sábado, 5 de janeiro de 2013

Conselho Municipal de Quelimane indignado

Polícia apreende perto de 100 bicicletas sem autorização da edilidade


A edilidade de Quelimane, através do vereador da Polícia Municipal, Transporte e fiscalização, Lucas Lenço, diz que a operação foi a mando do partido Frelimo.

... A cidade de Quelimane foi palco, última quarta-feira, das 18h00 às 20h00, de uma operação desencadeada pela Polícia de Trânsito e de Protecção, que consistiu na apreensão de perto de 100 bicicletas. Não são bem conhecidas as motivações, mas por aquilo que colhemos juntos aos respectivos ciclistas, a polícia exigia travões de trás e de frente em condições, reclames luminosos, capacetes, entre outros.

Foi uma acção que abrangeu todos os que se fizeram à rua daqueles meios de transporte e não apenas os taxistas de bicicletas. A acção é considerada ilegal, pois a operação levada a cabo pelas autoridades não foi do consentimento da edilidade, instituição que regula a circulação daqueles meios de transporte que, em Quelimane, facilita a mobilidade de pessoas e bens.

Os ciclistas, com destaque para os taxistas que esta quinta-feira receberam os seus meios circulantes, mostraram-se revoltados com o comportamento da polícia da República de Moçambique naquela parcela do país, pois, segundo afirmaram, ao invés de regular o trânsito rodoviário de modo a reduzir casos de acidentes nas ruas da província da Zambézia, obstruíram a sua principal fonte de renda familiar, dado o nível de desemprego crescente que se regista em Quelimane, aliado à falta de investimento para criação de postos de trabalhos.

Edilidade acusa a polícia

A edilidade de Quelimane, na voz do vereador da Polícia Municipal, Transporte e fiscalização, Lucas Lenço, já reagiu ao comportamento dos agentes da lei e ordem. Segundo lenço, tal operação foi a mando do partido Frelimo, tudo porque, no passado dia 30 do mês de Dezembro, o edil Manuel de Araújo movimentou uma caravana de mais de 300 ciclistas percorrendo todos os bairros da cidade de Quelimane num percurso estimado em 30 quilómetros.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade/45-sociedade/23613-policia-apreende-perto-de-100-bicicletas-sem-autorizacao-da-edilidade.html

Sem comentários: