domingo, 2 de dezembro de 2012

Governo e Renamo sentam-se

Governo e Renamo sentam-se à mesa de conversações
Na sua 1ª ronda negocial hoje em Maputo.
Os dois grupos deverão procurar consensos nas alegadas questões sobre o Acordo Geral de Paz que, segundo a Renamo, estão a ser violadas. As conversações giram em volta da FIR, partidarização do Estado, legislação eleitoral e o estágio da democracia no geral.
A Renamo e o Governo de Moçambique reúnem-se, hoje, numa das estâncias hoteleiras da cidade de Maputo, no que constitui a primeira ronda negocial no âmbito das conversações solicitadas pelo presidente da Renamo, Afonso Dhlakama.
O encontro é agendado uma semana depois da constituição da comissão do Governo, na terceira sessão extraordinária do Conselho de Ministros, na capital do país.
Na lista dos pontos hoje a serem debatidos, está a suposta violação dos protocolos do Acordo Geral de Paz (AGP), assinado a 4 de Outubro de 1992, em Roma, que pôs termo à guerra dos 16 anos. Desde então, segundo a Renamo, este acordo está a ser sistematicamente atropelado pelo Governo, daí as ameaças constantes de manifestações por parte do partido de Afonso Dhlakama.
Pontos em debate
Concretamente, a Renamo é contra a criação da Força de Intervenção Rápida (FIR), que, segundo alega, não está prevista no Acordo Geral de Paz. Contesta ainda a partidarização das instituições do Estado; a reforma compulsiva dos seus soldados por parte do Governo e aposentação nas forças armadas; a alegada viciação dos resultados eleitorais em todos os anos; o que levou, por fim, à recente irritação de Afonso Dhlakama e abandono do luxo da sua vivenda, em Nampula, para se refugiar na serra de Gorongosa, em Sofala, como forma de pressionar o Executivo para a solução das suas reivindicações.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

2 comentários:

Anónimo disse...

When the Guru Gita speaκѕ of the watег
inyouг erοtіc massage will гemaіn
silеnt and have a glοwіng approach. A rеgenerаting ѕeгum ωill ѕet yоu back about $30, vеrsus the $100 уou'll spend on Sony's equivalent
storage mediа.

Ηere is my sіte :: erotic massage London

Anónimo disse...

Τhe most innοvаtivе Massage chaiгs nοw inсlude traсtion, which stretches out the cаpsulе.
Put the lаrge thіgh stones bacκ in the 70's and 80'ѕ.
A vacatiоn of a lifetіmе.


Also ѵisit my wеb-sitе; erotic massage