sábado, 22 de dezembro de 2012

Católicos na Rússia comemoram o Natal durante mais tempo: Voz da Rússia

20.12.2012, 18:42, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
catolicismo
 

© SXC.hu

Aproxima-se o Natal. Quais são suas tradições entre os seguidores do catolicismo que vivem na Rússia? O padre Kirill, diretor do serviço de informação da paróquia da Mãe de Deus em Moscou, contou à Voz da Rússia.

"Os russos habitualmente chamam o 25 de dezembro de “Natal católico”. Mas isto não é totalmente correto. A maioria dos ortodoxos locais também comemora o nascimento do Salvador nesse dia. Mas muitos católicos e protestantes de rito oriental, ao contrário, irão comemorá-lo segundo o calendário Juliano, isto é, depois do Ano Novo, dia 7 de janeiro. Mas, de uma forma ou de outra, a festa é a mesma para todos os cristãos. Para quem tem fé, nesse dia o principal é não o banquete, nem os presentes, mas o ofício religioso. Esperamos que cerca de 5 mil paroquianos tomarão parte nas missas natalinas em nossa catedral da Conceição Imaculada da Santíssima Virgem Maria, na rua Malaia Gruzinskaia, a mais bonita construção gótica em Moscou.”
Parte considerável dos católicos moscovitas é oriunda de países de tradição católica. Eles representam diferentes comunidades: polonesa, de expressão espanhola, inglesa, francesa. Na capital há uma dúzia de comunidades católicas e, no total, são 250 na Rússia. Entre os paroquianos da catedral em Moscou há muitos funcionários de missões diplomáticas.
Segundo a tradição dos últimos anos, antes da primeira missa, o templo mergulha na escuridão e depois, gradualmente, acende-se a luz. Diante do altar são colocadas lamparinas com a chama de Belém, trazida por escuteiros, que caminham com as lamparinas em procissão solene. Depois da missa, o sacerdote benze o presépio com a Virgem Maria e São José, tradicionalmente feito no pátio da catedral, e coloca a figura no menino Jesus.
Mais tarde começa a missa em polonês. Às 23:00, a missa em russo é rezada pelo arcebispo Paolo Pezzi. No Natal em Moscou oficiam em armênio, inglês, espanhol, italiano, polonês, coreano, filipino, vietnamita e outros idiomas.
No Natal, as crianças paroquianas vão de casa em casa pedindo doces, ou presentinhos. Preparam ceias festivas, cujo cardápio é muito variado entre os católicos na Rússia, como conta o padre Kirill:
“Cada comunidade tem suas tradições de iguarias de Natal, suas canções e rituais. Eu, como russo, não coloco na mesa, por exemplo, como faz o polonês, mingau de aveia, borsh vermelho ou carpa frita. Em geral nesta noite a comida não tem grande significado para mim. Posso comer, junto com os coreanos, camarão frito, ou saborear fígado de ganso com os franceses, ou talvez sanduíches com os anglo-saxões. Mas o importante é que todos nós vamos rezar juntos e depois cumprimentar os parentes e amigos, dar presentes e iremos ao Festival Natalino de música clássica”.
Os concertos têm características nacionais. Já se realizou o festival “Natal” francês, espanhol e alemão em Moscou, com a participação dos melhores intérpretes mundiais de música clássica. Neste ano haverá o “Natal Italiano”. Será apresentada aos moscovitas composição musical baseada na “Canção de Natal” de Charles Dickens, com música de Gabriele Ciampi. O maestro Ciampi virá especialmente de Roma para reger a Orquestra de Câmara Moscovita.
Segundo a tradição no Natal aos templos católicos russos vão fiéis de todas as confissões e simplesmente interessados em ouvir os famosos cânticos, oratórios, ver apresentações teatrais. O natal católico passa suavemente para o Natal ortodoxo.
“Na Rússia temos sorte – diz o padre Kirill – Nós aqui comemoramos duas vezes a chegada do Salvador ao mundo.”
 
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------««««««««««««««FESTAS FELIZES»»»»»»»»»»»»»»

Sem comentários: