sábado, 22 de dezembro de 2012

UE quer ajuda do Sudão do Sul em investigação sobre helicóptero da ONU derrubado

 
BRUXELAS — A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, pediu neste sábado ao Sul do Sudão que "coopere plenamente" com a investigação relativa à derrubada de um helicóptero da ONU, que matou quatro pessoas na sexta-feira.
Ashton "lamenta o ataque a um helicóptero da ONU em uma missão de reconhecimento no estado de Jonglei, no Sudão do Sul, e a morte de quatro soldados da paz", escreveu o seu porta-voz em um comunicado.
Ashton "pede ao governo do Sudão do Sul para cooperar plenamente com a investigação deste incidente muito sério" e expressa "as suas condolências à missão da ONU e às famílias das vítimas".
O Sudão do Sul admitiu ter derrubado na sexta-feira um helicóptero da ONU, matando todos os quatro membros da tripulação, e explicou que confundiu o aparato com um dispositivo do inimigo, de acordo com um porta-voz do Exército.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "condenou fortemente" o incidente na sexta-feira, dizendo que o helicóptero era "claramente" identificável e exigindo que os responsáveis sejam responsabilizados.
A Rússia instou neste sábado o Governo do Sudão do Sul a punir os responsáveis pelo ataque e certificar que isso não aconteça novamente.
O chanceler russo pediu ao Governo sul-sudanês para punir aqueles que derrubaram o helicóptero da Missão da ONU no Sudão do Sul (Minuss), matando quatro tripulantes russos.
"Pedimos o Governo do Sudão do Sul para iniciar uma investigação, para punir os responsáveis e tomar as medidas necessárias para assegurar que isso nunca mais aconteça", indicou o ministro em seu site.
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ««««««««««««««FESTAS FELIZES»»»»»»»»»»»»»»

Sem comentários: