quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

I CONGRESSO DO MDM - Ocasião para debate de ideias

 

Mdm_congressoConvidados ao 1°Congresso do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que decorre desde ontem na capital provincial de Sofala, consideram que os partidos políticos em Moçambique devem lutar pelos mesmos objectivos, que se circunscrevem na delimitação de ideias concretas que possam elevar, cada vez mais, o nível de vida dos moçambicanos.
Maputo, Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2012:: Notícias
Falando em entrevista ao nosso jornal, momentos depois da abertura daquele evento, António Pereira, do Consulado de Portugal na Beira, disse que um congresso era um importante evento onde se debatem ideias e que proporciona o desenvolvimento da cidadania e o progresso cada vez maior de uma sociedade.
Pereira apontou, por outro lado, que o evento deve constituir um momento de reflexão sobre os principais pontos que o país precisa para avançar, mesmo sem nomeá-los a fonte destacou a necessidade de se respeitarem as diferenças sempre cultivando o espírito de diálogo como um veículo importante de desenvolvimento e concretização dos objectivos pretendidos e que passam pelo alcance do poder para posteriormente lutar pelo bem-estar do povo.
Por seu turno, o representante do Instituto de Formação Política do Brasil, que preferiu ser identificado apenas pela instituição que representa, disse ao nosso jornal que esta era uma ocasião para o debate de ideias e que era necessário que o MDM se tornasse cada vez mais forte porque, no seu entender, só isso vai permitir que possa chegar ao poder para melhorar a vida dos moçambicanos.
Reconheceu, igualmente, que a sua presença era uma experiência nobre.
Por sua vez, o representante do partido Frelimo Emílio Comé, por sinal a única formação política nacional que se fez representar na abertura do I Congresso do MDM, preferiu não elaborar muito, limitando-se a dizer que este era um acto de representação do seu partido naquele importante evento.

Maria Moreno dirige mesa do Presidium

Maputo, Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2012:: Notícias
Conforme estava previsto, os trabalhos do I Congresso do MDM no que se refere ao período da tarde tiveram o seu início com a apresentação da Proposta da Mesa do Presidium. Dois nomes concorriam para efeito, Maria Moreno e Armindo Lobo mas à última hora o segundo retirou a sua candidatura abrindo assim a porta para Maria Moreno que acabou vendo o seu nome a passar naturalmente.
Assim, a antiga candidata à presidência do Município de Cuamba assumiu a presidência deste órgão directivo.
Entretanto, o Pavilhão dos Desportos da Beira, local escolhido para albergar os trabalhos do I Congresso do MDM, beneficiou de remodelações que consistiram, basicamente, na colocação de algumas tendas onde serão servidas as refeições para os mais de 800 delegados e convidados ao evento.
Ontem, e antes do inicio do evento, houve espaço para a exibição de alguns números culturais embora tais actividades tenham sido afectadas pelos cortes de energia eléctrica que nos últimos dias têm assolado a cidade da Beira.

Sem comentários: