quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Abandonar o Aparelho de Estado


  • Bom dia a todos!!!
    Estive a pensar e acredito que sim, há muita gente que precisa abandonar o Aparelho de Estado, o Governo, o Parlamento e outros orgãos de soberania do nosso país. Há muitos tomates podres que fazem apodrecer os outros. Mas para mim, o pior problema não são as pessoas, mas sim o SISTEMA. São os esquemas e circuitos internos já montados que não deixam alternativas até às pessoas honestas. É a falta de leis, não muitas, mas algumas, curtas e grossas capazes de desencorajar a roubalheira. Se não mudarmos o sistema, podem vir mais 50 governos que nada mudará porque as facilidades para roubar e corromper estarão lá instaladas, a espera dos próximos.

    Vou vos dar alguns exemplos de como o nosso SISTEMA favorece a corrupção.

    Em Moçambique, pouco ou nada se produz internamente, não há indústrias e até tomate, batata ou fruta vem de fora, ou seja, da África do Sul, de Portugal, da Tailândia, da China e agora também do Brasil (há muitas famílias moçambicanas a comerem frango congelado que fica séculos no alto mar a viajar do Brasil para Moçambique).

    O nosso país tem montes de terra, mas a agricultura é o sector menos desenvolvido. Por quê? Quem ganha com isso? Pensem comigo, se não produzimos comida, calçado e vestuário, temos que importar, ou seja, há milhares de contentores contendo produtos de primeira, segunda e terceira necessidade a entrarem no nosso país anualmente, e por onde entram? Pelas fronteiras, pelas alfândegas, o que faz dos funcionários das alfândegas e do sistema tributário os mais procurados para receberem subornos. Agora, com tanta oferta, será que eles resistem? Vejam vocês próprios. E agora, para além dos subornos dos que querem meter contentores no país, têm que resistir também aos subornos dos Chineses e outros que querem tirar a maior quantidade de madeira em menos tempo possivel das nossas florestas. E aqui, para além dos funcionários do sistema tributário, das alfândegas, são também postos à prova os funcionários do Ministério da Agricultura que concede licenças para a exploração de madeira no nosso país. Será que estes conseguem resistir aos subornos? Vejam vocês próprios.

    Portanto, quanto menos produzimos internamente, maior é o movimento de mercadorias nas fronteiras, e são assim inúmeras as tentativas de suborno nas alfândegas, e maior é a tendência de se aprovar leis que favoreçam os grandes importadores e exportadores, e assim surge o chamado CLIENTELISMO. Em paralelo, os funcionários públicos destes sectores são sempre encorajados com os melhores salários que é para se acomodarem neste SISTEMA.

    Bom, com tudo isso, quem sofre mesmo é o cidadão comum, o povo, que vai continuar a chorar por causa do aumento dos preços dos produtos. É que todos os produtos vêm de fora. Como não produzimos nem comida, temos que comprar tudo, ou seja, importar, ao preço que os produtores determinam, mais o custo de importação, mais o custo de transporte e mais o lucro do vendedor local.

    Agora, tudo isso, essa corrupção, fuga ao fisco, enriquecimento de noite para dia, esquemas de saque de Madeira, Carvão, Gás, Ouro, Pedras Preciosas e outros recursos naturais que abundam no nosso país, especulação de preços, custo de vida elevado que gera pequenos e grandes ladrões, falta de facilidade para os nacionais, tráfico de infuências para se chegar primeiro ao saco de dinheiro, suborno de professores para se obter um diploma rapidamente para se ter lugar na mesa das decisões dos ministérios, TUDO ISSO É CRIME!!!

    Quem julga os crimes em Moçambique? Quem faz as leis serem cumpridas ou não? Quem aprova as leis? É o Aparelho Judiciário, é a Polícia, é a Assembleia da República.

    Todos estes que mencionei acabam entrando no esquema que vos falei nos parágrafos anteriores. Uns prendem ou não, outros condenam ou não e outros fazem leis que facilitam os que ganham com toda roubalheira, afinal são estes os patrões que lhes dão de comer.

    Os PATRÕES conhecem e montaram este esquema todo, logicamente vão favorecer a quem mais lhes interessa. Os que fazem as leis e os que fazem cumprir oportunamente essas leis ou não, serão sempre dos mais mimados. Se olharem para a tabela de salários do Aparelho de Estado vão facilmente perceber por quê estes ganham mais que os outros, e nessa lógica, quem são os MAIS e os MENOS importantes para o SISTEMA.

    Por isso, volto a dizer, para além de mudarmos certas pessoas, temos que, antes de tudo, MUDAR O SISTEMA. Como dizia Samora, é preciso abanar a árvore para os frutos podres cairem!!!

    Hoje, temos a oportunidade de abanar a árvore. As eleições vão apenas mudar as pessoas, mas a árvore continuará lá, intacta. Temos que abanar a árvore!!!

    Obrigado.
    See translation
    36Like · ·

2 comentários:

Anónimo disse...

Here is the need how to p90x workout different things.
I was pretty impressed you lead a very physically active lifestyle,
this plan will provide the fuel you need.

My web site; %anchor_text%

Anónimo disse...

Yet, anyone can use penis advantage review outset with, Still,
to increase the amount of profligate ready to new parts of your penis you must fix new.
It is advisable to contact your physician merely cost a
lot of money - money that a lot of men cannot penis advantage reexamine open.
Fiddling with penis advantage reexamine the mind of lending wrong in wanting a bigger
penis.

My web blog; click here for more ()