sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Entrevista a um jornalista imaginário



Ele: Bom dia, Edgar!

Eu: Bom dia.
...

Ele: Olha, tem circulado por aí, há já algum tempo, opinioes de gente bem identificada dizendo que o Edgar Barroso é um "psicopata a procura de consideração social"... Uma pessoa socialmente inexistente que tem tentado, a todo o custo, aparecer e ser visível. Um cidadão sedento de atenção, afectivamente carente e que tenta projectar-se através de técnicas e tácticas diversas de auto-vitimização. Que tenta invariavelmente pintar-se de desgraçado, injustiçado e marginalizado. Um indivíduo que usa imagens e mensagens de pobreza e miséria para atrair os olhos dos outros para si mesmo. O que tem a dizer sobre isso?

Eu: Psicopata social?

Ele: Sim.

Eu: Essas pessoas têm diplomas em Psicologia Clínica?

Ele: Heheheheh... Creio que não.

Eu: Então por que cargas de água deveria eu dar-lhes credibilidade?!

Ele: Bom... Eles baseam a sua opinião nos posts que o Edgar tem feito no Facebook.

Eu: O que é que quer dizer Facebook?

Ele: É uma plataforma virtual de comunicação social...

Edgar: Onde qualquer um pode dizer e mostrar o que lhe apetece... O que vive, vê ou pensa. Facebook é o mesmo que um diário. A diferença é que um diário é um livrinho para consumo privado e o Facebook é para consumo social. Mas e depois? Qual é o problema se eu só exponho os meus dilemas pessoais e as tribulaçoes sociais do ambiente degradado em que vivo?

Ele: Eles dizem que tens feito nada mais e nada menos do que um aproveitamento pessoal das desgraças dos outros?

Eu: Ah é? E o que é que eles têm feito com ou no Facebook? Expôr imagens e mensagens de bem-estar, ostentação e segurança material... Eu os condeno ou censuro por isso?

Ele: Eles dizem que tudo o que conseguiram foi com esforço pessoal, dedicação e muito trabalho.

Eu: E quem é que não trabalha aqui, eu?

Ele: Se calhar, para deixares de reclamar tens de trabalhar mais do que já tens feito...

Eu: Eles reclamavam quando estavam na minha situação?

Ele: Ao menos tu te podes inspirar no que eles já são...

Eu: Eu é que te disse que quero ser como eles?

Ele: Hehehheheheheheh...

Eu: Qual é a cena?

Ele: Eles também dizem que você passa quase toda a tua vida no Facebook?

Eu: E eles passam quase toda a vida deles a ver que eu estou no Facebook...

Ele: Hehehehehheheheheh...

Eu: É o quê?

Ele: Pode ser que fiquem com a percepção de que você reclama mais do que trabalha...

Eu: Eles já foram ver onde, como e em quê é que eu trabalho?

Ele: Hehehheheh... E têm dito que o Edgar expoe demais a sua vida privada, no Facebook.

Eu: Para quê é que a deveria esconder?

Ele: Mas poderias ser um pouco mais discreto...

Eu: Da mesma forma que eles poderiam ser um pouco mais indiferentes à minha vida, não achas?

Ele: ...
See more
See translation
Like · · · 4 hours ago via Mobile ·

Sem comentários: