terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Futebol e corrupção: Voz da Rússia

4.12.2012, 14:32, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Futebol corrupção esporte rating Itália
EPA

A agência italiana Sportradar publicou um rating dos funcionários de futebol mais corruptos. Vários peritos já se apressaram a contestar a justiça desta lista e dos critérios de sua composição. O único que defende sua reputação é o fato de os italianos terem colocado a si próprios na segunda posição da lista.

Em seus cálculos, a Sportradar tentou obter a máxima objetividade. Para que o quadro fosse completo, a agência levou em consideração os indicadores de três temporadas e não de uma, analisou dados de 400 empresas de apostas, comparando prognósticos de partidas com seus resultados finais e tirando independentemente as conclusões. Peritos não excluem que especialistas italianos poderiam perder ou adicionar algumas partidas previamente pagas. Aliás, o descobrimento de um escândalo de resultados manipulados para dirigentes de ligas de futebol é mais uma sorte do que o resultado de um trabalho sistemático.
A Albânia é anti-herói absoluto do rating com 97 encontros combinados. Na lista figuram também a Grécia, Estónia, Macedônia, Bulgária, Moldávia, Lituânia e Letónia. A Rússia ocupa o sexto lugar e a Itália - o segundo. Há muitos anos que a Série A italiana tenta resolver os mesmos problemas. Este verão, por exemplo, alguns jogadores da seleção nacional não viajaram para o Campeonato de Futebol da Europa, porque foram suspeitos de participar em partidas com resultados manipulados, fez lembrar o comentarista esportivo, Grigori Tvaltvadze:
"Esta é o país com o futebol mais corrupto, abalado durante dezenas de anos por diferentes escândalos. Mas, diferentemente de muitos outros, os italianos provavam o caráter corrupto de vários jogos. Agora, talvez, eles tenham o direito de compor tais ratings".
Mais uma surpresa do rating publicado é o número mínimo de encontros combinados nos campeonatos populares do Velho Mundo. O futebol no Reino Unido, na Espanha, na Alemanha e em Portugal já não é simplesmente um esporte, mas um grande negócio. É difícil admitir que ninguém tente tirar lucros deste jogo. Possivelmente, estes países já aprenderam simplesmente a abafar tais escândalos.
Destaque-se que a ocupação de altas posições no rating escandaloso não influi seriamente no destino de campeonatos de futebol. Apesar do prestígio da Sportradar como agência que luta energicamente contra a corrupção, esta é apenas uma opinião particular. Não se exclui que com a sua ajuda os italianos tentem exercer uma pressão sobre seu próprio campeonato. A direção da Série A já marcou várias reformas para restituir sua popularidade: redução do número de equipes participantes, reforço do sistema de guarda, alteração do sistema de academias de futebol. Mas, para aplicá-las, é necessário provar que a atual situação seja ruim.

Sem comentários: