sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A PARTIDARIZAÇÃO DO ESTADO PERPETUA CAOS NO PAÍS

A Frelimo é um bando de surdos, cegos, mudos, porcos, feios e maus. De comunistas não têm nada, de socialistas idem, pior ainda de democratas, porque desde que se instalou no poder em 1975 o país virou um caos autêntico, matanças no seu seio e no povo, é o presente de cada dia até hoje.
Foi  a  Frelimo  que condicionou a guerra civil dos 16 anos e desde 1992 está empurrando o país para uma segunda guerra, só que esta, seguirá o molde da greve dos médicos sob pena de fazer sofrer de novo o maravilhoso povo, todos estes acontecimentos levam a crer que o senhor Guebuza, Presidente da República, não tem coração e leu mal, o Maquiavel, aliás os seus correligionários letrados interpretam mal para ele, pois, não colocam os ensinamentos do Maquiavel no tempo e no espaço.
A Renamo por variadíssimas vezes pediu conversações sinceras com vista a ultrapassar vários problemas como o da partidarização do Estado, porque este povo tem o direito de viver num país de paz social, sem descriminação políticas, isto é, tem direito de viver em democracia verdadeira e multipartidária.
A greve dos médicos que está a ceifar vidar hoje nos hospitais a nível do país, é resultado da falta de unidade nacional, democracia, sensibilidade por parte do governo em relação as reivindicações salariais e de condições desiguais de trabalho, como têm os magistrados, PCAs, executivos e não executivos, Deputados da Assembleia da República, etc, etc,… Por exemplo um PCA por mês aufere aproximadamente 700.000,00Mt na empresa pública onde está colocado, e o mesmo, na Assembleia da República ocupando a presidência duma Comissão ou a de membro da Comissão Permanente acrescenta no salário dos 700 mil acima indicados, mais 200 a 300 mil meticais, para além de regalias, perfazendo no todo, aproximadamente 1 milhão de meticais retirados dos cofres do contribuinte. Um deputado simples, que não pertence a nenhuma Comissão tem mensalmente 50 a 60 mil meticais, em contrapartida o médico recebe 15 a 20 mil.
Bastante absurdo e caso para perguntar: Qual é que o salário do máximo magistrado do país (o Presidente da República)? Porque nos países democráticos o salário base é de 10% do salário do Presidente, mas se um PCA recebe 700 mil por mês, imagine o Presidente da República.
Enquanto prevalecerem as injustiças sociais e políticas acrescidas com arrogância, prepotência, desprezo, egoísmo, vingança, abuso e concentração do poder económico numa única pessoa ou num punhado de pessoas, mais greves virão e as consequências, infelizmente cairão sobre o coitado povo, dito maravilhoso. No entanto, o povo sabe muito bem que Dhlakama também tem razão de reivindicar a despartidarização do Estado e os médicos têm razão.
No entanto, o povo não se levanta para repudiar junto ao governo, será por medo? Mas na verdade o estado de direito democrático teoricamente estabelecido na Constituição da República foi a ferro e fogo conquistado por este maravilhoso povo através da Renamo a 4 de Outubro de 1992, pelo que a aplicação desses direitos passa em lutar por ela, pois, desde os tempos remotos os direitos nunca foram entregues de bandeja. Assim, se os médicos forem persistentes na sua luta, alcançarão os seus direitos legais. 

 =^^===================================================================================

Sede Nacional da Renamo; Av. Ahmed SékouTouré nº657; Email: secgeral@renamo.org.mz; Cell: 829659598, 844034113; www.renamo.org.mz

Sem comentários: