terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Canalmoz) – Edição de 19 de Dezembro de 2012

 
Mais um estudo diz que mega-projectos estão a beneficiar a elite da Frelimo
Maputo (Canalmoz) – Enquanto o chefe de Estado está empenhado em dar nomes aos que criticam o modelo de (não) distribuição da riqueza nacional, mais um estudo vem provar que a riqueza nacional, principalmente a gerada pelos mega-projectos, não está a beneficiar a população moçambicana. O estudo prova ainda o equívoco do discurso oficial.
Queixas vêm da ROMBOG
Poeiras de mineradoras e pedreiras criam problemas respiratórios à população da vila de Moatize
“Aqui em Moatize, temos vindo a registar o aumento de caso de doenças respiratórias, irritação da pele, queimaduras, dores de tórax. Quando investigamos concluímos que são gazes provocados pelas poeiras de pedreiras e mineradoras que operam a céu-aberto”- José Manuel Dique, coordenador da RAMBOG
Maputo (Canalmoz) – A Rede de Apoio e Monitoria de Boa Governação (RAMBOG), sedeada no distrito de Moatize, província de Tete, denunciou que os processos de extracção de pedra e carvão estão a criar problemas de doenças respiratórias aos residentes da vila de Moatize e seus arredores.
Na cidade de Maputo
Malfeitores roubam 400 mil meticais num armazém
Maputo (Canalmoz) – Indivíduos até aqui não identificados, munidos de duas armas de fogo do tipo pistola, ameaçaram trabalhadores de um estabelecimento comercial na Avenida de Moçambique, bairro de Bagamoyo, arredores da cidade de Maputo, e roubaram cerca de 400 mil meticais, sendo 13 mil meticais e doze mil dólares. Roubaram igualmente uma viatura de marca KIA.
Em Moçambique
Poluição marítima compromete reprodução de mariscos
A situação acontece também em outros países africanos banhados pelo oceano Índico e em consequência disso tem-se verificado a carência de camarão e peixe, revelou Ana Paula Samu-Gudo, vice-ministra para a Coordenação da Acção Ambiental
Maputo (Canalmoz) - Elevado índice de poluição marítima tem estado a contribuir para a redução acelerada da reprodução de pescado e mariscos no País. O camarão e o peixe são as principais espécies que têm registado uma grande baixa na reprodução no mar devido à poluição marítima.
Do balcão de Namialo, em Nampula
Trabalhador do banco Millennium bim acusado de burlar clientes
Nampula (Canalmoz) – Clientes do banco Millennium bim, balcão de Namialo, distrito de Meconta, província de Nampula, denunciam o desaparecimento de valores nas suas contas bancárias, através de movimentos efectuados pelos trabalhadores.
Governo de Nampula identifica ruínas como património do Estado
Em alguns casos expulsou famílias de baixa renda que viviam em infra-estruturas construídas no interior e/ou nas zonas rurais durante o período colonial
Nampula (Canalmoz) – O Governo da província de Nampula, através da direcção do Plano e Finanças, tem vindo há mais de dois anos a proceder a identificação e etiquetamento do património do Estado um quase por todos os cantos daquela região nortenha.
África do Sul
Zuma reeleito presidente do ANC
2012_12_19_005
Pretória (Canalmoz) - Os delegados à conferência nacional do ANC, a decorrer em Mangaung, elegeram Jacob Zuma para um segundo mandato de cinco anos como presidente do partido dirigente da África do Sul. Zuma arrecadou 2983 votos, contra 991 de Kgalema Motlanthe, actual vice-presidente do ANC.
Empresários da Tailândia querem investir em Moçambique
2012_12_19_001
Represetante da tailândia Nalinee , Ministro dos transporte paulo Zucula e vice
presidente da CTA Prakash na reunião dos empresários da tailândia e moçambique
Maputo (Canalmoz) - Uma delegação da Tailândia, composta por 10 empresários encontra-se em Maputo, em busca de oportunidades de negócios e ainda para expor os seus produtos no mercado moçambicano.
Para multiplicar a duração de chamadas
Vodacom lança “crédito jackpot”
Maputo (Canalmoz) - A Vodacom anunciou o lançamento do “crédito jackpot”, um serviço que vai permitir a multiplicação da duração do tempo de chamadas.

Sem comentários: