o protagonista Mubiru estava nos EUA. A religião não deixou passar este incidente e o padre Joseph Sserwada, presidente das igrejas "Nascer de Novo", apelou ao Governo que declarasse Chris Mubiru Persona non Grata.

Chris foi acusado de “homossexualidade”, que no Uganda é crime punido entre multa a prisão perpétua, estando em avaliação o projecto de lei que prevê a pena de morte, projeto introduzido pelo parlamentar David Bahati.

Nas vesperas do ano novo Sserwada organizou, uma assembleia de fiéis no estádio nacional uganda para orarem contra a homossexualidade no país.

Um fã do futebol e líder local, Nelson Ochana de 67 anos, declarou que se intrigava "porque é que o futebol nacional não participava nas competições continentais, e agora sabe-se que Chris pagou a jogadores para ter relações com eles, e os jogadores sodomizados não conseguem jogar com sucesso."

O Uganda está na mira da comunidade internacional devido ao projecto de lei já depositado no parlamento que propõe a pena de morte para as pessoas homossexuais, mas também porque desde que se intensificou a discussão activistas pelos direitos das pessoas LGBT foram detidos e incorrem em 10 anos de prisão caso sejam condenados.

A lei ugandesa criminaliza todos os actos homossexuais de acordo com o estabelecido na seção 145 do código penal, que proíbe também a "promoção pública" da homossexualidade, pelo que de momento ainda se desconhece se o tablóide Red Papper, que publicou as fotos será criminalizado.

Sserwada declarou ainda em conferência de imprensa que devem deixar Chris Mubiru nos EAU, "nós não queremos que ele volte para espalhar o vício no nosso país".
Published inMundo
O presidente de Uganda, diz que as pessoas homossexuais não devem ser mortas devido à sua orientação sexual, numa altura que esteva em debate no parlamento um projecto de lei que tinha como fim a penalização da homossexualidade agravada com a pena de morte.

Os culpados de "homossexualidade agravada” incluem pessoas seropositivas que fazem sexo homossexual ou" criminosos em série. Eles serão executados.

O presidente Yoweri Museveni diz que não suporta a execução de gays, mas não apoia a proibição da "promoção" da homossexualidade.

"Se há alguns homossexuais, não vamos matar ou persegui-los, mas não deve haver promoção da homossexualidade", disse ele na tomada de posse de um novo chefe da Igreja Anglicana de Uganda.

"Não podemos aceitar a promoção da homossexualidade como se fosse uma coisa boa," acrescentou.

Os comentários de Mussevene seguem sinais de que o governo está tentando se distanciar da legislação proposta depois de o primeiro-ministro Amama Mbabazi ter sugerido que o Uganda não estava pronto para prosseguir com o projeto de lei, pois o código penal já prevê penalidades para a homossexualidade.

O projeto de lei foi apresentado para debate no parlamento de Uganda desde o início de dezembro.

No entanto, o parlamento encerrou para a pausa festiva na sexta-feira (14 de Dezembro) e é improvável que o projeto de lei seja levantado novamente em janeiro de 2013, apesar de Rebecca Kadaga presidente do parlamento ter prometido que esta seria aprovada antes do natal e seria uma prenda para os partidários homofóbicos.
Published inMundo
O presidente sul-africano Jacob Zuma, apesar de sua homofobia vocal, deu seu apoiocauteloso a igualdade no casamento.

Depois que o país tornou-se no primeiro no continente africano a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, embora os políticos da esquerda tenham na altura tecido várias críticas a lei.

Falando ao jornal britânico The Guardian, o número um do Congresso Nacional Africano(ANC) disse que: "Nós temos uma Constituição que é muito clara em relação ao respeito, e que todos devem respeitá-la.

Zuma acrescentou que "Ela tem uma visão em que o casamento entre pessoas do mesmo sexoé uma coisa constitucionalmente aceite na África do Sul. Portanto, não importa o meu ponto de vista".

Quando os políticos de esquerda perguntaram como ele reagiria se um de seus filhos fosse gay, Zuma ripostou: 'Eu iria reagir de uma maneira particular, mas eu teria de respeitar a decisão que ele ou ela teria tomado.
"Eu respeito isso, pois é o que diz a constituição. Às pequenas coisas que me fizeram ter um sentimento contrário a esta questão, me fizeram um homem melhor.

"Sepor exemplo, eu tivesse um filho, eu tenho certeza que eu gostaria de ter um neto, um dia, não importao quanto eu aceite a realidade, mas dentro de mim eu estaria dizendo:" Eu gostaria de ter um neto, mas, no entanto, a pessoa tomou a decisão, sobre a constituição devo aceitar e respeitar", afirmou Zuma.

Em 2006, Zuma causou polêmica quando disse que:“Nocauteava um gay se este esbarrace o seu caminho"

Um jornal local também citou Zuma dizendo que o casamento entre pessoas do mesmo sexo era "uma desgraça para a nação e para Deus."

Como um tradicional Zulu e polígamo, Zuma tem quatro esposas e 21 filhos. Ele declarou certa vez que o ANC, está no poder há18 anos,e irá governar 'até que Jesus volte a terra".
Published inMundo
Hackers Anonimous tem atacado diversos sites internet no Uganda e defendem o fim da criminalização da homossexualidade.

O projecto de lei está em vias de aprovação e chegou mesmo a ser colocada a possibilidade de ser aprovado antes do fim do ano. Algo encarada pelos seus apoiantes como um "presente de Natal" providenciado por Kadaga, presidente do Parlamento Ugandês.

A versão inicial da lei previa a pena de morte para atos homossexuais, mas a cláusula foi retirada e deu lugar a prisão perpétua. Mas continua a gerar inúmeras reacções do resto do mundo contra a possibilidade de tal lei ser aprovada.

A última reacção que se conhece veio via net, os "Hackers Anonimous" no passado mês de Agosto lançaram um ataque ao site do Primeiro-ministro Amama Mbabazi. Coincidência ou não, pouco tempo depois a possibilidade de pena de morte foi retirada do projecto de lei.

Um hacker identificado como Sebastianowl disse que embora tenham retirado a pena de morte os Hackers Anonimous não podem ficar parados observando pessoas a serem condenadas a prisão perpétua por viverem as suas vidas da forma que acharem melhor sem prejuízo dos restantes em seu redor.

Sebastianowl afirmou que que no último ataque cerca de meia dúzia dos maiores sites comerciais e nove do governo Ugandês ficaram comprometidos, e espera que outro ataque aconteça antes do fim do ano e com estragos maiores.

Na mira estão os sites do Ministério da Justiça, Ministério da Energia, Exploração Petrolífera e Desenvolvimento Mineral, entre outros importantes sectores.

Neste momento o código penal no Uganda já prevê prisão perpétua para crimes "contra a ordem da natureza", mas o projeto alargaria a pena a outras situações.
Published inMundo
O Arcebispo e Prémio Nobel da Paz Desmond Tutu, pronunciou-se ontem contra a chamada lei “Kill Bill a Gays", que poderá ser aprovada a qualquer momento pelo parlamento ugandês.

"Eu sou contra qualquer tipo de discriminação, mesmo sobre os homossexuais, porque a discriminação é injusta", disse Tutu em Nairobi cappital queniana, onde participava de uma reunião da Conferência Africana de Igrejas.

Tutu é o ex-arcebispo anglicano da Cidade do Cabo, África do Sul e se tornou um herói como um líder do movimento anti-apartheid no país. Em anos mais recentes, ele tem sido uma voz pró-gay líder em toda a África.

Tutu disse ainda que espera "convencer os legisladores de Uganda a abandonar a proposta de lei que visa condenar homossexuais com uma penas de morte, porque é totalmente injusta."

O parlamento de Uganda voltou a trabalhar terça-feira última (04 de dezembro) e um debate e votação do projeto pode acontecer a qualquer momento.

A proposta de lei já depositada no parlamento pretende criminalizar com penas severas como é o caso de prisão por práticas homossexuais e até a pena de morte" no caso de homossexualidade agravada".

Este pacote legislativo tem um incondicional apoio da presidente do parlamento, Rebecca Kadaga que prometeu a lei como um "presente de Natal" para seus compatriotas.

Se aprovada, os homens ou as mulheres que fazem sexo com outros homens e mulheres respectivamente incorrem a uma pena de prisão perpétua - mesmo se ele ou ela apenas "tocar em uma outra pessoa do mesmo sexo com a intenção de cometer um acto homossexual.

Os acusados por "homossexualidade agravada” incluem pessoas seropositivas que fazem sexo homossexual ou" criminosos em série. Eles serão executados.
Published inMundo
A presidente do Parlamento de Uganda, pediu aos parlamentares para que aprovem ainda nesta terça-feira (20 de novembro) a lei anti-homossexualidade.

Rebecca Kadaga solicitou a Comissão para os Assuntos Jurídico Parlamentares para que traga o projeto de lei, conhecido como "Mate os gays", para o chão iminente, informa o site Monitor.

Kadaga informou ao Comité Jurídico de Uganda para lembrar a alta demanda do público ugandês que quer ver encerrado o “virus da homossexualidade”, naquele país africano.

"Eu escrevo para reiterar minha posição anterior para que a comissão rapidamente lide com este projecto de lei “Anti-Homossexualidade”, Kadaga disse em sua carta.

"Como vocês sabem, há uma alta demanda por parte da população para resolver o problema crescente da promoção e recrutamento de menores para a homossexualidade."

"Esta é, portanto, para informar que eu colocarei o Projeto de Lei sobre o Livro da Ordem imediatamente, após a conclusão dos debates sobre projetos de lei do petróleo", acrescentou.

Antes de o parlamento de Uganda interromper as descussões parlamentares para o natal e final de ano a 15 de dezembro, a Câmara deve concluir a consideração de um projeto de lei do Petróleo.

Engtretanto, durante um encontro mantido entre Kadaga e lideres representantes de confessões religiosas “muçulmanos e cristãos, Kadaga disse que o parlamento pode aprovar a lei anti-homossexualidade como um "presente de Natal".

De acordo com um texto disponível e em domínio do público, o Projeto de Lei Anti-Homossexualidade afirma que gays serão presos pelo "crime de homossexualidade", e irão enfrentar a morte em caso de "homossexualidade agravada".

No entanto, algumas alas por dentro da discussão sobre este pacote legislativo, sugerem que seja descartada a pena de morte na versão final do projeto de lei.
Published inMundo

LIBÉRIA: Cristãos e Muçulmanos unidos no ódio

Na Libéria Cristãos e Muçulmanos juntam-se agora direccionando o ódio que tantas vezes é visível entre as duas confissões, no sentido das pessoas LGBT da Libéria.

O motivo desta união: o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O mesmo motivo que reuniu centenas de pessoas que tentaram pressionar o governo a proibir a aprovação de uma lei que permita essa união.

25 mil liberianos já assinaram contra e, a organização espera chegar ao milhão de assinaturas.

O senado Liberiano aprovou recentemente um projecto lei no sentido de reforçar a lei contra a homossexualidade que espera ainda passar na Câmara dos Deputados. O projecto legislativo agrava criminalmente as relações entre pessoas do mesmo sexo sugerindo-se mesmo a pena de morte em algumas situações.

Rudolph Marsh, do Conselho das Igrejas da Libéria, manifestou o seu desagrado sobre a "influência estrangeira" sobre esta matéria especialmente a dos EUA. Para Marsh, os EUA tem "muitas coisas boas" que a Libéria poderia importar, não as más.

Recorde-se que em termos históricos a Libéria foi fundada com emigrantes ex-escravos dos EUA sendo declarada uma república em 1847, tendo ficado com leis e tradições similares às que eram aplicadas no sul dos EUA na época. A Libéria não só criminaliza o sexo consentido entre pessoas do mesmo sexo, como também pune com até um ano de prisão qualquer tipo de sexo entre pessoas que não sejam casadas.

De acordo com Rudolph Marsh, esta união entre Muçulmanos e Cristãos da Libéria servirá também para mostrar ao mundo que na Libéria vivem "pessoas civilizadas" que não vão permitir que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja aprovado no país com cerca de 4 milhões de habitantes.
Published inMundo

Sem comentários: