terça-feira, 11 de dezembro de 2012

DISCRIMINAÇÃO A OLHOS NUS NAS FADM

Renamo Resistência Nacional Moçambicana shared a link.


É crível que o Ministério da defesa de um país trabalhe buscando a destruição da única instituição que simboliza a unidade de um povo? É aceitável que um ministério da defesa de um país adopte medidas que...
nem ao mais desavisado dos observadores pareça positiva?
Estamos nos referindo ao absurdo da purga da maioria dos efectivos oriundos do lado da Renamo nas FADM. Aliás, o facto já vem sendo denunciado há muito tempo e nada se move, como se costuma dizer na gíria “nem água vai, nem água vem”.
Nos últimos tempos, o Ministério da defesa nacional tem dado mostras de completo despreparo na condução e orientação dos rumos da reconciliação nacional. E isso nos lembra períodos políticos obscuros, em que o nosso país sob orientação dos democratas “populares”, que de democratas nada tinham e nem se quer respeitavam o tal povo que governam, e principalmente, impuseram com mãos de ferro medidas esdrúxulas nos sistemas de defesa e segurança nacional, onde só o membro do partido no poder podia ascender à chefia e consequentemente, banindo todos os que ousassem questionar.
Este esmagamento dos que pensam contrário ao poder, visa desde sempre conduzir e manter os militares, e, por consequência, o povo, na prisão mental da ignorância. E é através desse controlo do exército e do cidadão, que eles fazem uma verdadeira lavagem mental na mente dos jovens. A ignorância é altamente conveniente aos governantes que nada querem mudar no nosso país, pois, ninguém tem dúvida de que está bom demais para todos eles. Para quê mudar?!E assim, perpetua-se o círculo vicioso, onde aprendemos a dizer, hipocritamente, que não temos preconceitos contra os que vêm das fileiras da Renamo, mas “manter e promover os guerrilheiros, jamais!”. Lá vão eles fingindo que não têm preconceitos contra o pessoal da Renamo, mas no fundo, lá murmuram eles rangendo os dentes: “desde que fiquem bem longe!”.
Recentemente, a 13 de Novembro, houve patenteamento de novos quadros no Comando do Exército Sede, onde 20 oficiais foram promovidos, entre estes, 12 subalternos e 8 superiores. O mesmo aconteceu no departamento da logística Sede, com a promoção de 52 oficiais, entre eles 2 Coronéis, 22 tenentes-coronéis, 3 Majores, 10 Capitães e 15 Tenentes. Acto contínuo, no Estado Maior General do Exército Sede, 15 oficiais patenteados entre eles 5 oficiais Superiores e 10 oficiais Subalternos. Acontecendo o mesmo na Força Aérea Sede, onde foram confirmados 15 oficiais, entre os quais 8 oficiais Superiores e 7 oficiais Subalternos e por fim a Marinha de Guerra Sede, igualmente procedeu à elevação de posição a 20 oficiais, designadamente 10 Superiores e 10 Subalternos.
Engraçado de toda situação é que num exército unificado, nem um da parte da Renamo foi promovido. E é garantido que não é por incapacidade académica pois desde que foi constituído o novo exército, muitos antigos guerrilheiros, esforçaram-se nos estudos fazendo os níveis de ensino, até à licenciatura.
Chega de hipocrisia, meu povo. Fiquemos sim, sem vergonha alguma, a serviço daqueles que realmente precisam; daqueles que, eternamente, não tiveram voz nem vez neste país. Quem são eles? Todos aqueles que sofrem algum tipo de exclusão neste país. Os excluídos deverão levantar sua voz!

Extraído em:
http://renamo.org.mz/documentos/aperdiz/PEDRIZ8.pdf
See more
See translation
http://renamo.org.mz/documentos/aperdiz/PEDRIZ8.pdf
renamo.org.mz
 

Sem comentários: