quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Dois engenheiros da Vodacom detidos por falsificação de recargas

 
Maputo (Canalmoz) – Dois engenheiros informáticos da empresa de telefonia móvel estão a contas com a polícia da República de Moçambique, indiciados de falsificar recargas de telemóveis. Sem avançar muitos detalhes, um comunicado do Comando Geral da PRM refere que os dois funcionários da operadora de telefonia móvel VODACOM foram detidos em Maputo. A nível da Vodacom o assunto está a ser gerido no maior secretismo.
O comunicado da Comando Geral fazendo a resenha habitual da semana em matéria de actuação policial refere que em operações separadas e coordenadas conjuntamente, a Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve na semana passada, na cidade e província de Maputo, seis cidadãos de nacionalidade moçambicana implicados em crimes de falsificação de moeda, recargas de telemóveis e passaportes.
Enquanto isso, na cidade da Matola foi detido um indivíduo acusado de crime de falsificação de moeda. Durante a detenção, a policia diz que foi encontrado em poder do indiciado, um computador e uma impressora que foram apreendidos, por se suspeitar que eram usados para fabricar as notas falsas. O suspeito, segundo a Polícia, dedicava-se exclusivamente à falsificação de notas com o valor facial de 1000, 500 e 200,00 meticais respectivamente.
Durante suas operações, a PRM na província de Maputo deteve ainda dois indivíduos na posse de 42 passaportes falsos na fronteira de Ressano-Garcia, distrito de Moamba, também na província de Maputo. Ambos foram indiciados de crime de falsificação de documentos e indiciados de viciação de vistos a emigrantes.
No seu balanço da semana de 29 de Dezembro a 4 de Janeiro corrente, a PRM revela que foram registadas 126 ocorrências criminais das quais 108 foram esclarecidas.
Durante o período em análise a polícia deteve ainda 115 indivíduos indiciados pelo alegado cometimento de delitos comuns sendo 41 contra a propriedade, 61 contra pessoas e 13 contra a ordem, segurança e tranquilidade públicas.
Por outro lado, a Policia anunciou também que foram presos 1.211 violadores de fronteira, dos quais 798 moçambicanos, a maioria dos quais atravessou ilegalmente a fronteira com a República da África do Sul e Malawi, 113 malawianos, 160 zimbabweanos, 108 tanzanianos e 32 zambianos.
Na fronteira com a República da África de Sul, ainda segundo a polícia, foi detido um imigrante ilegal de nacionalidade nigeriana cuja identidade não foi revelada.
Da República da África do Sul foram repatriados 30 cidadãos moçambicanos, dos quais 28 homens e duas mulheres que seguiram os seus destinos, depois de um processo de triagem.
Num outro desenvolvimento a PRM, anunciou a detenção de seis indivíduos em diferentes partes do território nacional indiciados de crimes de ameaça com recurso a arma de fogo, posse ilegal de uniforme policial, posse ilegal de arma de fogo, assalto à mão armada. Num dos assaltos, a PRM diz ter detido dois cidadãos malawianos.
As autoridades também anunciaram a detenção de cinco indivíduos em conexão com crimes de homicídio voluntário, dos quais dois na vila da Macia, em Gaza, um na Matola, um em Mossurize, na província de Manica e outro na província de Tete. Todos estes homicídios foram cometidos por membros da mesma família, segundo a Policia. (Bernardo Álvaro)

Sem comentários: