segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Quem lucrou com o fim do mundo?: Voz da Rússia

31.12.2012, 16:26, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
fim do mundo, resultados
© Colagem: Voz da Rússia

O fim do mundo ficou para trás. Agora, há todas as razões para fazer o balanço do evento. A quem aproveitou a ideia do apocalipse? É sabido que um em cada dez habitantes da Terra acreditava que o mundo iria acabar em 21 de dezembro de 2012. Certos empresários souberam aproveitar-se destes receios e obter bons lucros.

Os especialistas afirmam que os mais beneficiados com a ideia do fim do mundo foram as agências de viagem, a mídia, as agências de publicidade e os pequenos empresários. O México e El Salvador chegaram a assinar um acordo especial sobre a divulgação da ideia do fim do mundo. Em resultado disso, a terra natal da civilização maia recebeu neste ano quase três vezes mais turistas do que antes. Muitas companhias vendiam atrevidamente somente passagens de ida. Portanto, o tema de apocalipse virou para muitos empresários uma espécie de “boia de salvação”,- explica o consultor político Anatoli Vasserman.
"A teoria do fim do mundo proporciona vantagens em primeiro aos que atuam de acordo com o antigo ditado: quanto mais turva é a água, tanto mais peixe se pode pescar nela. É sabido que os boatos sobre o fim do mundo existiram desde sempre. Há muitos séculos, no ano 1000 d.C. também se dizia que o mundo iria acabar. Nessa época, um grande número de comerciantes ganhou muito dinheiro adquirindo a preço de banana tudo que as pessoas que acreditavam no próximo fim do mundo resolveram vender a fim de aproveitar os últimos dias para se divertirem."
Este ano, o segundo maior beneficiado com o fim do mundo foi o setor de construção civil. Nos EUA, a construção de uma casa-abrigo custava a partir de dez mil dólares. Na Rússia os ingressos nos abrigos subterrâneos, os bunkers, eram vendidos a mil dólares por pessoa. Ao mesmo tempo, houve também soluções menos comuns. Por exemplo, Evgueni Ubiiko, um inventor que vive na região de Moscou, projetou uma cápsula de salvação que faz lembrar uma cabina revestida de folha de alumínio. O cientista inventou uma alternativa ao uso da cabina caso o prognóstico não se realizasse, ou seja, se o fim do mundo não acontecesse. A sua estrutura, no valor de 80 mil dólares podia ser utilizada na qualidade de sauna ou de…. frigideira industrial. A internet fazia publicidade a diversas camisetas com inscrições do tipo “Este é o último dia”, a kits especiais para o fim o mundo, - com fósforos, velas e vodka, - e de agendas para cartas destinadas às futuras gerações.
Todavia, nem todos concordam que os empresários conseguiram ganhar muito dinheiro na véspera do apocalipse. Alguns peritos recordam o início do século XXI, quando uma das versões mais populares era a ideia de que todos os computadores iriam ficar fora de serviço e que, em resultado, os aviões iriam cair. Os programadores americanos ganharam cerca de 200 milhões de dólares desenvolvendo programas de segurança especialmente para este caso. Em comparação com isso, a vantagem obtida pelos homens de negócios na véspera de 2013 foi insignificante.
É possível que ninguém soubesse do fim do mundo se não fosse o cientista russo Yuri Knorozov, pois foi precisamente ele quem conseguiu decifrar a língua dos maias e o seu calendário, no qual o dia 21 de dezembro de 2012 era apontado como o “dia X”. A principal descoberta que o linguista fez no processo do seu trabalho foi esta – cada sinal da língua maia designava não uma letra, mas sim uma sílaba. Este foi um grande salto em frente no estudo da escrita dos índios maia, diz o escritor Oleg Shishkin.
"O nosso compatriota Yuri Knorozov conseguiu decifrar esta escrita com tamanha eficiência que muitas pessoas ficaram pasmadas. O cientista americano Thomson tentou demonstrar durante muitos anos que o trabalho de Knorozov não passava de uma invencionice e somente na véspera da morte confessou aos colegas que podiam informar o cientista russo que ele tinha razão."
Agora já se podem conhecer os prognósticos de apocalipses para os próximos anos. Por exemplo, de acordo com a mitologia escandinava, o fim do mundo pode ocorrer em 2013; de acordo com a versão de certos cientistas, a poeira cósmica vai absorver o Sistema Solar em 2014 e há quem afirme que o vírus mortífero Ébola vai matar a humanidade em 2015. Parece que o cronograma do fim do mundo será renovado regularmente para os que sobreviverem a estas datas.
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------««««««««««««««FESTAS FELIZES E PRÓSPERO 2013»»»»»»»»»»»»»»»

Sem comentários: