sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ex-diretor da RTP Nuno Santos suspenso e alvo de processo disciplinar

(em atualização) O ex-diretor de informação da RTP Nuno Santos anunciou, esta sexta-feira, que está a aguardar processo disciplinar para despedimento.

foto Arquivo/Glogal Imagens
Ex-diretor da RTP Nuno Santos suspenso e alvo de processo disciplinar
Nuno Santos
"Acabo de receber do Conselho de Administração da RTP a notícia de que estou suspenso preventivamente e a aguardar processo disciplinar para despedimento. Estou pois impedido, sem razão, de trabalhar! Durante os dias que antecederam a minha ida à Comissão de Ética da Assembleia da República fui recebendo indicações de que era politicamente imperioso mover-me o processo que agora surge", escreveu Nuno Santos no mural do Facebook.
Recorde-se que na quarta-feira, Nuno Santos disse ter sido vítima de um "saneamento político" no caso das imagens não editadas e não emitidas da manifestação de 14 de novembro visionadas pela PSP.
"Esta dimensão política deste acontecimento não occorre numa fase qualquer. Ocorre num momento muito delicado da RTP, ocorre numa fase de privatização da RTP, que será levada a Conselho de Ministros até ao final do ano", disse então Nuno Santos na comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e Comunicação, no âmbito de um requerimento do Bloco de Esquerda, sobre o caso do visionamento das imagens.
Nuno Santos sublinhou ainda estar a falar no "primeiro momento que, em rigor, [tinha] a oportunidade para explicar o que aconteceu" no caso para dizer que "a dimensão política [em torno deste caso] não pode ser ignorada". "O que nós temos aqui é um caso de saneamento político", sublinhou.
Nuno Santos tem garantido que não autorizou o "visionamento de brutos" e que foi ele que impediu a saída de DVD com imagens gravadas para fora da empresa.
Já o presidente da RTP Alberto da Ponte afirmou, na terça-feira, que ficou concluído "de forma inequívoca" que o ex-diretor de Informação Nuno Santos sabia do visionamento das imagens dos incidentes de 14 de novembro e que seguiu todo o processo.

Sem comentários: