quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CanalMoz - Edição de 06 de Dezembro de 2012

     
Moçambique cai no ranking da transparência internacional
Aumenta percepção de corrupção no País
Maputo (Canalmoz) – Mais um relatório internacional a descrever a imagem que caracteriza o “Moçambique real”. O Relatório da Transparência Internacional, divulgado ontem, em simultâneo um pouco por todo o mundo, aponta a queda de Moçambique no ranking dos países mais transparentes do mundo.
Edição de 06 de Dezembro de 2012
“O MDM é sem dúvidas um verdadeiro partido de unidade nacional”
– afirma Daviz Simango, no discurso de abertura do 1º Congresso do “Galo”
“O Estado moçambicano precisa de ser emancipado e a sua população deve estar em pleno gozo dos seus direitos numa identidade reconhecida e valorizada de forma equilibrada” – defendeu Daviz Simango
“O Estado deve estar protegido do fenómeno selvagem de participação das suas instituições no saque do património do povo em nome da clique dos libertadores”.
“Em Moçambique estamos a passar por coisas incríveis, onde a esposa do chefe do Estado, sob olhar impotente do chefe do Estado, usurpa as funções dos titulares das instituições públicas, fazendo transparecer uma ambição doentia. Ou seja, Moçambique precisa de um verdadeiro Estado de direito”, frisou o presidente do MDM
2012_12_06_002
Beira (Canalmoz) – O presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, afirmou ontem, na Beira, que a formação política que dirige, na sua essência, apresenta-se como uma verdadeira prova de unidade nacional do povo Moçambicano.
Edição de 06 de Dezembro de 2012
Segundo a opinião pública
EDM “sabota” reunião magna do MDM
Director da EDM na Beira fala em “avarias técnicas”
Beira (Canalmoz) – A Electricidade de Moçambique – Área Operacional da Beira é acusada de ter sabotado a ordem normal dos trabalhos do 1º Congresso do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que está a decorrer deste ontem na capital provincial de Sofala.
Edição de 06 de Dezembro de 2012
Galp anuncia “novas importantes descobertas na Bacia de Rovuma”
Maputo (Canalmoz) – Um comunicado divulgado no website da Galp Energia, de Portugal, anuncia que “a parceira do consórcio para a exploração da Área 4 na bacia de Rovuma, no offshore de Moçambique”, fez “novas descobertas de gás natural no complexo Mamba, nos poços de avaliação Mamba South 2 e Coral 2, que são respetivamente o sexto e sétimo poço perfurados na Área 4”.
Edição de 06 de Dezembro de 2012
Segundo o Instituto Nacional dos Transportes Terrestres
Acidentes de viação estão a reduzir mas mortes continuam a assustar
Maputo (Canalmoz) - A sinistralidade rodoviária está a conhecer uma ligeira redução no País, quando comparados os dados dos últimos três anos. Mas o número de mortes vítimas de acidentes de viação continua a assustar. Só no ano passado, 1.726 pessoas morreram nas estradas moçambicanas.
Edição de 06 de Dezembro de 2012
Hospital Geral José Macamo
HIV/SIDA é principal causa de internamento de crianças
Maputo (Canalmoz) - A directora clínica do Hospital Geral José Macamo (HGJM), Glória Vicente, revelou à Imprensa que no sector da pediatria foram atendidos só no primeiro semestre deste ano 285 crianças seropositivas e na medicina 601 pacientes adultos, tendo aumentado comparativamente ao ano passado.
Edição de 06 de Dezembro de 2012
Empresa britânica altera planos de exploração carbonífera em Tete
Maputo (Canalmoz) - A empresa de exploração mineira, Beacon Hill Resources, desistiu da meta anteriormente traçada de produzir 4 milhões de toneladas de carvão por ano na concessão que dispõe na Província de Tete.
Edição de 06 de Dezembro de 2012
CDM em Nampula aumenta capacidade de produção
Maputo (Canalmoz) - A unidade fabril da CDM-Cervejas de Moçambique, em Nampula, vai, em breve, aumentar a sua capacidade instalada de produção, passando dos actuais 480 mil hectolitros por ano, para 650 mil hectolitros por ano.
Edição de 06 de Dezembro de 2012
Vodacom patrocina 5ª Conferência de Tecnologias de Informação e Comunicação da AITEC
Maputo (Canalmoz) – A Vodacom Moçambique é a patrocinadora oficial do 5º Congresso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da AITEC 2012, a decorrer nos dias 5 e 6 de Dezembro, em Maputo. O evento coincide com a inauguração do Parque de Ciências e Tecnologia de Maluana.

Sem comentários: