segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Demanda de armas russas cresce nos Estados Unidos: Voz da Rússia

21.01.2013, 16:45, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Saiga 12, espinguarda, fuzil, arma, Izhmash
© Colagem: Voz da Rússia

Em 2012, as exportações de artigos da empresa russa Izhmash nos Estados Unidos cresceram 15 por cento. A companhia elevou consideravelmente a qualidade de artigos produzidos – diferentes tipos de armas esportivas e de caça, e tenciona reforçar suas posições no mercado americano.

O interesse em relação a armas russas cresce nos Estados Unidos, o que foi demonstrado na maior exposição de armas esportivas e de caça "Shot Show 2013", que acaba de decorrer em Las Vegas. Esta é uma feira comercial encerrada, destinada para profissionais ligados ao tiro esportivo e à caça. No ano em curso, o stand da Izhmash foi um dos mais frequentados. Esta marca é bem conhecida na América. Há um ano, a companhia russa assinou um contrato de fornecimento de espingardas semiautomáticos Saiga 12 para unidades da polícia dos Estados Unidos, diz a representante oficial da união de produção Izhmash, Elena Filatova:
“A Saiga 12 é uma espingarda de cano lizo, tão seguro e impecável como o fuzil Kalashnikov. É eficaz para o tiro com diferentes munições – chumbo de caça, metralha e cartuchos de efeito paralisante. A Saiga tornou por isso muito popular em forças de proteção da ordem e entre caçadores profissionais.”
O êxito da Saiga 12 é condicionado em muito pelo fato de a arma ter sido desenvolvida com base no famoso fuzil Kalashnikov. Hoje, especialistas de Izhevsk demostram diferentes modelos da Saiga, utilizando vários materiais e formas. Mas, em comparação com análogos estrangeiros, tem uma vantagem particular, diz Maksim Popenker, especialista em história de armas portáteis:
“A principal vantagem da Saiga 12 é um carregador em forma de caixa, que pode ser rapidamente recarregado. A maioria de espingardas policiais nos Estados Unidos e em outros países tem carregadores em que cartuchos se põem um após o outro. Devem ser carregados rapidamente, mas para isso são necessários certos hábitos que têm que ser longamente treinados.”
Na exposição em Las Vegas, a Izhmash apresentou vários modelos de espingardas de caça Saiga de repetição para diferentes munições, Saiga 12 clássicas para unidades de proteção da ordem, assim como caçadeiras Bars, Sobol, Korshun. Atualmente, a Izhmash está acabando a elaboração de espingardas de pequeno calibre para os Estados Unidos, desenvolvidos com base em fuzis esportivos SM 2 e Biatlon. Estas armas serão apresentadas ao público na próxima feira em 2014. Os Estados Unidos são um importante mercado de venda para a empresa russa. São fornecidos ao país mais de 80% das armas civis destinadas para a exportação, destaca Elena Filatova:
“Quanto ao interesse nomeadamente em relação ao mercado norte-americano, os Estados Unidos são o maior mercado de armas esportivas e de caça no mundo. Pretendemos com por isso reforçar e alargar a nossa presença no país.”
Os planos da empresa russa preveem começar em 2013 a venda de mais cerca de dez novos modelos que, provavelmente, possam atrair atenção não apenas da Rússia, mas também no exterior. Hoje em dia, artigos da Izhmash são fornecidos a quase 30 países do mundo, inclusive à Austrália, Reino Unido, Alemanha, Noruega, Estados Unidos e Tailândia.

Sem comentários: