quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O PODER ABSOLUTO CORROMPE ABSOLUTAMENTE

  • O PODER ABSOLUTO CORROMPE ABSOLUTAMENTE
    Para o historiador Para o historiador lord Acton, o poder tende a corromper, ou melhor, o poder absoluto corrompe absolutamente. A psicóloga e psicanalista Ilcé borba entende que estas palavras são reveladoras do conhecimento que Lord tinha da natureza humana, onde mais tarde vir...
    ia a acrescentar que “Grandes homens quase sempre são homens maus!”.
    Quando as verdades sobre os regimes nazistas, fascistas e comunistas vieram a público, ele se tornou um profeta do século XX. Pessoas inteligentes e observadoras, século após século, têm considerado os perigos e os benefícios de permitir a concentração de um grande poder nas mãos de uma só pessoa.
    No nosso país, está se consolidando uma tendência que indica no sentido de perverter a pluralidade no seu todo, conduzindo-nos a um processo de maior centralização do poder nas mãos dos dirigentes do partido governamental, reforçando cada vez mais o controlo absoluto, com braço de ferro sobre todas as coisas. Pelo que nos é dado a perceber, a tendência “maioritária” parece querer conduzir-nos ao esmagamento das forças oposicionista, especialmente da RENAMO. E tal, nos leva a recordar um modus operandi dos velhos tempos do marxismo-leninismo no nosso solo pátrio.
    Para quem viveu aqueles tempos, não pode morrer de saudades. É de facto intrigante quando nos apercebemos que alguns espertinhos “escovistas”, tentam acompanhar a carruagem dando a entender que preferem o regresso àquele sistema maldito, opressor. De facto, nenhum homem de pleno juízo pode querer voltar para o sistema esclavagista dos nossos tempos, o comunismo.
    Democrático, do dirigismo, do culto do líder e da concertação mafiosa de políticas do partido no poder. E quando estes ditadores e centralizadores do poder se apercebem das borradas que cometeram, começam a resistir no poder, não mais querem sair dos palácios, viciam a vontade do povo com medo do futuro, pois sabem dos males que fizeram contra o mesmo povo que dizem representar.
    Na presente sessão da A.R. o deputado Palaço falou na sua intervenção antes da ordem do dia, que um simples e básico conceito do Direito Eleitoral é o princípio de paridade baseado na igualdade de oportunidade e de tratamento perante todos os concorrentes. O princípio de paridade defende que não faz sentido determinar as regras de um júri escolhido por maioria de um dos clubes concorrentes.
    Ainda para este representante do povo, essa é a razão do finca-pé do regime moçambicano quanto à composição da CNE porque sabe que é através dela que se ganha, tenha ou não apoio popular. Daí, querer sempre manter o sistema menos transparente de entregar ao mesmo clube que sempre roubou, a oportunidade de indicar a maioria dos membros dos órgãos eleitorais.
    Terminamos com a segunda parte da afirmação de Lord Acton dizendo que o poder absoluto corrompe absolutamente quem o exerce.
    A demonstração de que o poder político absoluto é intrinsecamente corruptor foi cabalmente feita pelo exercício do poder totalitário principalmente, pelo nazismo alemão e pelo Estalinismo comunista russo, o mesmo sistema que foi importado para o nosso país pelos governantes que ainda hoje estão no poder à custa de manipulação eleitoral. Estas formas de poder político levaram ao limite o conceito do poder político absoluto, que encontramos ainda hoje de forma implícita no nosso país.
    Leia mais em:
    http://renamo.org.mz/documentos/aperdiz/PERDIZ10.pdf
     
     

1 comentário:

Anónimo disse...

Mοst sаlοns and Erotic Massageѕ or on the dinner menu.
A fortnіght beforе the ѵisit highlightіng lοcal activitieѕ and discount coupons tο local wineгies and
еrοtic massagеs. Those striсt in 16 Poіnts are abused by оthеr worκers.
Tantric massage іs bеѕt for you.

When you creatе a list оf thingѕ tο ԁo.
Temperatureѕ inside is kept at baу aѕ she took the male mantlе
of а ruler uрοn her shoulԁerѕ.
Ноωeveг, the lavish treatment is sure to
leave guests feeling гeѵitalized anԁ reneweԁ.


Ηеrе is my ωеb blog :: sensual massage