terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Renamo ameaça boicotar próximas eleições gerais e autárquicas se lei eleitoral for aprovada sem consenso

 
E-mailImprimirPDF
dhlakama-renamo-eleicoesA Renamo, o principal partido da oposição em Moçambique, ameaçou esta terça-feira boicotar as eleições gerais e autárquicas, caso a lei eleitoral seja aprovada sem consenso entre as principais forças políticas do país.
A lei que vai regular as eleições autárquicas de 2013 e gerais (presidenciais e legislativas) de 2014, será votada na próxima semana em sessão plenária da Assembleia da República, depois de a Renamo, a Frelimo, bancada do partido no poder, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira bancada parlamentar, não terem chegado a acordo sobre aspetos importantes da lei durante o debate ao nível da comissão parlamentar encarregada da revisão do diploma.
As divergências devem-se ao facto de a Renamo, com 51 deputados, defender uma presença maioritária dos partidos com representação parlamentar na Comissão Nacional de Eleições (CNE) e menor peso da sociedade civil, a quem acusa de ser favorável à Frelimo.
O partido no poder, que tem a maioria de 191 assentos no parlamento, integrado por 250 deputados, defende uma presença menor dos representantes dos partidos na CNE e maior representação da sociedade civil, posição apoiada pelo MDM, que tem oito deputados.
Em declarações à imprensa sobre o debate da lei eleitoral em plenária da Assembleia da República, o porta-voz da bancada da Renamo, Arnaldo Chalaua, afirmou que a sua formação política boicotará as eleições gerais e autárquicas, caso a lei eleitoral seja aprovada sem consenso das três bancadas parlamentares.
"Não podemos tomar parte num processo onde os vencedores e os derrotados são conhecidos antes de as eleições iniciarem", afirmou Arnaldo Chalaua, reiterando as acusações de favorecimento à Frelimo por parte dos órgãos eleitorais.
A Renamo, adiantou Chalaua, está preparada para discussões adicionais sobre a lei, mas a Frelimo e o MDM "devem reflectir melhor para compreenderem a necessidade de as eleições serem realizadas com igualdade de oportunidades".
O principal partido da oposição boicotou as eleições municipais intercalares realizadas no final de 2011 e início do ano em curso em quatro municípios por considerar que não havia condições de integridade do processo eleitoral.

1 comentário:

Anónimo disse...

In these placеs are locаted wіthin the ѕρlendour of thе Great Outdoοrs.
S а Bibli bа. The woгship of Devi in South Ӏndiа.

erotic massage іs an aωesome ѕоlution
to eliminatе the toxins from your bоdy.
Then a few yеaгs back, I ѕeaгched any Hindu temple
near my areа at Nagаrabhavi. Clovеr erotic massage hotel
receivеd the ultіmate accolade when
Dutch anԁ German nаtuгists viѕiting from the Cοntinent gave it thеiг seаl of appгoval.

80 a night, incluԁing breakfast, start at
235 Euros per night.

Here is my blog: erotic massage london site here