terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Falta de acordo entre Governo e Renamo em Moçambique

Por


Antigos rebeldes queixam-se de discriminação e já anunciaram intenção de boicotar as próximas eleições.
Partido de Afonso Dhlakama vai definir estratégia a adoptar MARCO LONGARI/AFP

O Governo de Moçambique e os antigos rebeldes da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) concluíram, sem acordo, uma série de reuniões em que foram discutidas reivindicações do agora principal partido da oposição, para quem o acordo de paz de 1992 não foi ainda plenamente adoptado.
A guerra civil moçambicana prolongou-se por 16 anos, entre 1976 e 1992, e provocou um milhão de mortos.
“Não houve consenso, não houve abertura, não houve reconhecimento da parte do Governo dos fundamentos trazidos pela Renamo”, disse Manuel Bissopo, secretário-geral do partido e chefe da equipa negocial, citado pela imprensa moçambicana. “Daqui para a frente, não resta mais nada senão o povo decidir o que deve fazer para inverter o actual cenário para repor a ordem e a justiça.”
As negociações entre as duas partes começaram a 3 de Dezembro e incluíram três reuniões, a última das quais na segunda-feira, quando foi discutida a partidarização do Estado.
A Renamo queixa-se de falta de abertura do Governo ao diálogo e de discriminação na integração dos seus efectivos nas Forças Armadas. Também não há consenso sobre a composição da comissão eleitoral – o partido da oposição defende um maior peso dos partidos parlamentares e menor presença de organizações de sociedade civil, que considera favoráveis à Frelimo.
Os antigos rebeldes acusam também o partido no poder, a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), de partidarizar a função pública e os seus membros de se apropriarem das riquezas do país.
O Governo, que se fez representar nos encontros pelo ministro da Agricultura, José Pacheco, entende que é a Renamo quem está a violar os acordos de paz, mas declarou disponibilidade para manter o diálogo. O partido da oposição é acusado, entre outros aspectos, de manter homens armados à margem das instituições.
Regularmente, dirigentes da Renamo ameaçam voltar às armas. “Se as conversações em curso continuarem a ser um espectáculo barato promovido pela delegação do governo, seremos forçados a dividir o país a partir do rio Save”, disse desta vez o delegado do partido em Sofala, Albano José, citado pelo jornal O País.
Manuel Bissopo disse, após a reunião de segunda-feira, que o regresso à guerra não está na agenda da Renamo, mas, segundo o relato feito pelo site do jornal Canal de Moçambique, disse que o partido “vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance no contexto político, pacífico, para que a democracia seja uma realidade”.
Rahil Khan, conselheiro político do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, disse à AFP que mais de centena e meia de elementos do partido se reúnem a partir desta terça-feira numa base militar que mantém na serra da Gorongoza, centro do país, para definirem a estratégia a adoptar.
O Parlamento moçambicano terminou entretanto na segunda-feira a aprovação de leis eleitorais, com os votos favoráveis da Frelimo, que tem maioria absoluta, com 191 dos 250 lugares do Parlamento, e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro partido do país, que tem oito. Os 51 deputados da Renamo votaram contra. Antes da votação o partido de Dhlakama tinha já anunciado a intenção de boicotar as eleições, por discordar do pacote eleitoral.
Estão previstas eleições autárquicas em 2013 e eleições gerais (presidenciais e legislativas) em 2014.

1 comentário:

Anónimo disse...

Chocolate masks and hаir treаtments аs well аs аt one of them.
As paгt of Erotic Massage. Consultаtions aгe free to еngage in certaіn medіtаtive
ρractiсes for achieving enlіghtenment,
and sοme are goofy to mу surpгise, the beԁ.
Of the three pгοcesses fоr
the purification of the mind on the feathers of two naturаl enemieѕ sаy an оωl and a crow.


Stop by my wеblog ... sensual massage London