sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Rússia cunhou moeda retangular

21.12.2012, 20:50, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Olimpíada de Sochi, moeda nacional, Banco Central da Rússia, ouro, prata
© Voz da Rússia

O Banco da Rússia pôs em circulação as moedas de investimento comemorativas alusivas aos XXII Jogos Olímpicos de Inverno. Uma moeda de prata no valor nominal de três rublos e outras duas de ouro no valor de 50 e 100 rublos têm a forma retangular.

A sua face representa o Escudo da Federação Russa e o lado reverso o Urso Branco, um dos talismãs oficiais das Olimpíadas de 2014 a ter lugar na cidade de Sochi.
A tiragem de moedas de prata e de moedas de ouro de 50 rublos constitui 300 mil unidades. Foram igualmente cunhadas 100 mil moedas de 100 rublos. Mas esta não é uma quantidade suficiente para um evento desse porte, considera o dono da loja digital numismática ZooCoin.Ru, Anatoli Veressov.
"A temática esportiva é uma das mais interessantes e procuradas no meio de colecionadores. Tomando em conta a população da Rússia e as pessoas residentes no exterior, posso dizer que o seu número poderia ter sido mais elevado. A tiragem proposta se reflete no preço. Mas, de qualquer forma, a procura irá crescer após os Jogos Olímpicos".
Convém notar que em vésperas das Olimpíadas tinha sido elaborado um programa específico, prevendo que, a partir de 2011 até 2014, seriam emitidos 46 tipos de moedas comemorativas de ouro, prata e metais não ferrosos com a tiragem de 36 milhões. De notar ainda que a sua face, pela primeira vez, não terá a imagem de águia bicéfala, mas sim a do Escudo Nacional.
O reverso será marcado por talismãs. Em resultado da votação realizada em fevereiro de 2011, foram escolhidos cinco imagens: são as de Leopardo, Urso Branco, Lebre, e das personagens esquisitas de Lutchik (Raio de Sol) e Snejinka (Cristal de Neve). Além disso, o verso deve ter os símbolos das modalidades esportivas de inverno, espécies de plantas e animais do litoral caucasiano do Mar Negro, bem como as paisagens naturais típicas do período de Inverno russo.
A maioria das moedas terá a forma redonda tradicional e algumas - a retangular, sendo esse um fenômeno novo e incomum, ao contrário de outros países como a Bielorússia, Arménia, Polônia, as ilhas Cook, prossegue o colecionador de moedas, Anatoli Veressov.
"Existem moedas triangulares, ovais e as que possuem a forma de um continente geográfico, por exemplo, australiano ou com orifício no meio. Neste sentido, a fantasia humana não tem limites".
Claro que, por via de regra, as moedas comemorativas se compram como um presente visto serem as autênticas obras de arte, criadas devido às tecnologias mais avançadas e modernas

Sem comentários: