domingo, 13 de janeiro de 2013

Ataques aéreos franceses destroem bases de islamitas no seu feudo no norte do Mali

 

 

Bases dos combatentes islâmicos foram destruídas por ataques aéreos franceses ao seu feudo em Gao (norte do Mali) e os radicais islâmicos evacuaram a cidade, indicaram hoje habitantes e uma fonte da segurança regional.

 

"Houve uma dezena de ataques, em Gao e perto de Gao. Todas as bases dos islamitas foram destruídas", declarou à agência France Presse um habitante contactado por telefone.
"Vimos fumo a sair do campo. Não há um único islamita hoje na cidade. Eles fugiram", disse um professor de Gao.
Uma fonte da segurança regional confirmou à AFP que "as principais bases" dos islamitas, em Gao e na sua periferia, foram "postas fora de serviço" pelos ataques franceses.
Após os bombardeamentos, os habitantes de Gao não escondiam o seu entusiasmo de verem os radicais islâmicos atingidos.
"Dizemos obrigado à França. É preciso que os soldados franceses venham por terra para nos libertar. O nosso exército nada pode fazer", considerou outro habitante.
Gao, a cerca de 1.200 quilómetros a nordeste de Bamako, era o quartel-general da rebelião tuaregue, laica e favorável à autodeterminação do norte do Mali, do Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA).
O MNLA lançou em janeiro de 2012 uma ofensiva contra o exército maliano no norte, antes de ser expulso pouco depois pelos grupos islâmicos armados da Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI), o Ansar Dine (Defensores do Islão) e o Movimento para a Unidade e a Jihad na África Ocidental (MUJAO).
A França prossegue hoje, pelo terceiro dia consecutivo, os bombardeamentos aéreos em apoio ao exército do Mali para combater os radicais islâmicos.
Lusa
RELACIONADOS
Cimeira de urgência no Mali adiada para 19 de janeiro

Sem comentários: