sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Congressistas do MDM “desalojados” de hotéis na Beira

 
Beira (Canalmoz) – O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) está a realizar o seu I Congresso na Beira com a participação de cerca de novecentos (900) delegados de todas as províncias e com um elevado grau de organização que está a surpreender e a suscitar grande impacto político e social.
Mas, paralelamente estão a ocorrer episódios muito estranhos que levam os congressistas a comentar que o partido Frelimo está com ciúmes e a sabotar a sua reunião magna. Para tal concorre o facto de delegados terem sido ontem mandados sair do Hotel Residencial Infante para em seu lugar entrar uma delegação do governo.
Na quarta-feira, primeiro dia do Congresso os delegados tiveram sujeitos a cortes frequentes no fornecimento de energia eléctrica pela Electricidade de Moçambique (EDM). De 15 em 15, 20 em 20 minutos havia cortes de 15 a 20 minutos, prejudicando a transmissão em directo pelas rádios e televisões e o próprio funcionamento do órgão do MDM.
Ontem surgiram problemas com a hospedagem dos seus delegados em algumas estâncias hoteleiras.
De acordo com dados em nosso poder, membros do MDM que integram as delegações das províncias de Inhambane e Cabo Delegado, que estavam hospedados num dos hotéis mais antigos da Beira, o “Infante”, acabaram por ser mesmo desalojados dos seus quartos alegadamente para dar espaço à hospedagem de uma delegação do Governo que está a trabalhar em Sofala.
O chefe da organização do congresso, Danilo Jossias, afirma que perto de cem delegados das províncias mencionadas foram retirados por alegada chegada de uma delegação governamental. Ele afirma que a gerência do hotel receia represália pelo partido no poder.
De notar que o Hotel-Residencial Infante é propriedade de membros do partido Frelimo.
Os desalojados do “Infante” passaram a estar hospedados no Hotel Cleópatra.
“É um dado adquirido que o clima de medo nas instituições hoteleiras na Beira é o “Calcanhar de Aquiles” na logística do MDM”, observou Danilo Jossias.
A situação vem já desde quando o MDM iniciou contactos no sentido de organizar o evento, refere a fonte do MDM. Logo à partida, diz, começamo-nos a aperceber que os empresários estavam com receio de aceitar reservas de locais de hospedagem, salas de conferência e até de fornecer alimentação aos congressistas.
A igreja católica da Beira acabou por disponibilizar cerca de sete centros missionários para albergar convidados e membros do partido ao congresso. Ainda uns dias antes da realização do congresso uma equipe da polícia, mais propriamente da Força de Intervenção Rápida (FIR) foi destacada para o local onde se está a realizar o congresso, para tentar impedir a empresa que estava encarregue da contratação e decoração dos espaços, de efectuar o seu trabalho, lembrou a propósito este porta-voz do congresso do MDM, Danilo Jossias.
Para o aluguer do Pavilhão dos Desportos, onde decorre o evento, o MDM diz que contratou uma empresa vocacionada a prestar serviços e decorações de eventos, denominada NILZA Decorações, acabando por aparecer o partido como cliente desta empresa, sendo a NILZA Decorações e Eventos a cliente directa da Direcção Provincial da Juventude e Desportos de Sofala (DPJDS), organismo do Estado que faz a gestão do Pavilhão que é património público. Anteriormente o MDM tentara directamente mas não conseguira alugar o espaço.
Ao aperceber-se de que a Nilza alugara o espaço para o MDM, a gestão do espaço ainda tentou romper o compromisso com a Nilza-Decorações e Eventos, alegando que teria havido um equivoco e que o espaço já estava comprometido para um torneio inter-provincial de Futsal (futebol de salão). A Nilza acabou por conseguir ultrapassar a situação e só assim o Pavilhão de Desportos da Beira está a albergar o I Congresso do MDM.
A EDM viria a justificar os cortes de energia ao Pavilhão no primeiro dia do congresso, anunciando ter havido na província de Manica o derrube de um posto de energia, na linha de Chibata, por “meliantes” que “desaparafusaram e roubaram cantoneiras”.
Segundo a EDM a falta de energia afectou as províncias de Manica (Chimoio) e Sofala (Beira).
O fornecimento de energia a estas duas províncias e suas respectivas capitais há muitos meses que deixara de ser um problema com cortes sistemáticos dado o facto de ter havido por parte da EDM uma intervenção técnica de vulto em todo o sistema. Estes problemas voltaram esta semana e coincidiram com o dia da inauguração do Congresso do MDM um dos três partidos com representação na Assembleia da República. (José Jeco e Luciano da Conceição, na Beira)

Sem comentários: