terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Nelson Mandela tem uma infecção pulmonar

 


O Nobel da Paz está a reagir bem ao tratamento, garante a presidência sul-africana.
Os sul-africanos esperavam desde sábado por notícias Alexander Joe/AFP
Já se sabia que Nelson Mandela voltara a ser hospitalizado. Esta terça-feira ficou a saber-se que está a ser tratado a uma infecção pulmonar, a mesma que esteve por trás da hospitalização de Janeiro de 2011. Mas a presidência assegura que o herói nacional sul-africano não corre risco de vida.
“Os médicos terminaram os exames e estes revelaram o regresso de uma antiga infecção pulmonar. Madiba [o seu nome de clã] está a receber o tratamento adequado e está a reagir bem”, esclarece a presidência num comunicado. Mandela está internado desde sábado e estas são as primeiras notícias sobre o seu estado de saúde.
“As infecções pulmonares são um dos problemas mais habituais quando envelhecemos, isso não tem nada de extraordinário”, disse à AFP Mark Sonderup, vice-presidente da Ordem dos Médicos sul-africanos. “Mas qualquer complicação de saúde em pessoas de muita idade é potencialmente um motivo de preocupação”, acrescentou. Mandela tem 94 anos.
A infecção que o levou ao hospital em 2011 está ligada a uma tuberculose contraída na cela da prisão da ilha de Robben, onde Mandela passou 18 dos 27 anos que o regime racista do apartheid o manteve atrás das grades. Libertado em 1990, foi Nobel da Paz em 1993 e chegou à presidência um ano depois.
Quando esteve internado no início do ano passado a África do Sul foi tomada por uma vaga de pânico, como se o país “tivesse de repente descoberto que o ícone nacional, objecto de um verdadeiro culto, não é imortal”, recorda a AFP.
Os media sul-africanos seguem de perto as informações sobre o estado de saúde de Mandela, que desde a final do Mundial de Futebol de 2010 não aparece em público. Isso não significa que tenha desaparecido dos olhos dos sul-fricanos: com alguma regularidade, a televisão nacional transmite algumas imagens suas, gravadas em Qunu, onde nasceu e para onde regressou nos últimos meses.

Sem comentários: