quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Isabel dos Santos compra transportadora aérea privada de Cabo Verde



Lisboa - A empresária angolana Isabel dos Santos está a reforçar os seus interesses em Cabo Verde: depois de ter entrado no sector das telecomunicações vai adquirir uma participação numa transportadora aérea privada e está, segundo a imprensa local, interessada na venda do Banco Cabo-Verdiano de Negócios (BCN), prevista para o próximo ano.
Fonte: Publico

Isabel dos Santos esteve na Cidade da Praia em Outubro, para concluir a compra da operadora de telecomunicações cabo-verdiana T+, que detinha uma quota de 25 por cento do mercado e foi adquirida pela Unitel Internacional, uma sociedade angolana de comunicações, que controla.

A filha do Presidente de Angola vai também – segundo o jornal A Semana – entrar no capital da Halcyonair Cabo Verde Airways, uma transportadora aérea que tem sofrido os efeitos da crise e está praticamente parada.

A empresa, primeiro operador privado do sector no país, tem dois aparelhos e iniciou a actividade em 2008, com voos entre ilhas do arquipélago. Já este ano, o sócio maioritário, Jorge Spencer Lima, anunciou a intenção de vender até 40%. Isabel dos Santos teria sugerido a aquisição total da Halcyonair, mas esse cenário estará afastado.

Os interesses de Isabel dos Santos em Cabo Verde poderão não ficar por aqui. O também semanário A Nação escreveu na última edição que o Banco Cabo-Verdiano de Negócios (BCN), actualmente controlado pelo português Banif, pode ser a próxima compra. O jornal noticiou que os accionistas definiram na semana passada os “parâmetros” da venda, eventualmente em 2013.

“Algumas instituições financeiras sediadas no país estão interessadas na operação, mas fala-se também do interesse de investidores estrangeiros, com destaque para Isabel dos Santos”, escreveu A Nação. Entre as instituições dadas como interessadas em participar no BCN é referido o BES (Banco Espírito Santo), que tem uma sucursal na Cidade da Praia.

O Banif, que entrou no banco cabo-verdiano em 2007, tem 51,4% do capital. Os outros accionistas são a Sociedade de Estudos e Promoção de Investimentos (SEPI), que reúne investidores cabo-verdianos, com 44%, e a Cruz Vermelha de Cabo Verde, com 4,44%.

O BCN foi o primeiro banco privado do país, criado na sequência da aquisição, em 2004, do capital do Banco Totta de Cabo Verde, constituído a partir de uma sucursal do português Banco Totta & Açores, aberta em 1996.

A filha do Presidente de Angola tem diversos investimentos em Portugal. Começou pela Galp Energia, adquiriu posições na banca e diversificou os negócios para áreas como as telecomunicações, onde tem 28,8% da operadora Zon, que está em negociações para uma fusão com a Optimus, do mesmo grupo do PÚBLICO.

Ao início da tarde, a agência de comunicação LPM, que representa a empresária em Portugal, desmentiu que haja negociações para a aquisição da Halcyonair e do BCN. " Não fez nenhuma das aquisições referidas, não está para fazer, não conhece as empresas e não se encontra em negociações" - diz o comunicado que desmente "peremptoriamente" as informações veiculadas na imprensa de Cabo Verde.

Sem comentários: