sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Exército do Sudão do Sul reconhece ter abatido por engano helicóptero da ONU

 

(AP/Arquivo)
 

O exército do Sudão do Sul abateu hoje um helicóptero da ONU por engano ao confundi-lo com um aparelho inimigo, provocando a morte dos quatro membros da tripulação, reconheceu um porta-voz militar à agência noticiosa AFP.

"Infelizmente, uma unidade de artilharia disparou sobre o engenho pensando tratar-se de um aparelho inimigo, porque não existia uma informação prévia da ONU sobre a sua presença na área", referiu o porta-voz militar Philip Aguer.
"Soubemos que a ONU tinha enviado um aparelho 15 minutos após ser abatido", disse ainda.
Antes, um porta-voz da da missão da ONU no Sudão do Sul (Minuss) em Juba tinha confirmado a queda de um aparelho no leste do país, e que provocou a morte dos quatro membros da tripulação.
"Um helicóptero da missão da ONU no Sudão do Sul despenhou-se hoje perto da localidade de Likuangole, no estado oriental de Jonglei. A tragédia custou a vida aos quatro membros da tripulação", declarou Liam McDowall, citado pela agência noticiosa AFP.
"O helicóptero não transportava passageiros. Está em curso um inquérito para determinar as circunstâncias da queda", acrescentou na ocasião.
O vice-ministro da Defesa sul-sudanês, Majak D'Agoot, indicou por sua vez que os quatro membros da tripulação "eram todos de nacionalidade russa".
"O helicóptero da Minuss despenhou-se às 10:00 locais (07:00, hora de Lisboa) entre a nossa base de Likuangole e uma zona controlada pelo chefe rebelde David Yau Yau, e conhecida por Nyarkech", precisou pouco após o acidente.
Lusa

Sem comentários: