domingo, 16 de dezembro de 2012

HISTÓRIA DA SEMANA - 3 December

Madrugada Amiga


Amigos da Madrugada Amiga, saúdo-vos.
Chamo-me António Baloi. Vivo na cidade da Beira. Quero antes de mais dizer-vos que há mais de 1 mes que andava a tentar ganhar coragem para contar-vos, o que já há muito preocupa-me.

Sou viúvo e pai de apenas 1 filha que agora tem 22 anos. Ela não chegou a conhecer a mãe. Morreu durante o parto que foi bastante complicado. Primeiro foi as...
sistida em casa (Inhamizua) e depois levada de emergência para o hospital onde viria a falecer poucas horas depois do parto. Na altura a gravidez tinha 7 meses de gestação. A criança ficou na incubadora o tempo que foi necessária enquanto se tratava do funeral da minha mulher. O corpo dela foi levado pelos pais que me proibiram de ir ao funeral que se realizou no Buzi. A família dela ameaçou matar-me se eu fosse ao cemitério familiar para conhecer a campa dela. Fiquei em casa durante 3 semanas sem ir ao hospital para ver a minha filha. Eu estava muito aéreo. Muito magoado comigo mesmo, com a vida, com o mundo… eu sei lá, pois não acreditava ainda que havia perdido a mulher da minha vida. Ainda mais daquela maneira. Eu achava que a minha filha não podia ser considerada a culpada da situação. Foram os meus tios que me encorajaram a ir ao hospital saber da minha filha e leva-la para casa. Devo dizer que a família da minha mulher passou a infernizar a minha vida, pois exigiam a sua filha de volta a qualquer preço. Na altura chegaram a dizer que a neta deles (que não queriam ver nem de perto) ou eu e a minha filha devíamos morrer também para pagar a filha deles. Achavam que a criança que nasceu naquele trágico parto trazia consigo um demónio e que não devia viver.

Ate hoje a família da minha mulher rejeita receber a miúda. Apenas um dos irmãos da falecida que trabalha comigo na mesma empresa é que pensa e age de forma diferente, assim como os filhos dele quer convivem com a minha filha. As vezes ela quer saber tudo o que aconteceu. Fica trancada no quarto, achando-se culpada de tudo o que esta a acontecer. Só em Agosto deste ano e que fomos (com ajuda desse meu cunhado e as escondidas), conhecer a campa dela. Os momentos críticos que eu e a minha filha temos vivido têm sido um constante tormento, nas nossas vidas. Desde k isso aconteceu e em memória dela, eu jurei no dia em que a levaram de mim, que jamais outra mulher iria ocupar o lugar dela na minha vida. Mas eu gostaria de reconciliar-me com a família da minha mulher de modo a que eu e a minha filha possamos levar uma vida normal e em Paz. Apenas conto com a compreensão de um só membro dessa família, que também se vê muito limitado para reverter a situação. Como fazer? Ajudem-me por favor e muito obrigado pela atenção.
See more
See translation
2Like · ·
  • 31 people like this.
  • Jane Junior ora viva, gente boa. Renovados votos d uma linda matina. Antes d nada parabenizar a coragem do cunhado o qual lhe deu sempre duma forma directa ou indirectament uma força k acredito lhe manteu firme ate hje.
    Gente boa, o k aconteceu com o sr. Baloi pode acontecer com quelquer um, foi um acidente creio eu, so espero k nao haja nenhuma injustiça em nome da tradiçao. Muita força ai pa o sr. Baloi e a sua filha sem esquecer do cunhado. Wa gaya nhembane.
    See Translation
  • Agostinho Nhampossa O assunto é complicado meu caro, é melhor ir ter com a autoridade local da familia, de preferencia autoridade tradicional, pedir conselho, não como queixa, acredito que eles te podem ajudar se reconciliar com os seus sogros.See Translation
  • Angelo Alexandre De certeza o assunto é muito complicado. Pós envolve uma gama d conflitos o que por si só limita a resoluçao. Mas isto nao quer dzer k nao haja soluxao. Peça ajuda as autoridades competentes dgo eu de chefes de zona, secretário, entre outros. Mas d principio ja tem uma pessoa k entende e isso é grande passo. Espero pelo sucesso de ti e d tda familia. Paz See Translation
  • Gabriel Pangananhe Samson triste situacao,nunca tinha ouvido uma historia tao triste d pessoas da minha terra natal, acusar uma inocentinha nené. Agora,quem pos ece demonio?sobre isso digo muita forca e gracas a Deus tem um membro da familia que compreende e ta seu lado.See Translation
  • Frederico Madabula Esse comportamento da família da falecida esposa não tem nada a ver com a tradição, ora: Se é que ele não tinha cumprido com os preceitos da tradição deviam tê-lo dado oportunidade de se retificar, segundo o que a tradição reza. Ademais no meio disso tudo tem uma menina, que precisa conhecer e conviver com a família e tirar de si que é culpada pelo que aconteceu.
    Amigo Baloi acho que a saída para esse caso é procurar dialogo com eles e saberes quais são as exigências tradicionais para ultrapassarem essas divergências. Para tal terás que mandar a tua família a fim de mediar esse dialogo.
    Situação muito triste, lute pela felicidade da tua filha amigo, o amor e paciência sempre vencem
    See Translation
  • Édel Munguambe Em primeiro minhas saudações a realizadores e ouvintes da madrugada amiga.

    Quanto a história da semana é bastante muito complicada, bom apesar de Baloi não ter revelado realmente todos dados que constituem o caso.
    A família da mulher tem razão, porque pode até que o Baloi não tenha cumprido com certas tradições que a família exije. Ta bom, isto não está a começar consigo Baloi, já acompanhei muitos casos do género, embrora que não tenhas cumpridas com nenhuma obrigação ou seja tradição tinham que pelo menos dizerem o que tens que fazeres de modo a seres abençoado, irmão dialogue com sua família dirigirem até em casa dos pais da falecida, e tenta cumprir com as obrigações estarás a dar liberdade e sorte a sua filha, só assim que irás ter a solução e a felicidade virá pra ti futuramente.

    O SEU GRANDE AMIGO É QUEM IRÁ TE TRAIR, CUIDE SE DELE ABRA VISTA!
    Por Édel Munguambe.
    See Translation
  • Leonid Marenço Bom dia. O assunto é bastante complicado d facto. Primeiro o funeral q foi a sua revelia, alias, proibiram te d participar. Segundo a menina q é tida como culpada do trágico parto. Por mais q nao tenha cumprido com a tradicao, sao 22 anos, devia haver uma mundança d mentalidade. Isso está estranho. Tenta junto com sua familia, procurarem uma solução, pk sozinho vai ser mais complicado. O seu cunhado reconhece q é familia, mas na resolução pode não ter nenhum poder d decisão, dado q o assunto esta com os mais velhos. Muita força meu irmao. Tudo co diálogo resolve-se.See Translation
  • Pedro Nhone oi Baloi, os mandaus de Buzi, sao complicados, eu creio k a sua filha ja tem 22 anos, ela conxigo e junto da autoridade localSee Translation
  • Pedro Nhone oi Baloi, os mandaus de Buzi, sao complicados, eu creio k a sua filha ja tem 22 anos, ela conxigo e junto da autoridade......See Translation
  • Pedro Nhone locais poserao encontrar soluçao deste caso, muita força Baloi você é um heroi junto a sua e a comunidade em geral.See Translation
  • Gabriel Pangananhe Samson Pedro, Ajude o Sr.Baloi se nao tem opiniao k possa lhe ajudar cala. Nao entre nessas ta... Eu ja vi na televisao em gaza uma familia k obrigou o genro pagar lobolo pa uma ja morta como condicao par intera-la.cada familia e uma familia.obrigado.See Translation
  • Édel Munguambe Oh gabriel deixa o pedro nao vejo o mal k ele falo porque realmente ox mandaus sao bem complikadas agora se vce é mandau nem tenx direito d mandar calar ninguem nexta sala apenas criticar se ha algo k nao tax a goxtar, afnal é da sua terra natal tenx razao max sao confusos e complikadosSee Translation
  • Gabriel Pangananhe Samson todox Africanx xao complicadox,melhor seria ajudar ajudar Sr ai.See Translation
  • Édel Munguambe Sim, sim, sim vamux nx ajudar max nem todox somox complicadas.See Translation
  • Édel Munguambe Sim, sim, sim vamux nx ajudar max nem todox somox complicadas.See Translation
  • Odete Zuvane Bom dia!situacao triste e dificil de resolver!mas tdo tem solucao!bom,por mim poderia conversar com alguns leigos da sua igreja de maneiras que eles aceitem conversar cm a sograria pois de modo nenhum voce e a sua filha devem ir aquela familia sozinhosSee Translation
  • Amisse Abdula Cassamo Por mi axo deves dar max um tempo ,um dia as coisas vao mudar,dxa a pueira baixar por enkuanto,vera q ela sera 1 triunfo p voxa re-uniao okSee Translation
  • Amisse Abdula Cassamo Por mi axo deves dar max um tempo ,um dia as coisas vao mudar,dxa a pueira baixar por enkuanto,vera q ela sera 1 triunfo p voxa re-uniao okSee Translation
  • Fidalgo Mauai Ngomane Bom isso e estranho como ja havia sido citado ralizaram funeral a sua revelia eu penso que a familia da mulher saiba de alguma coiza sobre um feitico deles mesmo so querem atirar a culpa para voce se sentir culpado. See Translation
  • Leonid Marenço Amisse pode ser q a poeira baixe um pouco, mas 22 anos, é tempo demais. Agora mais outro tempo? Como podes ver a poeira está em cima durante este tempo todo. Há q procurar agir, visto q está em jogo a felicidad d miuda. Sr Baloi, vá junto com familia procurarem uma saida (diálogo) com parte da sograria pra ouvir deles o q deves fazer solucionar o problema, lembre-se q 22 anos já é tempo demais pra esperar mais um pouco.See Translation
  • Emidio Tovela Sinta se parte da familia da tua falecida esposa, pois, tens alguem que dias pois dias arriisca suas raizes para te demostrar que nao és culpado muito menos a tua filha. Quanto ao juramento que fizeste devias quebra lo pois demostra sentimento de culpa!See Translation
  • Samito Casimiro Mucavel sera' q tinha feito o lobolo???? Temos q saber em q circustancias ficaste com a filha deles ate ela conceber. Pode ter sido um rapto ou nao fez alguma cerimonia tradicional.
    Mas em todo o caso a atitude dos teus sogros e' uma atitude muito ridicula.
    See Translation
  • Francisco Vasco Themo Bom dia madrugada,eu acho o seguinte,procurar os padrinhos que o ajudaram em principio para que o casamento de ambos se concretiza se,para ter com a familia da esposa e conversar sobre este assunto.ou por outra podera ter com o regulo da zona,esponto o tal caso a ele.ou pedir para que se fassa campa,acho que poderao concordar com isso.See Translation
  • Francisco Vasco Themo Bom dia madrugada,eu acho o seguinte,procurar os padrinhos que o ajudaram em principio para que o casamento de ambos se concretiza se,para ter com a familia da esposa e conversar sobre este assunto.ou por outra podera ter com o regulo da zona,esponto o tal caso a ele.ou pedir para que se fassa campa,acho que poderao concordar com isso.See Translation
  • Helmer De Azevedo Gomes Bom dia Madrugada nossa amga!! Pois é! Situação bem cmplicada, bem eu acho k sera dificil convecer a familia da sua mulher! Isto prke so cntas cm ajuda do teu cunhado, k de certeza nem tem poder d decisao na familia! Eu acho k podesse resolver se tiverem apoio de um max velho e influente na familia pra pder explicar e fzer perceber bem a situacao, ao inves d culparem a miuda e o pai...See Translation
  • Amisse Abdula Cassamo Afinal paxam 22anos? Epah por me axo q ele dve dxar eles falarem uki kizer max 22anox ja suportou tanto,max aki algo axo q ele nao contou
    xta xtranho para mi.Nao temx todos dados p julgar alguem q pouko
    soubemx dle
    See Translation
  • Tony Joao Amigo s a familha da sua falecida esposa nao vos aceita, pense n present divino k o Sr. lhe concedeu, pork 22 anos é tempo suficient para parar, pensar e reflitir no caso. Queira DEUS k um dia reconcilhem-se. Agora pense na sua filha k ja nao é mais uma crianca, mas sim uma mulher.See Translation
  • João Manuel Oque mano atua situação ta critica mesmo mais de qualquer forma eu e todos os que estam a comentar vamos ti ajudar muito mesmo que pena que eu nao extou na beira ea sentar contigo no mesmo sofa e comversar sobre isu.muita força mano,tio vce consegue acredito eu. See Translation
  • Oscar Andre Nhatchigule Nesta estoria ainda faltam muitos detalhes para podermos dar ajuda util. Em q circunstancia comecou a viver com a mulher? Em todo caso, deve se preocupar com a formacao da filha em todos niveis. Deus vos abencoe!See Translation
  • Lina Arrone Bom dia amigos da madrugada amiga. Que situaxao, por mim, parecendo q nao a famili da tua falecida Mulher direct ou indirectamente acompanha todos os teus passos e da minina q ja e' uma Mulher, o tempo q passa depois d sucedido foi suficiente para eles julgarem o caso negativament e possitivament, d certeza eles tem a esperanxa d q um dia tu iras te ajuelhares diant deles " o q em part e' muito supersticioso ", nao custa tentar tenha coragem e n perderas nada, marque um encotro cm atcedencia e na companhia dos teus familiares ou se necessario, representantes d bairro, e procurem possiveis soluxoes de modo a enquadrar a menina na familia. La e' possivel q enzijam o lobolo. Chegue perto, se for pra mandar lixar antes teras q te livrares procurando se desculpar!!! , uma simples falta d dsculpas arrasta mil e uma duvidas. Talvez tenhas Faltad algumas verdades na historia. Magoas por magoas se pagam, assim tambem nao da... Sucessos nao perca mais tempo com ou sem livre-s da culpa nao q seja facil... See Translation
  • Amadeu Chico Falta sal nexta salada russa.pra dar maix goxto.n poxo cmentr sinto falta alguma coixa.cmu levaxt a sua mulhr?ax cndicoes.mais abunda a tradicao promet cmentr aposSee Translation
  • Joao Bloss Dj Bloss Amigo me ajuda fb.
  • Hilário Do Rosário Trinta Meu irmao conta a verdad. A tua filha. Ñ exconda nada. 1 coisa exta mal. Outra via. Fala com o teu cunhadw k poucw intend. Pedindw para falar c familia xua filh ker fazer cerimonia da mae. CnhecerSee Translation
  • Hilário Do Rosário Trinta Conhecer ond. Discançao os restos mortais da mae. Ou entao usa autoridad. Mas tambem pod xer voce k ate hoje tens medo. Acho k eles pd enkndo kerem do seu apoio a sentrem vergonha plo paxado. CoragemSee Translation
  • Nelson Eugenio Suriar Bonde saudaxoes! Eh complicado essa situaxao, eu penso que 20 anos nessa batalha de quereres fazer a paz cm a familia da sua falecida esposa e nao conseguiste ate agora eu acho que sera dificil de fazeres a paz cm eles. O que tens que fazer eh conformares com isso, porke segundo a sua descrixao eu acho que voce eh e sua filha sao inocentes. Tambem o maior problema em frente disso tudo eh que tas dedicado a esse conflito e nau keres sair dessa. Penso que sta na altura de lutar para outra coisa e deixares esse problema para traz. Se nau vais correr atras de vento.See Translation
  • Sonia Tivane Realmente, Amadeu! Tambem senti que há grandes lacuas que podem permitir dar nos sugestoes mais palpaveis dentro do assunto. Como vamos dizer te cmo amigar se cm a familia da sua falecida esposa se nao sabemos o que aconteceu ate ocorrerem as desavenças...??See Translation
  • Shalay Entretenment ora Viva presados Ilustres k colaboram com a Madrugada Amiga da RM, saudo igualmente de forma exaustiva e fervorosa ao companheiro do Pais k responde pelo nome do Baloy e doravante deixar ficar o meu dexpaxo relativamente a este assunto k julgo eu nao tranxportar mais muita complicaxao na familia da vossa esposa assim como na vossa consciencia olhando pra o expaxo d tempo k separa o dia do sucedido, 20 anos k ficaram atraz, suponho e presumo k ela ja 'e Jovem, se o sr Baloy 'e pai Dedicado, ela ja reune muitos valores mentais de ponto de vixta angariados na carteira durante a sua formaxao academica e isso facilita sobre tudo a 1 ser 1 humano fazer as contas de acordo com as equaxoex da vida.. familia, voxex ja viram 1 avo a rejeitar uma neta??? nao importa como ela apareceu, mas digo te meu Camarada, restabelece o SMART na tua comunicaxao com os sogros, eles vao te pereber, vao xorar nos teus Obros, como tem sido apanagio de todos k tiram lagrimas pra merecer atenxao dos outros, o SMART ajudara te muito, palavras Simples de expor o Assunto, Mensuraveis, apropriadas , sejam elas mais realisticas, e isso deves fazer de forma repetitiva, seja persistente e tudo deve ser feito de forma Massificada, e deve estabelecer 1 horizonte temporal. pq trata se de uma familia directa por causa da crianxa, determina 6 meses, de Janeiro a Junho, talves nem vais precisar desses mesex todos, Boa sorte Pai.See Translation
  • Joao Bosco H. Luis Oi Baloi, a situação é complicada e, não consigo detectar a sua culpa e a da sua filha. Conquista de novo coragem e junta com a primeira, porém, seja humilde e com diálogo resolve problemas duma forma passífica.
  • Dembo Sampanha Micha De facto fica complicado passados vinte e dois anos e sem ter a genese da situacao para uma analise equilibrada e imparcial. Talvez explicar a miuda o que tera acontecido, acho que ja tem idade suficiente para saber isso...mantenha a relacao amistosa com o seu cunhado mas nada de esforcar aqueles que nada querem saber porque sem necessidades podem entrar de novo em desaforos sem precedentes e a sua filha podera ficar ainda mais deprimida. Na minha modesta opiniao, procure uma companheira que podera te ajudar em alguns detalhes ao menos que tenha peso na cosnciencia descarta-se essa ideia...porque esta infelizmente eh a realidade da vida, nunca podemos contornar. Continue encarando a situacao de forma paciente, se tens razao, um dia, os seus sogros vao render as evidencias. Por aquilo que eu saiba, neto eh muito querido por avos, principalmente quando for o filho ou filha da filha, passe pleonasmo...See Translation
  • Dercio Julio Muholove CORAGEM E SUCESSO NA VOSSA VIDA. ENQUANTO VIVO TUDO E POSSIVELSee Translation
  • Mario Nhazua Sande Força ai meu conteraneo, nao vacile.See Translation
  • Tomas Emilio Pedro Samo Irmao o k acabei d ver é 1situaçao triste e emocionante.ja passou tempo suficiente e tens k tentar resolver o problema.se os teus sogros rezam é melhor usar intermediarios religiosos pra lhes fazer compreender k sta a sofrer com a situaçao. Muita força e boa sorte meu irmao. See Translation
  • Judy Anjossina Mulhanga Olha,e mto dificil emitir seja qual for a opiniao, porque ao meu ver, existem muitos problemas que afectam a sua familia. antes de mais nada, o senhor nao conseguiu superar o passado, e eu acho que este e o maior dos problemas. Nao podemos mudar os outros anao ser a nos mesmos. a miuda ja e grande, tente explicar e ensina la a ser feliz independetemente de a familia da mae nao a aceitar. O mais importante e ela saber que a mae a quis e nao onde esta a campa dela. Boa sorteSee Translation
  • Larckeiz Malacanha olha, vc nao eh culpado pelo k aconteceu, se tudo core desse jeito deus sabe pk...vc pod ainda kerer conciliacao mas see a otra parte nunca mostra interesse simplesmente n podes fazer magiaSee Translation
  • Raahju Rage Um parto nunca é tragico quando a crinça nasce,como foi no caso. . .jesus deu a vida para que nós também tivessemos vida,sua falecida esposa também deu a vida para que sua filha nascesse,por isso,não se pode dizer que o parto foi tragico.E quanto a familia da sua falecida esposa,eu acho que ela devia estar mergulhada na dor da perda. . .é triste perder quem amamos,e mai triste ainda quando amamos demais,procuramos,queremos sempre culpados. . .boa sorte muita paz & graça.See Translation
  • Felix Zucula Baloi, use o teu cunhado k trabalha com ele como elo de ligação. Convida a ele para conversar com a sobrinha mas antes deve instruir a sua filha as kestöes k deve colocar a ele como tio. Nao perca xperança, força!See Translation
  • Domingos Joaquim Gulamo Triste historia, os mandaus entende mal sobre a morte........+ como ja tens alguem k pelomeno ja deu 1 passo mt interessante intemidiaerio continua conversando com o seu conhado um dia tudo vai dar certo...........digo isso pk eu sou mandau ,e conheco mtas histori dessa natureza..........conflitos quando morre alguen na familia..........forca mano um di vai ter uma vida normal com os familiares da sua falecida esposa............isso seria mt saudavel para a sua filla..............See Translation
  • Joaquim Levi Bie Quando a soluçao nao se encontra nos homens o que devemos fazer e recorrer ao nosso Criador Deus pois ele tem todas as soluçoes e ai tudo vai dar certo...esperimente.See Translation
  • Jeke Jeke Jeke Pucha.a.vida.nao se limite colocando um fim em seus dsejo isto aflingem,para d cordar akem nao ker a cordar voce nao sabe realmente oqui xtao a pençar,tenta ficar sem provocar a familia sei k um dia voltarao ate procurar,tenha coragemSee Translation
  • Artur Faduco Meu irmao procura esquencer o passado, voce nao é culpado por tudo o que aconteceu. Nao limita a sua vida culpando a malograda. Voce é que é autor da tua tristeza, 22 anos ainda esta prezo a um amor desaparecido. A familia da tua esposa nao te precisa.See Translation
  • Carlos Fernando Charles Eu acho que o Baloi deve procurar uma família que possa apadrinhar a situacao de modo a acabar com este clima porque se formos a ver, a crianca é a pior vítima nesse desenrolar da historia e que só podem causar-lhe problemas psicológicos. Força ai mano.See Translation
  • Carlos Fernando Charles Eu acho que o Baloi deve procurar uma família que possa apadrinhar a situacao de modo a acabar com este clima porque se formos a ver, a crianca é a pior vítima nesse desenrolar da historia e que só podem causar-lhe problemas psicológicos. Força ai mano. Puzanga.See Translation
  • Idelfonso Djedje boa noite, companheiro, me entristece saber q tens k xplicar pk é k tua mulher se foi. Podes crer k nem tu nem tua filha sao culpados pela morte, durante o parto, da tua mulher. Nao creio k re tu te apaixonares outra vez estarias a substituir o lugar dela na tua vida, quanto aos teus cunhados, deixa k a natureza os guie, k os tire da escuridao k lhes cobre. Forxa.See Translation
  • Mingos Minguinho É triste. Mas deixe o tempo resolver o problema, ja começou a resolver se este problema, o contacto com um dos teus cunhados é o inicio e o fim deste drama. Prepare o futuro da tua filha, porque afrente é que é o caminho.See Translation
  • Mingos Minguinho Não guarde magoa é a natureza de alguns africanos.See Translation
  • Assane Alberto Alberto Hatxenque A verdade é de k tu e a sua filha nao sao os autor do falecimento da sua ex esposa.Entao o melhor era d falar com os autoridades ou associacoes para poderem irem ter com essa familia para poder fazer intender k voces nao sao culpados,tém o mesmo sentimentoSee Translation
  • Luis Egas Rui Primeiro desejar te mas forxa e fé pois durante toda essa guerra deus estava kntigo. Entao a filha ta kntigo, ja é bm e tarde de mais mas ela tem que saber o k akontexeu e kuanto a familia lida cm quem te da olhosSee Translation
  • Emidio Mateve E muito trist, mas ninguem é culpado por acontecimento.See Translation
  • Nelson Jeronimo Muianga Bom dia! Passaram 22anos, por longe consigo ver que o Sr. Baloi e muito humilde, pelo contrario ta recebendo humilhacoes, por mim, sou apologista a ideia do Kadu, na verdade o tempo e o grande remedio de todas as coisas, muita forca Baloi.See Translation
  • Baltazar Sangoma Olha kerido amigo triste é o seu kaso maj tdox problema tem soluxao ou fim. Cuide da sua filha k é sua familia e prioridade pra ti agora. O tempo vai cicatrisar a ferida k existe agora em ti.See Translation
  • Zito Tive Bm dia ou boa nte, e assim meus nao acham k 22 anos passou muito tempo? Acho k deviams dar dicas d o k pode se fazer. Quanto a historia do amgo Baloi, primeiro devo dizer k nem o sr. Nem sua filha sao culpados e nao e o primeiro caso no mundo nao deve se sentir mal. E por sermos africanos eu o aconselharia procurar gente para ti ajudar ker uma igreja, curandeiros pk esses podem aranjar uma maneira d lhe fazer chegar la para reconciliacao ou podia mobilizar alguns familiares para tentar conversar com a outra parte( familia da sua Esposa) pk a sua filha merece, ora vejams eles apenas a culparam sera k dpois do falecimento fizeram autopcia? Procuraram alguma igreja ou curandeiros para apurar a realidade? Epa forca n deixe k a sua filha sinta se culpada pela morte da Mae, joga duro mesmo k tenha k perder a vida sera por justa causa tens k emfrentar a familia da sua esposa sua filha vai entendr e ja e grande para tal. Forca e muita boa sorteSee Translation
  • Carla Chemane Bom dia! Infelizmente nos dias de hje ainda existem pessoas k vivem com espírito de pobreza e mentalidade de escravos, como eh o caso da família da sua esposa. O sr deve dar gracas a Deus, por ele ter lhe tirado a esposa e dado uma filha, e nada nesta vida acontece por acaso, portanto, eu penso k ela mais do k ninguem deve ser o seu centro das atenções e o resto veja apenas como degraus k irao ajudar te a subir na vida! Entendo o seu sentimento de culpa mas Deus eh kem da e tira a vida. O meu conselho eh k o sr ame a kem lhe ama, respeite a kem lhe respeita e deia valor a kem merece nao a kem so lhe humilha.
    A sua filha ja eh uma mulher e ta na idade de definir a sua vida, se perderem tempo a procura de culpados irao deixar passar as oportunidades da vida!
    Qto a família da sua esposa, penso k se nao entendeu em 22 anos nao sera agora k o sr fará o milagre.
    O tempo eh a mae das nossas dores!
    See Translation
  • Frederico Madabula Se o amigo não tinha feito o lobolo, podiam se entender, mas sempre que acontece uma situação dessas a família da mulher tem tido esse tipo de comportamentos.
    Se o amigo tiver feito todos os deveres tradicionais, não tinham o direito de levar o corpo da sua esposa e realizar o funeral sem a tua presença. Caso tenha cumprido não tem nada que se preocupar, caso não têm que cumprir com as exigências tradicionais, lobolo. Um dialogo entre as famílias vai resolver esse problema.
    Depois de 22 anos a família da falecida esposa devia mostrar mais abertura e em memória da filha ajudar para a felicidade da neta. muita força amigo
    See Translation
  • Mario Sidonio Sidonio Baloi esta historia ta mal contada ou alguma coisa anda omissa, em vida se a relacao k tinha com familia da esposa era de salutar, entao seriam loucos. todos virarem se contra si. enquanto havia boa convivencia, 22 anos sao mtos para nao passar uma magoa e a maior é em relacao a sua filha k nao tem carinho dos avos maternos k é uma delicia. Se nao teme nada enfrente de uma vez por toda essa gente sem receio. caso contrario tente redemir se do erro k eles acham k voce cometeu de modo a aliviar o sofrimento da alma da sua mulher afim d ela aceitar sua felicidade evitando k esses males sejam heridetariosSee Translation
  • Luis Egas Rui Bm dia lamentar pelo k acontecer e o drama k a familia ta te fazer passar. Mas tenha fé meu irmao e d referir que deus esteja kntigo pork precisas bastante. Ate k o irmao é uniko km mentalidad por ixo ele te entende.See Translation
  • Jeremias Dirizane Eu axo a familia da tua espoza agiu mal.pos isso è um acudente que pode acontecer com qualquer um.mano ñ sente culpado nunca o dever k tens è cuidar da tua filha.parto è uma coisa complicada ninguem s sabe.se eles ker t matar pecado e deles...See Translation
  • Carlitos Estevão Jange O que eu vejo,é d k o casamento do sr Baloi,não foi legal. É a razão k os pais da xposa não xtão se entender. Se calhar os pais da xposa nao queriam k o sr Baloi casasse com a filha. So pelos actos k ele praticou resultou na entrega da mulher.Ex a razão.See Translation
  • Assane Alberto Alberto Hatxenque Mas a familia podia chegar ate data hoje enquanto nao se entendem ate com a crianca?Eu sei que se o homem nao lobolar se nascer filho fica com a familia da mulher?Eu nao concordo que o casamento nao era legal.É complicidade da familia.See Translation
  • Jose Pedro Pagula Meu mano é triste o q tem acontecid nas nossas familias mas mano força e coragem td vai se resolver ok tenha fè em ti e em Deus o nosso Senhor.See Translation

2 comentários:

Anónimo disse...

Hey! I'm at work surfing around your blog from my new apple iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Keep up the excellent work!

Take a look at my web site; launch box

Anónimo disse...

Heya are using Wordpress for your blog platform? I'm new to the blog world but I'm trying to
get started and create my own. Do you need any
coding knowledge to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!


my website ... gold ira