sábado, 29 de dezembro de 2012

Morreu o cineasta Paulo Rocha

 

O cineasta português Paulo Rocha, autor do filme "Os Verdes Anos" (1963), morreu este sábado, aos 77 anos.
foto Manuel Correia/ Arquivo
Morreu o cineasta Paulo Rocha
Paulo Rocha estava hospitalizado num hospital privado da zona do Porto e "morreu esta manhã", disse à Lusa um familiar do realizador.
Com uma carreira de 50 anos, Paulo Rocha tinha acabado de fazer 77 anos, no dia 22 de dezembro.
"Mudar de Vida" (1966), "A Ilha dos Amores" (1982), "A Raiz do Coração" (2000) e "Vanitas" (2004) foram algumas das suas obras.
Depois de ter frequentado o curso de Direito, Paulo Rocha iniciou-se no cinema em Paris, para onde foi em 1959 estudar realização.
Após concluir o curso torna-se assistente de realização do cineasta francês Jean Renoir e quando regressa a Portugal trabalha como assistente de Manoel de Oliveira em "Acto de Primavera", em 1963.
É também nesse ano que o realizador assina umas das mais importantes obras do cinema português, "Os Verdes Anos", tornando-se numa referência do Cinema Novo português.
 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ««««««««««««««FESTAS FELIZES E PRÓSPERO 2013»»»»»»»»»»»»»»»

Sem comentários: