sábado, 19 de janeiro de 2013

Com Saakashvili, as prisões georgianas se transformaram em Gulag: Voz da Rússia

19.01.2013, 11:54, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
mikheil saakashvili, geórgia
EPA

Mikheil Saakashvili é o “Pol Pot caucasiano”. Ele não apenas transformou a Geórgia em estado repressivo, mas também desencadeou guerra com a Rússia. Esta foi a opinião expressa pelo professor da Universidade de Tbilissi, politólogo Vakhtang Maissaia em entrevista à Voz da Rússia.

O professor Maissaia sabe, não de ouvir falar, o que é estado repressivo. Ainda recentemente ele, como outros adversários do regime de Saakashvili, estava na prisão. Sendo que o pretexto para privar da liberdade o politólogo foi a acusação absurda de que ele cooperava, ao mesmo tempo, com os serviços secretos da OTAN e da Rússia. Sendo que a causa real, pela qual ele foi preso, não era segredo para Maissaia.
“A acusação absurda foi feita a absolutamente todos os, por assim dizer, representantes da oposição georgiana politicamente suspeitos. Mas o motivo real era político – eu me permiti declarações críticas ao regime de Saakashvili. Eu o critiquei pelas ações que ele cometeu durante a guerra, por ele ter bombardeado a cidade pacífica de Tskhinval. E por ele ter tido uma conduta indigna como comandante em chefe.”
Maissaia escreveu em inglês um livro sobre os acontecimentos de agosto de 2008. Os fatos expostos nele contrariam a interpretação dos acontecimentos, que o regime de Saakashvili impôs a todo o mundo. Como resultado o autor da pesquisa foi preso e o volume de seu processo foi de cinco tomos. O pólitólogo pôde ficar em liberdade somente depois que chegou ao poder na república a coligação “Sonho Georgiano”, encabeçada por Bidzina Ivanishvili. A nova composição do parlamento considerou Vakhtang Maissaia preso político, depois do que ele foi anistiado.
“A libertação tornou-se para mim um segundo nascimento, porque eu estava no limite entre a vida e a morte todos os dias. Porque a prisão georgiana é campo de concentração. É o Gulag georgiano, que Mikheil Saakashvili construiu sobre os ossos do povo georgiano. Muitas pessoas, até mesmo inocentes, morreram nesse Gulag. E muitos até agora gemem sob este jugo.”
Hoje o professor Maissaia pode expressar abertamente, sem temer repressões, sua opinião sobre o presidente Saakashvili e sobre a política conduzida por ele. Sendo que o politólogo não escolhe expressões, chamando Saakashvili de aventureiro e ditador.
“Todos os passos e decisões de Mikheil Saakashvili na política interna da Geórgia foram absolutamente errôneos. Saakashvili conduziu um regime repressivo. Eu até mesmo em uma de minhas publicações chamei Mikheil Saakashvili de “Pol Pot caucasiano”. A política aventureira que ele conduziu a nível internacional também prova isto”.
Vakhtang Maissaia considera um mérito incondicional das autoridades georgianas não apenas a mudança na política interna da Geórgia, mas também a correção de sua orientação política externa. Segundo o politólogo, por enquanto é cedo para falar sobre quando as relações de Moscou e Tbilissi finalmente normalizarão. Entretanto ele tem a certeza de que inicialmente deverão ser restabelecidas as relações culturais e econômicas dos dois países. Neste sentido –considera Maissaia, o governo de Ivanishvili empreende agora passos absolutamente corretos.

Sem comentários: