quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

um erro reclamar que o pais esta cheio de portugueses e chineses


  • É um erro reclamar que o pais esta cheio de portugueses e chineses. É um erro ainda maior associar o comportamento negativo de alguns para toda uma maioria. O racismo, a falta de educação, o desrespeito independentemente de quem os pratique são nocivos a convivência. Se é bem verdade que se mostram mais nocivos quando praticados por quem procura oportunidades no nosso pais, tal não nos pode criar a conclusão imediata de que todos que vem são maus, temos em algum momento de ser capazes de ter frieza necessária para analisar o comportamento de cada.
    Penso ser urgente que se explique a quem vem que não veio nos salvar, nos descobrir, nos ensinar(até pode quando se mostrar necessário), nos civilizar,...vieram aqui como vão a Miami, Rio de Janeiro, Tokyo, procurar oportunidades de vida o que não é mau.
    As pessoas que se prestam ao serviço de receptores destas pessoas, prestam lhes na maioria das vezes um mau serviço, porque são estes, que muitas vezes, partindo das suas próprias experiências muito mal sucedidas dão uma imagem que consideram ser do pais, são os que de ouvir dizer dão informações e recomendações de como "tratar o moçambicano, qual o salário que merece, das suas mentiras da segunda feira e sexta, para se baldar do serviço, do funcionário que nao desbloqueia nada sem lhe molhar a mão, etc.
    Há muito Chines, português bom, como existem os maus, se pretendermos fechar portas e ter maior controlo que fechemos, mas enquanto as portas estiverem abertas não nos batamos com quem vem, porque nós também vamos a outros locais a procura de oportunidades. devemos ser implacáveis contra todo o racista, mal educado e toda a escória que pensa que nos vem fazer um favor, mas não corramos o risco de generalizar e nem de ser hostis com os que vem.
    P.s. Não vale abandonar o dolce vita porque está a ficar cheio de portugueses e depois reclamares que aquele e outro sitio é "deles". Não há aqui espaço doutros, existe espaco de moçambicanos e de todos os que vivem em Moçambique.
    See translation
     

Sem comentários: