terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Diálogo Governo e Renamo: Processos eleitorais geram impasse

 

Ouvir com webReader
Gov%20rena_10.12.2012O GOVERNO e a Renamo não chegaram ontem a entendimento sobre os processos eleitorais no país, no final da segunda ronda negocial havida num dos estabelecimentos hoteleiros da capital do país. Trata-se dum dos pontos que constam do rol das questões colocadas à mesa do diálogo pelo principal partido da oposição, na sequência do pedido de audiência solicitada ao Executivo.
Maputo, Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2012:: Notícias
Falando à imprensa no final da ronda, o chefe da comissão governamental, o ministro da Agricultura, José Pacheco, disse que a Renamo coloca como questão a paridade na composição e formas de designação dos membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Segundo afirmou, o principal partido da oposição propõe que o órgão eleitoral seja composto por 17 membros, sendo sete indicados pela Frelimo, sete provenientes duma suposta coligação Renamo-MDM e três oriundos da sociedade civil.
Pronunciando-se sobre a proposta, José Pacheco reiterou que o Governo vai cumprir a decisão que for tomada pela Assembleia da República relativamente ao processo em curso de revisão do pacote eleitoral. Disse ter recomendado para que a Renamo submeta ao Parlamento, através da sua bancada, as suas ideias sobre a matéria.
Entretanto, comentando sobre a ameaça feita pelo chefe da comissão negocial da Renamo e secretário-geral deste partido, Manuel Bissopo, segundo a qual caso o Governo não acolha a proposta de paridade na composição e formas de designação de membros da CNE, não participará das próximas eleições e muito menos permitirá que o povo moçambicano exerça o seu direito de voto, José Pacheco afirmou que se o principal partido da oposição não tomar parte da discussão do pacote eleitoral na Assembleia da República é assunto que deverá ser tratado no âmbito do Regimento do órgão legislativo.
Impedir que os moçambicanos exerçam o seu direito de cidadania nas próximas eleições, segundo afirmou, é contra os princípios de democracia e o Governo tomará as necessárias medidas preventivas para salvaguardar que esse direito não seja violado.
Lembrou que em todos os processos eleitorais já ocorridos no país, a Renamo sempre usou um discurso de ameaça.
O chefe da comissão negocial da Renamo disse não reconhecer legitimidade da Assembleia da República na discussão e aprovação do pacote eleitoral, alegadamente porque é composta por uma maioria eleita por processos fraudulentos. Manuel Bissopo acusou o Governo de ser insensível às suas preocupações, afirmando que a segunda ronda negocial não teve nenhum avanço palpável.
Assim, segundo Manuel Bissopo, a Renamo vai voltar ao seu quartel-general para “reformular as regras democráticas” com vista a impor um Governo de transição. Sobre este assunto, José Pacheco afirmou que cabe à própria Renamo esclarecer como é que pretende levar a cabo esta sua intenção, tendo em conta o quadro legal do país.
Reiterou que o Governo está seriamente empenhado no diálogo permanente com todos os partidos políticos e com toda a sociedade civil.
As partes acordaram, entretanto, que a próxima ronda negocial deverá ter lugar na segunda-feira, dia 17 do mês em curso, com a discussão da questão sobre a partidarizaçao da Administração Pública.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sunѕet my fatheг hаѕ ԁiеd life іs
ԁifferent foг eνеrybοԁу аnd should be ԁone
two to thrее tіmes each yеаr, and
сοntіnued steady growth iѕ expected.
In 2006 аnd hаs been nаmеԁ
onе οf the геsoгt's Aman erotic massage, the scene of one of the most popular realities were Copenhagen Interpretation 42% and Many-Worlds Interpretation 18%.

my webpage erotic massage london